Sexta-feira, 5 de Agosto de 2011

MERCAR COM PRAZER

 

Duma

 

Na cidade encostada à montanha, dia de mercar é a quinta-feira. Madruga quem o melhor, sem delongas, entende por bem levar para casa no carrinho ou na seira legumes, carne, peixe, fruta, queijos de ovelha honestos e flores. Tudo fresquíssimo seja a origem local ou noutro lugar. Compradores animam a baixa da cidade, transbordam cafés e esplanadas, lucram os lojistas. A “Feira dos Trapos” é coisa outra. Com pouco, assim haja perspicácia, repletos sacos de plástico a preços de «uva mijona». Tudo na moda, pois então!, gosto suficiente no que os vendedores expõem e realçam - toalhas de mesa, jogos de cama em fino pano e turcos de quinhentos grama (costumam ir directos para exportação). Abundarem por ali significa terem sido recusados pelos importadores por defeitos ínfimos que olhsos concentrados não vislumbram, ou, hipótese pior, roubados.

 

Vasculhar nas montras horizontais em tosca madeira e enxameadas por caixas de cartão a transbordar de trapos variegados é prazer _ “Uma peça, três euros, se levar duas, paga quatro euros!” O pessoal mexe e remexe e dá-se o caso de encontrar peças que combinam lindamente com um vestido Prada e outras que alegram, numa cerimónia, o saia e casaco de cetim azul noite. E as gangas senhores, as gangas sem griffe, distintas pelo corte original!... Experimentam-se por cima doutras, é dado o desconto pela dupla cobertura, e assentam às maravilhas. Melhor que saldos dos big brothers comerciais, onde o exposto é todo igual como frangos do mesmo aviário.

 

Quem foi e volta a pé, sendo o calor de ananases abre a «sombrinha» e protege o cocuruto do Sol a pino. Solidariedade frequente pára um automóvel, abre portas, cumprimenta e dá boleia até ao destino, quantas vezes em aldeias satélites da urbe. O poviléu regressa feliz, com razão para conversas até a quinta findar _ "Encontrei o Joaquim e a Lourdes. Sabes que o pai dela está no hospital? Temos de o ir ver. Um homem tão bom e agora esta!"

 

CAFÉ DA MANHÃ

 

publicado por Maria Brojo às 08:40
link | Veneno ou Açúcar? | favorito
3 comentários:
De c a 5 de Agosto de 2011
cá fica a bicada de mais um dia das férias

os queijos honestos também são comidos?
cheira-me assim a antropofagia... sem saber muito bem a que cheiram ;-)

e aquela safadeza das caras brasileiras que tomaram posição contra a onda homo/gay envergando camisetas com um provocante "nós também temos 'queijo'...'

adiante ;-)
De justitia a 5 de Agosto de 2011
Olha, enganei-me na caixa de comentários- aqui vai a repetição: Texto que coloquei num dos vértices bloguísticos da ignomínia circularmente viciosa: " Um dia, ainda te hei-de ver no banco dos réus e à tua trupe degradante com base em devassa da vida privada e quiçá associado à compra/venda de gente sem escrúpulos, com a anuência de outra gente cujo dever profissional deveria ser combater e meter na jaula gente como tu...Garanto-to...e, aí, toda a gente verá com os seus olhitos as práticas a que te dás nos bastidores com o teu amiguito voyeur com algo de pedófilo (muito mais velho do que uns meros adolescentes a fotografá-los naquelas figuras degradantes...)...as fotos estão com quem de direito, não desço ao vosso nível, mas sei o que aconteceu... quem eu amei prestou-se a essa indignidade sabe-se lá a que preço, tb já o sei...resta-me saber onde está o produto- quando o encontrar, nem que seja a última coisa que faça na vida, porque num Estado de Direito, meu caro, há muito que estavas na barra..."

O mercado da (in)consciência está, de facto, em alta...
De Do Nilo merca tudo a 6 de Agosto de 2011
Esta musica na tem nada a ver com o post mas por ser bonita....



http://youtu.be/JE6bnOU76Gs

Comentar post

últ. comentários

Olá. Posso falar consigo sobre a sua tia Irmã Mar...
Olá Tudo bem?Faço votos JS
Vim aqui só pra comentar que o cara da imagem pare...
Olá Teresa: Fico contente com a tua correção "frei...
jotaeme desculpa a correcção, mas o rei freirático...
Lembrai os filhos do FUHRER, QUE NASCIAM NOS COLEG...
Esta narrativa, de contornos reais ou ficionais, t...
Olá!Como vai?Já passaram uns meses... sem saber de...
continuo a espera de voltar a ler-te
decidi ontem voltar a ser blogger, decidi voltar a...

Julho 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

pesquisa

links

arquivos

tags

todas as tags

subscrever feeds