Vieira da Silva
Da pintora Maria Helena Vieira da Silva, cumpridos hoje dez anos após a sua morte, é dito utilizar a técnica da perspectiva, surgindo os óleos num processo work in progress. Par de temáticas: “representação não mimética da realidade e a utilização do quadrado.”
A Sotheby's vendeu, em Paris, por mais de um milhão de euros, o Inverno, última pintura à direita, de Vieira da Silva. A propósito do facto e à laia de comentário, num sítio qualquer, li: _ “É capaz de honrar mais a Cultura portuguesa do que a transferência de Mourinho para o Real Madrid e o pontapé de Ronaldo... Mas... quem sabe? Quem sabe o que se considera, hoje e aqui, em Portugal, cultura?”
Se a interrogação retém alguma verdade, comparar futebol com o legado da Vieira da Silva, é obra!
Arpad Szenes
O marido, Arpad Szenes, dela era distinto no imaginário traduzido nas telas. Enquanto “As Cidades” da mulher são dinâmicas e perturbantes, as de Arpad inspiram tranquilidade. Arpad viveu o bastante para assistir ao real da Fundação Arpad Szenes - Vieira da Silva em Lisboa.
"Luta com um anjo", Vieira da Silva
Apesar das glórias, desgostos e idade, Vieira da Silva continua a pintar. Sabe que o outro lado não estará muito longe. Ainda em 1992 pinta uma sucessão de têmperas, com o título "Luta com um anjo". É o prenúncio do fim. Vieira da Silva não é dada a grandes místicas, mas há sempre interrogações que se colocam:
_ Às vezes, pelo caminho da arte, experimento súbitas, mas fugazes iluminações e então sinto por momentos uma confiança total, que está além da razão. Algumas pessoas entendidas que estudaram essas questões dizem-me que a mística explica tudo. Então é preciso dizer que não sou suficientemente mística. E continuo a acreditar que só a morte me dará a explicação que não consigo encontrar.
A 6 de Março de 1992, faz hoje dez anos, Vieira da Silva morre em Paris.Partiu ao encontro de uma explicação. Será que a encontrou?”
* http://www.vidaslusofonas.pt/vieira_da_silva.htm
CAFÉ DA MANHÃ
Adoçantes
Peregrinando
Brasileiros