Domingo, 26 de Fevereiro de 2012

ENTRE PAREDES E MAR E HÓSTIAS À MISTURA

 

Porque é domingo, vem a propósito: “hóstias alucinogénias levam idosas a agredir padre.”

 

“Visões de santos, abraços ao crucifixo da igreja e duas idosas a perseguir o padre, que foi agredido sob os gritos: "Você é o demónio!" Parece cena de um filme mas terá acontecido na região centro de Itália, depois dos fiéis ingerirem hóstias alucinogénias.

 

No domingo, dia 19, na igreja do Santo Espírito de Campobasso, na região centro de Itália, as hóstias (pão feito com água e farinha de trigo sem adição de fermento ou sal) dadas aos fiéis terão sido produzidas por engano com uma farinha alucinogénia. Os efeitos foram imediatos e o caos instalou-se, com testemunhos de visões de santos, abraços ao crucifixo e duas idosas a correr atrás do padre, agredindo-o e dizendo: "Você é o demónio!". Don Achille foi obrigado a refugiar-se na sacristia até que a polícia chegasse.

 

Segundo as autoridades, tratou-se de uma intoxicação alimentar (ergotismo) causada por farinhas de cereais contaminadas por fungos que atingem o grão, entre os quais se encontram agentes psicotrópicos como LSD. Na sexta-feira, a diocese de Campobasso desmentiu o acontecimento, alegando tratar-se de um ataque contra a Igreja Católica.”

 

CAFÉ DA MANHÃ

 

publicado por Maria Brojo às 09:57
link | Veneno ou Açúcar? | favorito
2 comentários:
De c a 26 de Fevereiro de 2012
cabala (bufala) quanto baste :-(

não existe igreja nem padre nem é no centro ...

Una bufala a 360° quella pubblicata da Abruzzo 24, in cui informava i lettori che i fedeli presenti ad una messa tenuta nella Chiesa dello Spirito Santo a Campobasso avrebbero ingerito ostie contaminate da LSD, e si è parlato di farina allucinogena. Intanto l’Arcidiocesi di Campobasso Bojano smentisce la notizia che ha subito fatto il giro del web creando non pochi scompigli. Ma nel pomeriggio della giornata di ieri la baruffa è stata messa a sedere con un comunicato stampa apparso sempre sul sito dell’Arcidiocesi: “L’Arcidiocesi di Campobasso-Bojano, l’Ufficio Diocesano per le Comunicazioni Sociali e l’Ufficio Stampa diocesano, smentiscono categoricamente quanto appreso sui quotidiani regionali e nazionali, in quanto la fonte della notizia (Abruzzo 24 quotidiano on line) diffusa ampiamente anche a livello nazionale evidenziandone un chiaro attacco verso la Chiesa Cattolica con speciali e “Forum” esclude ogni attendibilità. Nella diocesi di Campobasso-Bojano non esiste alcuna Chiesa del Santo Spirito né un parroco di nome don Achille e di conseguenza il fatto non sussiste“. E infine il comunicato si conclude così: “Bisogna rispettare il sacro in quanto tale e questo vale anche a chi non crede“.

Tuttavia su Facebook i commenti alla notizia, pubblicate sulle fanpage delle maggiori testate, sono stati tantissimi. E tra interventi ironici e non alcuni utenti hanno fatto notare come non esista una ‘Chiesta dello Spirito Santo‘ a Campobasso e commentando l’articolo direttamente su Abruzzo 24 hanno specificato che questo ‘Don Achille’ (il parroco che avrebbe distribuito l’ostia), non esiste in realtà.

como estava a sopa? conta minada ;-))

conviria aproveitar o ergotismo para decorar um futuro post a corrigir a boca (hoax) que ajudou a propagar

http://tulacampos.blogspot.com/2012/02/iconografia-em-medicina.html

Em 1095, o papa Urbano II delegou à Ordem de Santo Antônio a tarefa de tratar centenas doentes de ergotismo, mutilados pela ingestão dos cereais contaminados pelo fungo Ergot.
O nome da doença que era "fogo sagrado" a partir de entãofoi caindo em desuso, sendo substituído por "fogo de Santo Antônio".As intoxicações epidémicas ocorriam por toda a Idade Média até o século XX.

