Sexta-feira, 6 de Maio de 2011

DA «FRANCESINHA» A REVOLUÇÃO NACIONAL

Jeanne Illenye, Frank Tonido

 

Ignorava, ouvi e dei razão: a «francesinha» foi eleita uma das dez melhores sanduíches do mundo. A honra foi conferida à genuína «francezinha», dita do Porto, confeccionada sem abastardamentos. Muitas variações servidas por todo o lado não almejam em sabor os calcanhares, assim os tivesse a montanha calórica e de sustento nascida na cidade tripeira.

 

Se o que produzimos é, pela qualidade, reconhecido lá fora, porque nos subordinamos a atafulhar o frigorífico de perecíveis importados? Mais lustrosos, tamanho crescido? Sim e não – também os produtos criados em solo nosso apresentam, na maioria, idêntica aparência. E se as manipulações genéticas, o tempo de conservação refrigerada das frutas, tubérculos e legumes retiraram sabor antigo, resta motivo decisivo para os preferirmos: euros do custo não se esgueiram pela fronteira. E se deles multiplicados por muitos precisamos…

 

Nestes dias de muitas imposições, mais uma viria a propósito: nas mercearias e supermercados, separar o que da estranja entra do produto nacional claramente identificado. Optar pelo nosso é acto de defesa que merecemos. Preços mais elevados uns cêntimos não devem distrair-nos deste acto de cidadania/revolução nacional – continuamos a despender em utilidades discutíveis fracções dos salários emagrecidos. Aumentadas as vendas do nascido sob olhar atento dos agricultores portugueses, esbater-se-iam diferenças de preços.

 

Identificação do que nos pertence, já! Não admito encher bolsos alheios quando os nossos estão vazos.

 

CAFÉ DA MANHÃ

 

 

publicado por Maria Brojo às 09:01
link | Veneno ou Açúcar? | favorito
39 comentários:
De Do Nilo a 7 de Maio de 2011
Obrigado Perseu.
E Teresa depois disto de que serve encanar a perna à ra e comprar nacional.?
Será por ser chic ,bon genre e Bloco de Esquerda (de esquerda?)
desculpe a grosseirice mas veja l.a se atina . O outro é copisiga e a mnina qualquer dia é vira milho...
eo livrito?
De c a 7 de Maio de 2011
vamos pôr mais nomes:

- quem foi o 1º que mandou arrancar vinhas, etc., etc.?

- qual a qualificação adequada para o Perseu?

- qual o melhor epi teto para o cão? será vira-latas ;-))

http://www.youtube.com/watch?v=uG1JchJ0tec
De c a 7 de Maio de 2011
ou cão-cantor ;-))

http://www.youtube.com/watch?v=ZnnRf9p2pNw&NR=1

canta que logo bebes...

http://www.youtube.com/watch?v=pSOBtayB8m8
De c a 7 de Maio de 2011
canta Cavaco: qu'a vida vai milho'ra'...

http://www.youtube.com/watch?v=FxQB1FYLu5k

é di'vaga'...di'vagarinho... (na Coelha)

http://www.youtube.com/watch?v=53UdtVlteYg
De do Nilo a 7 de Maio de 2011
Depois desta cáfila de politiqueiros e acólitos rebentar com este chiqueiro mal frequentado.. comprar português? Comment


Portugal atravessa um dos momentos mais difíceis da sua história que terá que resolver com urgência, sob o perigo de deflagrar crescentes tensões e consequentes convulsões sociais.

Importa em primeiro lugar averiguar as causas. Devem - se sobretudo à má aplicação dos dinheiros emprestados pela CE para o esforço de adesão e adaptação às exigências da união.

Foi o país onde mais a CE investiu "per capita" e o que menos proveito retirou. Não se actualizou, não melhorou as classes laborais, regrediu na qualidade da educação, vendeu ou privatizou a esmo actividades primordiais e património que poderiam hoje ser um sustentáculo.

Os dinheiros foram encaminhados para auto estradas, estádios de futebol, constituição de centenas de instituições publico - privadas, fundações e institutos, de duvidosa utilidade, auxílios financeiros a empresas que os reverteram em seu exclusivo benefício, pagamento a agricultores para deixarem os campos e aos pescadores para venderem as embarcações, apoios
estrategicamente endereçados a elementos ou a próximos deles, nos principais partidos, elevados vencimentos nas classes superiores da administração publica, o tácito desinteresse da Justiça, frente à corrupção galopante e um desinteresse quase total das Finanças no que respeita à cobrança na riqueza, na Banca, na especulação, nos grandes negócios, desenvolvendo, em contrário, uma atenção especialmente persecutória junto dos pequenos comerciantes e população mais pobre.

A política lusa é um campo escorregadio onde os mais hábeis e corajosos penetram, já que os partidos cada vez mais desacreditados, funcionam essencialmente como agências de emprego que admitem os mais corruptos e incapazes, permitindo
que com as alterações governativas permaneçam, transformando - se num enorme peso bruto e parasitário. Assim, a monstruosa Função Pública, ao lado da classe dos professores, assessoradas por sindicatos aguerridos, de umas Forças Armadas dispendiosas e caducas, tornaram - se não uma solução, mas um factor de peso nos problemas do país.

