Sábado, 8 de Setembro de 2012

CARTA

Mary Helmreich

 

"Ontem pelas seis da manhã, ainda escuro como breu e com chuva miúda e persistente, entrou na quinta o colaborador que me acompanharia, em jornada de trabalho pelas terras dourienses.

Perante uma Diana atónita e cheia de moleza, que lhe ladrou, preguiçosa, com o seu vozeirão de mastim e tinha atrás de si dois dos filhotes, ainda cambaleantes mas já "reguilóides" e de rosnadelas "pífias" (voz de falsete nos adolescentes humanos), saímos em direcção ao Norte, tendo eu, o que é raro, cedido o volante ao companheiro de viagem.

Cerrei os olhos e enviei-te um primeiro pensamento, imaginando-te quente, "fofa" e em suave abandono ao pesado sono da madrugada.

Rolámos em silêncio umas dezenas de quilómetros. A hora matinal do dia invernoso, sem sol a romper, escuro, frio e chuvoso não nos predispusera ainda às primeiras conversas de circunstância. Pelo rádio íamos ouvindo, distantes, a situação dos acessos a Lisboa e ao Porto e tomámos conhecimento dos dois acidentes graves, que no troço final da A1 dificultavam o trânsito.

Surgiram os MadreDeus, o Rui Reininho, o Fausto (relembrei o "Por este rio acima") numa colectânea de música portuguesa bem escolhida.

Na passagem pelo desvio de acesso a Coimbra-centro, imaginei com muita ternura a minha companheira cúmplice, nos seus verdes anos, numa Academia prestigiada, de uma Coimbra ainda sonolenta no tempo. Caloira, praxes, sobrevivência académica, momentos únicos de convívio e companheirismo, as angústias, mas a esperança inconsciente da imortalidade.

Mealhada, Águeda, Albergaria, Oliveira do Bairro, Carvalhos, antigos pontos de referência de uma viagem que era longa e onde os singelos marcos de estrada apressavam a alegria da chegada, hoje meras placas de sinalização que colocam esses lugares no recôndito da nossa memória...Como eram as igrejas?, e as tais tasquinhas que só nós e mais uma hipotética meia-dúzia de amigos conhecíamos?

O Porto austero esperava por nós. No escritório local o esmero era maior por óbvias e compreensíveis razões. Acertadas as agulhas e delineada a nossa estratégia para as conversações que iríamos manter durante o dia, avançámos...

Durante o dia estiveste presente na ausência. Enquanto no restaurante das velhas caves "Taylor" ouvia distante as vozes monótonas e ridiculamente graves dos interlocutores, o meu olhar inquieto acompanhava o rio, devassava a Ribeira em frente e imaginava-te a meu lado, serena, senhora do tempo, feliz pela  nossa solidão a dois, acompanhando a redescoberta da paisagem, a velha ponte D. Luís, as  aflorações graníticas, cinzentas e duras e sobretudo recordava a experiência recente de quanto é bom mergulhar na doçura dos teus olhos castanhos e com eles brincar ao amor.

No fim do dia, já noite, a chuva continuava, o cansaço era do tamanho do mundo e havia que voltar. O meu lenitivo eras tu... Pensei, imaginei, contigo conversei longos diálogos acerca de tudo e de nada. Numa breve paragem na estação de serviço de Pombal para um simples café, vislumbrei uma figura feminina, o coração quase que me deu um baque, momentaneamente estavas ali...nem pensei no insólito que tal seria...a silhueta...o cabelo castanho...e a figura desapareceu... ilusão visionária que me deixou, por momentos, tenso e expectante.

Em casa, cansado, sem sono, reflecti longamente até às primeiras horas da madrugada. Apoiando a cabeça nas minhas coxas, com as crias aninhadas junto à barriga soltando débeis latidos, a Diana, companheira nas minhas noites mais longas, dormia aconchegada e feliz por ter o dono a seu lado.

Se fosse no tempo em que os animais falavam e compreendiam os humanos, eu contar-lhe-ia as razões da minha insónia e dir-lhe-ia que tinha inveja dela, porque não tinha a dona do meu coração junto de mim...

Porque já é muito tarde e, finalmente, consegui escrever-te, vou ver se hoje consigo dormir...Até amanhã (até logo?)...Um grande beijo e muita saudade."

 

CAFÉ DA MANHÃ

 

publicado por Maria Brojo às 09:29
link | favorito
Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

últ. comentários

Olá. Posso falar consigo sobre a sua tia Irmã Mar...
Olá Tudo bem?Faço votos JS
Vim aqui só pra comentar que o cara da imagem pare...
Olá Teresa: Fico contente com a tua correção "frei...
jotaeme desculpa a correcção, mas o rei freirático...
Lembrai os filhos do FUHRER, QUE NASCIAM NOS COLEG...
Esta narrativa, de contornos reais ou ficionais, t...
Olá!Como vai?Já passaram uns meses... sem saber de...
continuo a espera de voltar a ler-te
decidi ontem voltar a ser blogger, decidi voltar a...

Julho 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

pesquisa

links

arquivos

tags

todas as tags

subscrever feeds