O FOGO DE SANTO ANTÃO PROVOCAVA
TREMENDAS MUTILAÇÕES

O Ergotismo, dito também como o FOGO DE SANTO ANTONIO, (citado da Plínio como ignis sacer= fogo sagrado ) foi na época medieval uma das doenças mais temidas, que atingia muitas vitimas.
Se tratava de uma intoxicação de origem alimentar provocada pela ingestão de farinha de cereais contaminada.
A doença começava como uma intensa queimadura e provocava no doente o dessecamento dos tecidos e a gangrena, levando-a à perda das articulações. Estas partes vinham amputadas para impedir que a doença se alastrasse por causa da infecção.
O ergotismo desapareceu e o "Fogo de Santo Antonio" tornou se nome para o "Herpes-Zoster", uma infecção que atinge as células nervosas e se manifesta com fenômenos epidérmicos localizados ao longo do decurso dos nervos.

Ergot is an old member of the materia medica. It has been used in traditional medicine and it has been scientifically studied for more than 50 years. Among those studying ergot and its derivatives was the Swiss chemist Albert Hofman whose experiments let to the discovery of LSD, an ergot derivative that strongly interferes with the neurotransmitter serotonin.

In the field of conventional medicine, ergot derivatives are nowadays mostly used for their potential to enhance another neurotransmitter, dopamine. A dopamine deficiency is a common grave medical condition, Parkinson's Disease.

Ergotina
s.f. Alcalóide de cravagem do centeio, que provoca a contração dos músculos lisos e que é utilizado como hemostático. (Sua ingestão no pão com cravagem acarreta perturbações graves [ergotismo]: convulsões e gangrena dos membros.)

concluindo: daí até chegar a LSD... vai uma grande distância (até em termos de bom senso) :-(

«Processo para isolamento de alcalóides da ergotina da cravagem.
A presente invenção refere-se aos alcalóides da ergotina que são isolados da cravagem em altos rendimentos e pureza através de um processo que...
De c a 26 de Fevereiro de 2012
continuando...

«Processo para isolamento de alcalóides da ergotina da cravagem.
A presente invenção refere-se aos alcalóides da ergotina que são isolados da cravagem em altos rendimentos e pureza através de um processo que inclui a extração de claviceps purpurea, isto é, com uma mistura de solvente de tolueno/etanol para a obtenção de um extrato primário.
O extrato primário pode ser adicionalmente submetido a duas etapas de extração líquido-líquido para a purificação dos alcalóides resultando em um estrato de tolueno purificado.
O extrato de tolueno pode ainda ser parcialmente evaporado e um produto cristalino obito através da cristalização do tolueno ou de uma mistura de tolueno e um hidrocarboneto alifático.»

http://www.patentesonline.com.br/processo-para-isolamento-de-alcaloides-da-ergotina-da-cravagem-150073.html#resumo

FUNGOS E PRODUÇÃO DE SUBSTÂNCIAS DE USO FARMACÊUTICO

Foi do ascomiceto Penicillium chrysogenum que se extraiu originalmente a penicilina, um dos primeiros antibióticos a ser empregado com sucesso no combate a infecções causadas por bactérias.

Certos fungos produzem toxinas poderosas, que vêm sendo objeto da pesquisa farmacêutica. Muitos fungos produzem substâncias denominadas ciclopeptídios, capazes de inibir a síntese de RNA mensageiro nas células animais. Basta a ingestão de um único corpo de frutificação (cogumelo) do basidiomiceto Amanita phalloides, por exemplo, para causar a morte de uma pessoa. Um fungo muito estudado do ponto de vista farmacêutico foi o ascomiceto Claviceps purpurea, popularmente conhecido como ergotina. Foi dele que se extraiu originalmente o ácido lisérgico, ou LSD, substância alucinógena que ficou famosa na década de 1970.

A ergotina cresce sobre grãos de cereal, principalmente centeio e trigo.
Cereais contaminados por ergotina causaram, no passado, intoxicações em massa, com muitas mortes. Desde o século XVI as parteiras já conheciam uma propriedade farmacêutica da ergotina: se ingerida em pequenas quantidades, acelera as contrações uterinas durante o parto.
...
http://www.geocities.ws/pri_biologiaonline/importancia_ecolo_econ_fungos.html

com votos de bom parto em próximas pariduras ;-))

http://www.youtube.com/watch?v=duPxBXN4qMg

Comentar post

últ. comentários

Olá. Posso falar consigo sobre a sua tia Irmã Mar...
Olá Tudo bem?Faço votos JS
Vim aqui só pra comentar que o cara da imagem pare...
Olá Teresa: Fico contente com a tua correção "frei...
jotaeme desculpa a correcção, mas o rei freirático...
Lembrai os filhos do FUHRER, QUE NASCIAM NOS COLEG...
Esta narrativa, de contornos reais ou ficionais, t...
Olá!Como vai?Já passaram uns meses... sem saber de...
continuo a espera de voltar a ler-te
decidi ontem voltar a ser blogger, decidi voltar a...

Julho 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

pesquisa

links

arquivos

tags

todas as tags

subscrever feeds