Terça-feira, 27 de Setembro de 2011

E FOI-SE O GATO!

Colleen Ross, Pat Durgin

 

Anda uma pessoa para baixo e para cima feita ioiô, acarta, descarrega, volta a acartar e a descarregar e o lado mecânico dos gestos atrevem comando se a consciência não estiver alerta. No entardecer brando do sopé da Estrela, era a última das viagens do dia. Limite de velocidade: os cinquenta habituais nos mil e poucos metros de estrada cujas margens de floresta, moradias e respectivas quintas ou quintais andamento mais rápido não autorizam.

 

Ruminando sobre o feito e por fazer, desesperada por banho que relaxasse o corpo, conduzia ocupada pelo espírito e pelo rolar. Bichano atravessa a estrada em passos lentos ignorando que pneus no alcatrão implicam risco. Possivelmente, pela hora, ia a caminho da janta que os donos ou a fortuna lhe houvessem preparado. O olhar confiante dirigido ao automóvel manteve-se enquanto o motor se aproximava. E ele atravessava como se o cobrisse manto protector ou fosse elefante de África rumo à savana.

 

Ao volante, escassos segundos para travar. Enquanto isso, como se de dentro para fora alerta espevitasse o pasmado, clamava: _ Sape gato! Sape gato! Detido o automóvel, saí - fora audível pancada. Coração feito ervilha, espreitou mas gato “viste-o!”. Aflição em crescendo, imaginava-o estendido sob a lata. Eis que, ao virar-se, vê o bicho sereno, junto a ela. Antessentida reprovação no olhar. Afagando o pêlo, soube terem feito as pazes. De supetão, meia-volta e “ala que se faz tarde”. Foi-se. A meio, parou, olho assestado na mulher. Depois, corrida pelo apetite da janta mais importante do que ela. Interpelou-a a postura do animal que não arredou patas sem exprimir, firmemente, indignação. Ora, se até os gatos são dignos ao recriminar, porque não fazem semelhante os humanos pisados pelas diversas opressões?

 

CAFÉ DA MANHÃ

 

publicado por Maria Brojo às 09:07
link do post | favorito
Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Recomendo:

Exposição de Artes Plásticas - Conceito

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape

últ. comentários

Lembrai os filhos do FUHRER, QUE NASCIAM NOS COLEG...
Esta narrativa, de contornos reais ou ficionais, t...
Olá!Como vai?Já passaram uns meses... sem saber de...
continuo a espera de voltar a ler-te
decidi ontem voltar a ser blogger, decidi voltar a...
Autor que não foi possível identificar: Andrew Atr...
De férias , para sempre. Fechou a loja... :-(
Curta as férias querida...Beijos
ABANDONODAVID MOURÃO FERREIRAPor teu livre pensame...
Ainda?Isso aí no Inverno é gelado ;-)

Julho 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

pesquisa

links

arquivos

tags

todas as tags

subscrever feeds