Quinta-feira, 14 de Junho de 2012

AGENDA QUE FORA VAZIA

Autor que não foi possível identificar

 

Era o dia. Marcara-o em agenda vazia. Queria-a virgem de rotinas por cumprir. De ociosidades. De breves fichas de leituras. Ao abrir a Moleskine ampla, oferta com poucos dias, escreveu com letra bonita o propósito. Assim registado com ritual condigno, pensou não ter motivo para deslize. De facto, optara por limpar o espírito dos negrumes últimos. Das mentiras que o íntimo adivinhava num tom de voz, numa interjeição, numa frase. Dos conselhos que alguns atreviam para lhe comandarem atitudes. Das intrigas alheias que atingiam amigos e, solidária, ouvia. De falsos afetos apresentados como hologramas e, supostamente, lhe dirigiam. De interesses rasteiros. De hipocrisia. Da ingenuidade tonta pensada como característica sua. Da confusão entre espontaneidade e espírito débil. De ser manipulável o que contraria o natural pragmatismo e as análises íntimas. De ser frívola pelo cuidado no arranjo quando, em cada manhã, apenas projetava estar bem consigo deixando liberto o pensamento para o importante na vida. Do impositivo não gosto assim ou assado. Do convencimento dela obedecer, conquanto negado pelo dia-a-dia e pela argumentação. De ser tida por lerda apenas pelo gosto de nos outros ver o melhor.

 

Escreveu na página limpa: _ “Eliminar dos que me rodeiam incumpridores do respeito que exijo e devolvo.”

 

CAFÉ DA MANHÃ

 

publicado por Maria Brojo às 11:50
link | Veneno ou Açúcar? | favorito
2 comentários:
De Acuçar C. a 14 de Junho de 2012
Desabafo? Deixa eu dizer...

http://www.youtube.com/watch?v=YMMT6S-fBQU
De Acuçar C. a 15 de Junho de 2012
Crónica com brinde do autor

«... E quanto aos perfumes celestiais vou ali e já venho, quem é capaz de fazer amor com o Espírito Santo em cima levante o braço. Só os ilusionistas, talvez, consigam isso, de pombo no ombro e uma data deles a nascerem das mãos, mas com tanto pombo a nascer das mãos quem consegue abraçar, quanto mais. Há pessoas a quem basta uma pagela do Sagrado Coração de Jesus, cheio de espinhos, para que as hormonas se paralisem. Ou uma santinha fosforescente. O meu amigo José Cardoso Pires usava uma expressão para isto, e peço desculpa a ouvidos sensíveis: tira a tesão a um mocho. Ele achava, o pecador, que a fotografia do pai à cabeceira inibia, ao passo que a fotografia do marido ajudava, maridos a sorrirem na moldura, aprovando. Pergunto-me como pude ser amigo de uma criatura repugnante a este ponto, de maneira que o repreendia com severidade apontando-lhe, com o dedo firme, o caminho da virtude, alto e fragoso, mas no fim doce, suave e deleitoso. Vêem como Os Lusíadas são capazes de meter um crápula nos eixos? E aí estou de acordo com o outro, que sustentava que a poesia deve ter por objectivo a verdade prática, estou de acordo mesmo ignorando o que verdade prática significa. Basta a palavra verdade para eu começar com problemas.

- O que é a verdade?

perguntava Pôncio Pilatos e, neste ponto, poderia começar um texto erudito de quinhentas páginas acerca do assunto. Por acaso apetece-me mas, por azar, não me dão mais espaço. E por não me darem mais espaço me cerro, como diziam os antigos. Que bonito, me cerro. Há qualquer coisa de flor nesta expressão e espero que a primeira leitora que apanhar este brinde grátis lhe pegue devagarinho e enfeite com ele o cabelo.»

Ler mais: http://visao.sapo.pt/cronica-com-um-brinde-do-autor=f670051#ixzz1xrsLjivg

http://www.youtube.com/watch?v=UNVH4uV6r_o

Comentar post

últ. comentários

Olá. Posso falar consigo sobre a sua tia Irmã Mar...
Olá Tudo bem?Faço votos JS
Vim aqui só pra comentar que o cara da imagem pare...
Olá Teresa: Fico contente com a tua correção "frei...
jotaeme desculpa a correcção, mas o rei freirático...
Lembrai os filhos do FUHRER, QUE NASCIAM NOS COLEG...
Esta narrativa, de contornos reais ou ficionais, t...
Olá!Como vai?Já passaram uns meses... sem saber de...
continuo a espera de voltar a ler-te
decidi ontem voltar a ser blogger, decidi voltar a...

Julho 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

pesquisa

links

arquivos

tags

todas as tags

subscrever feeds