Sábado, 11 de Junho de 2011

PETINGAS, PIMENTOS E PEVIDES

Pat Dugin, Lori Twiggs

 

«Petingas» e ‘carapaus do gato’ fritos, pimientos del padron, azeitonas, tremoços, arroz mais malandro do que eu. Tentações para as quais nem tento alinhavar resistências. Sobre pepinos e tomates e demais hortícolas se carimbados com selo nacional não me ocorrem suspeitas. Ingiro alegremente saladas frescas porque, à uma, a Alemanha não se entende nas conclusões das pesquisas experimentadas, às duas, a Espanha é putativamente inocente, às três, a Europa reagiu tarde e mal, às quatro porque os franceses tomaram atitude de ‘mete nojo´ ao gabarem a higiene do que cultivam denegrindo a dos parceiros comunitários.

 

Além de muitas francesas ostentarem rosto de pevide e nariz empertigado, olhar sobranceiro que faz ranger dentes a sensabilidades múltiplas, dos rostos masculinos serem afilados indiciando o depois comprovado ar despiciendo sobre les étrangers, nas múltiplas presenças em solo francófono sobem-me ganas violentas como a de lhes ir ao ‘impante’ nariz com murro certeiro. Isto é mais lá para cima, para la région parisienne. Na Provença, diminuem pevides, as atitudes são amáveis, as gentes conversadoras e ávidas dos saberes que nacionalidades diferentes comportam. O Mediterrâneo impõe-se.

 

Se cautelas são prudência nas compras de tudo, vegetais frescos no caso vertente, contaminação por terrores importados/manipulados é pior do que a bactéria: arrasa os esmifrados agricultores. Mas (des)confiemos – com Portas no governo, mar e terra, pescas e chão fértil estão (des)protegidos como nunca foi visto. E lembro-me da historieta ouvida dum algarvio:

_ "Tive um pesadelo que me impediu sono tranquilo. Então não é que ouvia portas somente a abrir, a abrir e sorrateiros passos de coelho a seguir?!..."

 

Sublinhado: adoro pevides!

 

CAFÉ DA MANHÃ

 

publicado por Maria Brojo às 08:57
link | Veneno ou Açúcar? | favorito

últ. comentários

Olá Tudo bem?Faço votos JS
Vim aqui só pra comentar que o cara da imagem pare...
Olá Teresa: Fico contente com a tua correção "frei...
jotaeme desculpa a correcção, mas o rei freirático...
Lembrai os filhos do FUHRER, QUE NASCIAM NOS COLEG...
Esta narrativa, de contornos reais ou ficionais, t...
Olá!Como vai?Já passaram uns meses... sem saber de...
continuo a espera de voltar a ler-te
decidi ontem voltar a ser blogger, decidi voltar a...
Autor que não foi possível identificar: Andrew Atr...

Julho 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

pesquisa

links

arquivos

tags

todas as tags

subscrever feeds