Sábado, 6 de Agosto de 2011

À BEIRA DOS NOVECENTOS

 

Andrew Valko

 

Sol a rodos, após manhã sombria – do recorte da serra nem vislumbre pelas nuvens cinza que dela escorriam. É comum nestas bandas – muitos transpiram no Sul, outros sorriem pela frescura que, mesmo em noite de cantoria de grilos, pede manta de lã pura em cima dos joelhos se a leitura ou um filme ou amena converseta estimulam o serão. Portadas sempre abertas, que estes breus estrelados requerem panorama inteiro e aconchego quente nos sofás. À mesma, alças e algodões finos (des)cobrem a pele ávida de ar leve pela pressão diminuída que os quase novecentos metros de altitude justificam.

 

Pelo acordar, aberta a porta do terraço superior, no cadeirão em frente da montanha continua a preguiça 'do olho aberto, outro não'. Remata o inspirar da brisa matutina, o copo de leite gelado, a xícara de ‘café das velhas’ tomado com vagar. Não há pressas, urgências não atordoam, a família dorme marcando ainda os ponteiros as sete. A doce música do silêncio embala o começo de mais um dia serrano denunciado pela luz coada.

 

Pelas doze horas, o Sol já nele faz naufragar o horizonte longínquo que, enganoso, parece mesmo ali ao alcance de caminhada breve. Mas não – a experiência andarilha diz que em menos de quatro voltas do ponteiro maior do relógio não é chegado o cimo. Seja como for, e por do longe o perto a gente fazer, é prá amanhã acertado madrugar, mochila às costas, calçado montanheiro e guarda-vento protector do frio que o Sol nascido não logrou tempo para o amenizar.

 

À tarde, é tempo do nada ou de biquíni mínimo sobre o corpo alongado na espreguiçadeira – entre a latada e o pessegueiro ajoujado de frutos em seu crescer, «bucho» aparado à beira, a pele, dengosa, recebe “UVs” amigos e deixa-os penetrar. Livro na mão, câmara a jeito, gozo infinito, é, depois, chegada a hora do duche, dos afagos com creme hidratante, duma sopa e pouco mais. A esperança num amanhã idêntico, mais a certeza de sono fundo pela não parança diária, induzem passagem para benfazeja outra margem.

 

CAFÉ DA MANHÃ

 

publicado por Maria Brojo às 08:29
link | favorito
De c a 6 de Agosto de 2011
a marcar o ponto, pela negativa ?

aquela dos UV's amigos é mesmo atrevida...
então, anda a humanidade esclarecida em árdua luta contra um grande amigo, o camarada 'Buraco do Ozono'? é mesmo uma (in)vestida quixotesca, minha nossa ;-))
e inventaram o raio do índice UV, para quê? egoístas pagos com o dinheiro dos contribuintes a procurarem, a todo o custo, privar-nos daquelas maravilhosas radiações, que quando aparecem são para todos, a fazer-nos gastar os euros que não sobram em potentes protectores e em grifados óculos escuros...
isto é mesmo o mundo ao contrário, uma caça aos ingénuos que acreditam em patranhas ditas científicas.

http://www.youtube.com/watch?v=ZvMu9lXfVsc

http://www.youtube.com/watch?v=fX28WsiDl2g

http://www.youtube.com/watch?v=ZQYEmHIbPBI&NR=1

toma & Imbruglia

http://www.youtube.com/watch?v=p-EMjTXvHPU

De Acuçar C. a 8 de Agosto de 2011
Realmente, só para chamar a atenção para o tema, é a minha convicção, disse gostar que sua pele dengosa fosse penetrada pelas perigosas radiações UV's.
Acho oportuno chamar a atenção para recomendações acabadas de publicar nos USA (usa mas não abusa!):

http://www.lifescript.com/Health/Centers/Skin/Articles/Sun-Damaged_Skin_10_Worst_Slip-Ups.aspx?
Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

últ. comentários

Olá. Posso falar consigo sobre a sua tia Irmã Mar...
Olá Tudo bem?Faço votos JS
Vim aqui só pra comentar que o cara da imagem pare...
Olá Teresa: Fico contente com a tua correção "frei...
jotaeme desculpa a correcção, mas o rei freirático...
Lembrai os filhos do FUHRER, QUE NASCIAM NOS COLEG...
Esta narrativa, de contornos reais ou ficionais, t...
Olá!Como vai?Já passaram uns meses... sem saber de...
continuo a espera de voltar a ler-te
decidi ontem voltar a ser blogger, decidi voltar a...

Julho 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

pesquisa

links

arquivos

tags

todas as tags

subscrever feeds