Autor que não foi possível identificar, Roberto Bernardi
O desenvolvimento e aparecimento do plástico desde o início do séc. XX, revolucionou o mundo dos materiais devido ao baixo custo, diversidade, versatilidade de design e variegadas cores. Facilitou vidas – o pesado cântaro de ir à fonte e objectos de cozinha em metal foram, progressiva e vantajosamente, substituídos pelos leves e resistentes plásticos – adeus «palha de aço», viva a facilidade! O século XXI talvez venha a ser chamado como o século dos ‘Novos Materiais’. E existem e estão aí como escravos e escravistas.
A degradação dos vários materiais utilizados surge, frequentemente, associada à ilusão que depositá-los em qualquer sítio tem solução garantida. Lógica enganosa. Puro marketing ambiental – alimenta o consumo sem o comprometer, licencia a irresponsabilidade do consumidor. Esquecida a separação dos resíduos recicláveis, vem a degradação prolongada por meses e anos, a libertação de substâncias com efeito estufa (dióxido de carbono e metano*), o impacto no ambiente superior ao de resíduo inerte, poluição visual, consumo e desenvolvimento sustentáveis. Que conceitos são estes?
_ “Consumo Sustentável é saber usar recursos naturais na satisfação das necessidades actuais, sem comprometer necessidades e aspirações das gerações futuras.”
_ “Desenvolvimento Sustentável consiste em satisfazer necessidades e aspirações da geração actual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras bastarem necessidades próprias.”
“O ‘Consumo/Desenvolvimento Sustentável’ obriga a:
- optimização/minimização do uso de recursos naturais;
- optimização/minimização do consumo de energia;
- redução de perdas e reaproveitamento;
- uso racional e preservação da qualidade da água
_ minimização de emissões;
- poupar para que as gerações futuras possam usufruir, optar, gerir, decidir, sobreviver.”
As gerações recentes, pela pedagogia escolar, estão mais conscientes destes e outros problemas ambientais. Que as famílias lhes ouçam recomendações e sigam os preceitos.
Se ontem foi referida a lenta degradação da maioria dos plásticos, a poluição assassina nos oceanos é documento na bica matinal.
* O metano em aterros, oriundo de materiais biodegradáveis, é problema durante anos a fio, mais de um século após o encerramento do aterro.
CAFÉ DA MANHÃ
Adoçantes
Peregrinando
Brasileiros