Sexta-feira, 29 de Julho de 2011

SEM ‘PARKER’ NEM MEDALHA

Hannah Duncan e autor que não foi possível identificar

 

A notícia da manhã que mais tocou a ‘menina da rádio’ foi a das dezassete empresas mensalmente fechadas em Portugal até ao final de Junho. Para os ramos dos têxteis e vestuário, calçado e couro, para a construção e para o comércio grossista ou a retalho, a tragédia da insolvência abate pequenos e médios empresários e, com eles, milhares de trabalhadores e respectivas famílias.

 

Aos quarenta e cinco anos, é ‘velho’ o candidato a novo trabalho. Mudando a perspectiva, naquela idade e sendo funcionário antigo de grande empresa, o lugar ocupado ganha solidez pela experiência acumulada, pela mais ou menos vultuosa indemnização por vinte anos de trabalho Despedidos os mais novos nos emagrecimentos empresariais como quem sacode moscas incómodas. Acima dos cinquenta, acena o perigo de ser colocado em prateleira ou ir para casa numa pré-reforma sem honra – nem medalha ou uma parker é lembrança. Resta a legitimidade duns dinheiros supostamente compensadores.

 

É fácil constatar o até aqui tratado. Circulando nos bairros, homens e mulheres em idade laboral despendem o ócio forçado nos cafés e esplanadas, na compra do jornal onde sinalizam anúncios de empregos. Em grupo jogam às cartas, cavaqueiam, maldizem a situação económica e os políticos. Nos supermercados, espiolham preços, retiram um queijo, voltam a pô-lo no mesmo sítio. À saída, pendem das mãos sacos meio vazios.

 

CAFÉ DA MANHÃ  

 

publicado por Maria Brojo às 08:11
link | Veneno ou Açúcar? | favorito
7 comentários:
De Mais do Nilo a 29 de Julho de 2011
Em tempos de globalizacao, se 17 empresas sossobram ,17 que iniciam a atividade sossobrarao...é o preco a pagar pelo encanar da perna à ra dos por nós votados rapazes e raparigas.
Sejamos objetivos . Se em trinta e tal anos de vacas gordas (e loucas ) e muita grana desviada para privados consumos (bom dia brigada de crimes económicos)nao conseguimos pedalar até ao pelotao da frente(bom dia contabilista mor)por que raio de Santa Bárbara iríamos agora deixar de ser o "Portugal dos Pequenitos"?
Alma até Almeida sim... mas nao confundir género humano com Manuel Germano... per piacere.
E como dizia o outro :os ricos que paguem a crise.E se a revolta trouxer Marx de volta ... pois será muitom bemvindo...!

Musca


http://youtu.be/rrNy_gsNHGs
De c a 29 de Julho de 2011
ou seja, menos do Tejo e do Zêzere?
se abrem tantas como fecham... não será tão mau assim: prevalecem as melhores.
a alternativa que deseja é que não votemos. talvez nunca volte a acontecer, para o bem e para o mal.
o Anders é anti-Marx. poucos serão pró-Marx. já foi. o Anders é pró-Putin.
pequeninos... mas com grandes atributos ;-))

http://www.youtube.com/watch?v=Bo1WZWpCmSM

Comentar post

últ. comentários

Olá. Posso falar consigo sobre a sua tia Irmã Mar...
Olá Tudo bem?Faço votos JS
Vim aqui só pra comentar que o cara da imagem pare...
Olá Teresa: Fico contente com a tua correção "frei...
jotaeme desculpa a correcção, mas o rei freirático...
Lembrai os filhos do FUHRER, QUE NASCIAM NOS COLEG...
Esta narrativa, de contornos reais ou ficionais, t...
Olá!Como vai?Já passaram uns meses... sem saber de...
continuo a espera de voltar a ler-te
decidi ontem voltar a ser blogger, decidi voltar a...

Julho 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

pesquisa

links

arquivos

tags

todas as tags

subscrever feeds