Terça-feira, 24 de Maio de 2011

"UMA CRÔNICA PORTUGUESA, COM CERTEZA”

Barndog


Acaso: encontrei estes escritos que não lembrava no Lua Quebrada. Blogue brasileiro cujo «dono» deu com o SPNI e publicou pinturas do Barndog em arquivo meu de outrora que já não possuo.

 

Começa assim: _ “Quem tem peito vai a Lisboa. É isso? Ou nada disso, ó pá?”
Procura-se, acha-se. Por lá, por cá, há sempre um site, um blog, um texto que nos chamam a atenção, nessa rede infernal. Por acaso – sempre ele! – encontrei a Teresa C. Só isso, Teresa C. Portuguesa, blogueira, cronista com sabor da velha terrinha, sardinha assada e pastéis de Belém. Bebem-se ou comem-se suas palavras com o sotaque carregado da lusa gente, tão diferente, sendo tão igual.

Teresa C. e os sutiãs. Que fala de peitos, de seios, de encantos, de mulheres. Dou-lhos a ti, caro(a) leitor(a) eventual desta Lua, às vezes quebrada, às vezes em frangalhos, mas sempre novidadeira. Para ler com o lusitano sotaque de Lisboa, de Coimbra, de Trás-Os-Montes, se quiser (e... ah, sim: seu blog chama-se SEM PÉNIS NEM INVEJA):

SUTIÃS

«Soutenir». Aparar. «Soutien». Sutiã. «Poitrine». Peito, mamas. «Apara mamas» na gíria. Masculina. Nacional. Sugerindo decadência. Atributos pingões. Prontas a deslizar se libertas da suspensão. Como calças de barrigudos que por via dos suspensórios as retêm. Ou pénis estafado sem reacção. Em qualquer caso decadência. Ou se aparam, ou caem no chão. Aqui chegados, é altura de olhar de lado os cães, não estejam esfaimados e abocanhem o que caiu.


As mamas naturais, isentas de cortes, implantes, injecções de sutiã químico, escasseiam nas proeminências sociais que da imagem fazem sustento. E compreendo - em tempo de espírito diminuído, a generosidade dos atributos pudendos cresce na mesma proporção. Em qualquer dos casos carecendo de mais do que suporte - tapa-mamilos. Esta é a verdadeira questão. Os mamilos são atrevidos. Revelam, sem apelo ou agravo, da mulher a natureza sexual. No tempo quente, a finura dos tecidos carece de forro íntimo, não se arrepiem os bicos mamários e expluda a fantasia dos espectadores. Masculinos, já se vê, porque as damas conhecem desses botões os humores irracionais.

A escolha de um sutiã não é acto leviano. Preservando o que o nascimento forneceu, raro é o contento feminino com cabelo, rabo, e mamas. Podem eles admirar o que nós desaprovamos que nada altera. Admito que um quarenta, até ao metro e setenta de altura, é excesso escusado. Inclina a coluna e sobrecarrega o aspecto da mulher. Depois, obriga a sutiãs reforçados, que disfarcem o peito e permitam figura elegante. Ficam espalmadas as mamas como biscoito que não cresceu. Por outro lado, sendo redondas, o sutiã é suposto exibir delas a conjunção (rego) sem dispersões banais. Entram ao serviço os arames forrados para as conter no centro. Pequenas, obrigam aos arames e a enchumaços nos sutiãs. De bom tamanho, porém largas, ou caídas, vão-se os enchumaços e ficam os arames. Com vestido cai-cai, a complicação é maior. O nada é o que prefiro. Porém, para os extremos da abonação, enormes ou pequenas, caídas como sacos de supermercado, termina pouco acima da cintura o que a caixa do peito não prevê. A desarrumação é total. Os sutiãs sem alças ou marcam gorduras ou espreitam do vestido ou não cumprem de suporte a função.


A metafísica do sutiã carece de estudo adaptado a mulheres. Empanturrados que os homens estão de imagens da perfeição dos mutantes femininos, os inocentes desiludem-se com o real, os experientes, cumpridos os mínimos, valorizam o toque, a forma que lhes enche ou sobra da mão, a macieza da pele, o mamilo eréctil à carícia, o prazer que nelas e por elas a mulher tem. E eles por vida delas – das ditas e da dona que sabe aproveitar o que tem.