Não existe partido de centro já que as diferenças são apenas de retórica, entre o PS (Partido Socialista) que está no Governo e o PSD (Partido Social Democrata), de direita, agora mais conservador ainda, com a inclusão de um novo líder, que tem um suporte estratégico no PR e no tecido empresarial abastado.
Mais à direita, o CDS (Partido Popular), com uma actividade assinalável, mas com telhados de vidro e linguagem pública, diametralmente oposta ao que os seus princípios recomendam e praticarão na primeira oportunidade.
À esquerda, o BE (Bloco de Esquerda), com tantos adeptos como o anterior, mas igualmente com uma linguagem difícil de se encaixar nas recomendações ao Governo, que manifesta um horror atávico à esquerda, tal como a população em geral,
laboriosamente formatada para o mesmo receio.
Mais à esquerda, o PCP (Partido comunista) vilipendiado pela comunicação social, que o coloca sempre como um perigo latente e uma extensão inspirada na União Soviética, oportunamente extinta, e portanto longe das realidades actuais.

Assim, não se encontrando forças capazes de alterar o status, parece que a democracia pré - fabricada não encontra novos instrumentos.

Contudo, na génese deste beco sem aparente saída, está a impreparação, ou melhor, a ignorância de uma população deixada ao abandono, nesse fulcral e determinante aspecto. Mal preparada nos bancos das escolas, no secundário e nas faculdades, não tem capacidade de decisão, a não ser a que lhe é oferecida pelos órgãos de Comunicação. Ora e aqui está o grande problema deste pequeno país; as TVs as Rádios e os Jornais, são na sua totalidade, pertença de privados ligados à alta finança, à industria e comercio, à banca e com infiltrações accionistas de vários países.

Ora, é bem de ver que com este caldo, não se pode cozinhar uma alimentação saudável, mas apenas os pratos que o "chefe" recomenda. Daí a estagnação que tem sido cómoda para a crescente distância entre ricos e pobres.

Tenha juízo D. Treza e compre Guci ou Prada...


De c a 7 de Maio de 2011
as causas da coisa são, além dessas, outras...

por exemplo:

«ORDINARIAMENTE todos os ministros são inteligentes, escrevem bem, discursam com cortesia e pura dicção, vão a faustosas inaugurações e são excelentes convivas. Porém, são nulos a resolver crises. Não têm a austeridade, nem a concepção, nem o instinto político, nem a experiência que faz o ESTADISTA. É assim que há muito tempo em Portugal são regidos os destinos políticos. Política do acaso, política de compadrio, política de expediente. País governado ao acaso, governado por vaidades e por interesses, por especulação e corrupção, por privilégio e influência de camarilha, será possível conservar a sua independência?
Eça de Queiros 1867»

a Irlanda foi o exemplo, a referência, o desafio... ?

a Grécia padece de fraquezas ainda maiores... ?

a Espanha poderá ser o próximo na lista... ?

quem empurra as pessoas para o endividamento... ?

quem se opõe a horários proporcionais às necessidades, de modo a que todos trabalhem (e ganhem) de acordo com a realidade do mercado... ?

quem se opõe à existência de regiões que desenvolvam a sua sustentação... ?

será que estamos todos a querer depender dos políticos como os jovens licenciados, com mestrados... dependem dos paizinhos para a sustentação... ?

os avós já previam que a fartura era enganadora... !

Gucci faz pela vida... ?

Ana de Sousa, Fátima Lopes, ... também ?

http://www.youtube.com/watch?v=47E0rQcAbdo

http://sic.sapo.pt/online/video/informacao/NoticiasCultura/2010/10/fatima-lopes-apresentou-nova-coleccao-para-2011-no-portugal-fashion17-10-2010-142324.htm
De Maria Brojo a 9 de Maio de 2011
Cão do Nilo - nada me oferece comentar, mas sim acrescentar um «c»: Gucci, caríssimo.
De c a 9 de Maio de 2011
finalmente... um raro (e fácil) acordo ;-)

serão como os do Goucha?

http://www.mercadosite.com/pt/portugal/vestuario-acessorios-vestuario-calcado-de-homem-sapatos---todos-os-numeros-sapatos-classicos/louis-vuitton-e-sapatas-de-gucci/76372.html

Comentar post

últ. comentários

Olá. Posso falar consigo sobre a sua tia Irmã Mar...
Olá Tudo bem?Faço votos JS
Vim aqui só pra comentar que o cara da imagem pare...
Olá Teresa: Fico contente com a tua correção "frei...
jotaeme desculpa a correcção, mas o rei freirático...
Lembrai os filhos do FUHRER, QUE NASCIAM NOS COLEG...
Esta narrativa, de contornos reais ou ficionais, t...
Olá!Como vai?Já passaram uns meses... sem saber de...
continuo a espera de voltar a ler-te
decidi ontem voltar a ser blogger, decidi voltar a...

Julho 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

pesquisa

links

arquivos

tags

todas as tags

subscrever feeds