Quinta-feira, 11 de Agosto de 2011

QUEIXUMES DE MULHERZINHA? _ NEM UM POUCO!

Fabian Perez

 

Não me lembro da última vez que me maquilhei. Há três semanas, as unhas luziam com verniz, as mãos tiveram direito a massagem com creme, a pele do rosto tonificada à noite. O cabelo, infeliz, já nem deve recordar-se da máscara hidratante no final de escorrido o champô. Sobre pés e pernas devia ter vergonha - nem um pingo me aflige! - tantos são os arranhões por culpa de tojos e silvas, os hematomas por pancadas inadvertidas na pressa – vício que não desminto – de tudo fazer sem delongas.

 

Soando o clarim interior ainda o dia mal se espojou, começam rodopios na casa, de cima para baixo e seu contrário. O carrito anda num virote tal que nem faz sesta ou adormece na garagem; vale a latada do jardim que o abriga com a vantagem do portão da frente permitir maior ligeireza nas manobras. Desgraçadamente sujo, mais parece chapéu de pobre o que, de resto, anda próximo da verdade, merecendo, contudo, ser promovido a viatura de bombeiro pelos bons serviços nas urgências de recados e abastecimentos.

 

Ocasião para misturar óleos e preencher tela? Nem uma! Leitura apenas na cama enquanto o sono hesita ou em curto intervalo no pós prandiial em que é satisfeita a gula do corpo inteiro por Sol. E o reforço ‘inteiro’ traduz a mais límpida das verdades. Abençoada privacidade que liberta do inútil a pele…

 

Quem julgar queixumes de mulherzinha mal habituada o atrás contado, pois fique ciente de saborear a preceito cada pedacinho desta parte das férias. Chegam os demasiados meses em que arrebiques são precisos e algum tempo sobra para frivolidades. Neste lugar dos meus encantos que, uma vez ao ano, aproxima amores vivos, distantes, e protege raízes sólidas e ancestrais do psiquismo, respiro estar bem.

 

Aqui fica intenção que, por não ser de 1 de Janeiro sem ainda se ter despedido a ressaca das “Festas”, é para cumprir assim continue a ter amanhãs: _ Voltar e voltar, mês a mês.

 

CAFÉ DA MANHÃ

 

publicado por Maria Brojo às 08:18
link | Veneno ou Açúcar? | favorito
4 comentários:
De Veneno C. a 11 de Agosto de 2011
Não serão queixumes... serão arrufos poéticos, recorrentes?

prândio
s. m.
1. [Linguagem poética] Jantar.
2. Refeição suculenta.

espojar |ò|
v. tr.
1. Fazer cair e rolar no chão.
v. pron.
2. Deitar-se e rolar-se no chão. = REBOLAR-SE
3. Espolinhar-se.
espojar-se pela poesia: fazer versos malfeitos, ou maus versos.
De Maria Brojo a 15 de Agosto de 2011
Veneno C. - novamente, os diferentes recursos das palavras. Neste caso, «espojar» significava precisamente cair até ao chão, já que a montanha somente aos poucos permite que o sol 'a desça'.
De Veneno C. a 15 de Agosto de 2011
Naturalmente, quanto a 'espojar', embora o rolar até ao chão não seja do estilo do que faz o sol... o cair do sol é mais descer (suavemente... ) e menos rebolar-se ou espolinhar-se (vivamente).

Erradamente, quanto a 'pandrial', pois parece haver dislexia... além de ter uma sonoridade algo abstrusa :-( se for usada com naturalidade e convicção, então não há que enganar: é relativo a prândio. Só que não me parece que seja habitual dizer-se 'que tal o prândio (jantar)?' ou 'depois do prândio...' ou 'foi um verdadeiro prândio (banquete)!'.

Vai apetecer espojar-me ;-)) sempre que o pós-pandrial se introduza.

http://www.youtube.com/watch?v=QqSffheXV08

http://www.youtube.com/watch?v=oDRUA0-cNP0
De Maria Brojo a 15 de Agosto de 2011
Veneno C. - dislexia? Já nem digo nada! Emendei. Obrigada.

Comentar post

últ. comentários

Olá Tudo bem?Faço votos JS
Vim aqui só pra comentar que o cara da imagem pare...
Olá Teresa: Fico contente com a tua correção "frei...
jotaeme desculpa a correcção, mas o rei freirático...
Lembrai os filhos do FUHRER, QUE NASCIAM NOS COLEG...
Esta narrativa, de contornos reais ou ficionais, t...
Olá!Como vai?Já passaram uns meses... sem saber de...
continuo a espera de voltar a ler-te
decidi ontem voltar a ser blogger, decidi voltar a...
Autor que não foi possível identificar: Andrew Atr...

Julho 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

pesquisa

links

arquivos

tags

todas as tags

subscrever feeds