Quinta-feira, 5 de Janeiro de 2012

JÁ RAUL SOLNADO DESMENTIA

Anne Bascove, Norman Rockwel

 

Se telefonema ou e-mail, supostos actos médicos, dirigido a um médico do Serviço Nacional da Saúde custa, agora, ao utente 3 euros – a suprema hierarquia acaba de desmentir, embora os factos provem o contrário - se as taxas moderadoras, a coberto de descongestionamento dos serviços hospitalares, passam a escandalosas por tanto pagar rico como pobre como soíam maus costumes, se a contenção dos gastos com Centros de Saúde obriga a fechar muitos das oito da noite em diante, se a Universidade Técnica de Lisboa baseada num questionário a dois mil e alguns dos seus licenciados, garante que no final do ano seguinte ao diploma 95% têm emprego embora com salários oscilando entre setecentos e mil e quinhentos euros após cinco anos de sacrifício no investimento das respectivas famílias cobrados sem piedade ou dó, se as desigualdades agravam injustiças sociais a cada dia passado, se bem fez a Jerónimo Martins ao procurar o fisco mais favorável na Holanda, se cada um de nós é espezinhado pelo «sistema» no quotidiano, se os Presidentes de Câmara e de Junta de Freguesia vêm limitados os mandatos enquanto na Assembleia da República somam e seguem até à choruda reforma pelos serviços prestados - presumidos bons, na verdade, genericamente medíocres -, se o trabalhador é humilhado pela negação de direitos elementares, se e se e se mais poderiam ser apontados, uma de duas: ou a nossa obediente atitude é devida a genes que a tradição inscreveu nos genes lusitanos, ou contra maluqueiras encolher ombros é sensato. Já no início dos setenta, Raul Solando desmentia.

 

CAFÉ DA MANHÃ

                                                                                                                          Para recordar e aliviar

publicado por Maria Brojo às 10:09
link | Veneno ou Açúcar? | favorito
4 comentários:
De c a 5 de Janeiro de 2012
cataratas impedem que vêm seja visto como coisas que se aproximam e que dos lusitanos nos afastam ;-)

«...
Herculano rompeu com uma forte tradição na história de Portugal, que ligava os portugueses aos lusitanos. Esta ideia remontava em Portugal ao século XV
e, em alguns autores, os lusitanos, ascendentes dos portugueses, eram inseridos na narrativa bíblica do Génesis como descendentes de Noé. Este facto, aliás, nada tinha de especificamente português.
A inserção da história das populações europeias na narrativa do Génesis era comum.

O outro historiador mais influente de Oitocentos, Oliveira Martins, manterá, na sua história, a tese de Herculano. Portugal formara-se devido à acção
política da aristocracia medieval. Mas Martins admitia a presença de certos traços no carácter português, que apresentava como célticos, ligados a alguma continuidade entre lusitanos e portugueses.
...»
http://www.scielo.oces.mctes.pt/pdf/aso/n171/n171a01.pdf

«...
Esta associação irá promover a história e a riqueza da Cultura tradicional Lusitana ainda viva em todos os cantos da Lusitânia (principalmente no seu berço, na região das Beiras), hoje ocupada por uma minoria étnica de origem estrangeira e as pelas suas elites política, financeira e intelectual mestiça de língua neo-latina, os Portugueses.
...
Apesar do mito da “extinção” da cultura e língua Lusitana, pelo muito propagandeado slogan escolar derrotista da “conquista romana da Lusitânia”, ou ainda da oficial hipertrofia nacionalista e mais recente mentira oficial de Portugal ser “um país e povo latino”, que na prática confirmam o verdadeiro etnocídio cultural praticado ao longo dos últimos séculos pelas elites sociais e culturais crioulas de língua neo-latina contra o povo nativo Lusitano que procura recuperar a sua identidade, a sua autonomia e o seu amor-próprio.
...»
http://alusadac.do.sapo.pt/quemeacel.htm

http://www.youtube.com/watch?v=cix4G8EnX-U
De Anónimo a 5 de Janeiro de 2012
Depois de ver ontem no canal 1 o programa sobre o sr. mario soares deixei de ser socialista.Para este sr. a sem vergonha nao tem limites.Sempre acreditei na verdade das suas ideias.Mas foi só até ontem.
uma ex.Socialista
De c a 5 de Janeiro de 2012
conclui-se que o Raúl não era mas dizia...

conhecidamente, revoltado era e dizia o Alberto!

calendário não troca os princípios pelos fins: 1967

cambada...

http://www.youtube.com/watch?v=EeRROXQ2NL8
De Acuçar C. a 5 de Janeiro de 2012
O que desmentia o Solnado? Nenhuma das duas?

O poema é algo assim:

Tu és pr'a mim um santo
És pr'a mim um pai
Aqui ninguém duvida
Do teu grande amor

Mas aquilo que nos dás
Do corpo bem nos sai
Meu bem feitor

Tu dás poucachinho
Mais não pode ser
Mas este novo aumento
É pra nós ... Jesus

Quanto à tradição, há dados históricos sobre a bravura lusitana:

Segundo Tito Lívio, os lusitanos eram pacíficos quando não eram acossados.

Mulheres guerreiras
Apiano relata que quando o pretor Brutus, ao perseguir Viriato, atacou as cidades da Lusitânia as mulheres lutavam e morriam valentemente lado a lado com os homens. Depreende-se que de alguma forma o treinamento militar também era dado às mulheres a quem recaia também a defesa dos castros.

Iuventus lusitana
A iuventus, uma organização paramilitar que preparava os jovens para a guerra, era uma adaptação urbana das fraternidades guerreiras da idade do bronze. A iuventus lusitana era formada por grupos de jovens, que recebiam treinamento militar e que provavelmente serviam como militares de reserva na defesa dos castros. Organizações similares encontravam-se entre os celtas, celtiberos e romanos. O massacre da "flos iuventutis" lusitana, por Galba, desencadeou um conflito que ficou conhecido como a Guerra Lusitana.

in http://pt.wikipedia.org/wiki/Lusitanos

Comentar post

últ. comentários

Olá Tudo bem?Faço votos JS
Vim aqui só pra comentar que o cara da imagem pare...
Olá Teresa: Fico contente com a tua correção "frei...
jotaeme desculpa a correcção, mas o rei freirático...
Lembrai os filhos do FUHRER, QUE NASCIAM NOS COLEG...
Esta narrativa, de contornos reais ou ficionais, t...
Olá!Como vai?Já passaram uns meses... sem saber de...
continuo a espera de voltar a ler-te
decidi ontem voltar a ser blogger, decidi voltar a...
Autor que não foi possível identificar: Andrew Atr...

Julho 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

pesquisa

links

arquivos

tags

todas as tags

subscrever feeds