CAFÉ DA MANHÃ

 

publicado por Maria Brojo às 06:23
link | Veneno ou Açúcar? | favorito
11 comentários:
De c a 24 de Maio de 2011
mição comprida :-(

http://thesweetcherry.blogspot.com/2008/12/captulo-2-corsets-corpetes-e.html

vai lá vai...

http://superkitnet.blogspot.com/2010/04/voce-ja-viu-adesivos-pra-cofinho.html

o' mulher, eu compro-te um burrinho...
De Maria Brojo a 26 de Maio de 2011
C. - de mau gosto o comentário. Penso e digo eu.
De c a 29 de Maio de 2011
completamente de acordo, desrespeitando a correcção ortográfica, corresponde à apreciação do texto: nem o menino jesus (que só pensaria na verdadeira mama da mamã?) se interessaria pela treta da teta e do sutiã. (rimando, será verdade?).

no tempo das vacas magras
http://www.youtube.com/watch?v=O2hlzIXdrIw

no tempo das vacas gordas
http://www.jn.pt/blogs/elisazul/archive/2010/03/01/panorama-social-democrata-a-mesma-treta-e-claro-a-mesma-teta.aspx
De Perseu a 24 de Maio de 2011

Muito interessante esta sua crónica Teresa.
Mas pergunto:Será necessário,nas mulheres de hoje,esse objecto complicado de abrir?
Creio que não,bastam cuidados de manutenção e sem necessidade de recorrer ás areias modificadas de silicone Valey,e não permitir que o val de los caidos se transfira para um dos mais belos lugares do corpo da mulher.
De Maria Brojo a 26 de Maio de 2011
Perseu - ironia com gosto. Aplaudo.
De Gato a 24 de Maio de 2011
Olá Teresa,

Antes de me tornar,por força das circunstâncias,em gato vagabundo fui gatinho de casa.Era uma docura quando no frio inverno ficava no colinho da minha dona e repouzava a minha cabeça no intervalo das maminhas da minha dona.
Foi tão bom Teresa.
De Maria Brojo a 26 de Maio de 2011
Gato - presumo que sim.
De Veneno C. a 25 de Maio de 2011
Comentar o incomentável... para a/s próxima/s, se não nos tiver por lorpas (acrescente ésses na última frase, mais éme e mais acento e subtraia dê de vida) faça panegíricos do nariz, da orelha, da sobrancelha, do olho, do tornozelo, da unha, do joelho, do sovaco, do umbigo, e de tudo mais que não digo, para que não sobre nada da anatomia da mulher (os portugueses comem o corpo todo?) sem ser (z)eroticamente escalpelizado.

http://papeleletronico.wordpress.com/2010/06/18/madame-bovary-flaubert/
De Veneno C. a 25 de Maio de 2011
A ida de não per doa ;-(

http://www.youtube.com/watch?v=zkti9P7q2qs&NR=1
De Maria Brojo a 26 de Maio de 2011
Veneno C. - vídeo irreverente e delicioso.
De Maria Brojo a 26 de Maio de 2011
Veneno C. - sem pingo de humor? Alegre-se Sr. Veneno!

Comentar post

últ. comentários

Olá. Posso falar consigo sobre a sua tia Irmã Mar...
Olá Tudo bem?Faço votos JS
Vim aqui só pra comentar que o cara da imagem pare...
Olá Teresa: Fico contente com a tua correção "frei...
jotaeme desculpa a correcção, mas o rei freirático...
Lembrai os filhos do FUHRER, QUE NASCIAM NOS COLEG...
Esta narrativa, de contornos reais ou ficionais, t...
Olá!Como vai?Já passaram uns meses... sem saber de...
continuo a espera de voltar a ler-te
decidi ontem voltar a ser blogger, decidi voltar a...

Julho 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

pesquisa

links

arquivos

tags

todas as tags

subscrever feeds