Terça-feira, 10 de Julho de 2012

‘NÚMERO DE DUMBAR’

Michele del Campo

 

"Nos anos 90, foi desenvolvida uma teoria antropológica batizada como "Número de Dunbar". Estabelece que o tamanho do neocortex humano - a parte do cérebro usada para o pensamento consciente e a linguagem - limita a capacidade de administrar círculos sociais até 150 amigos, independente do grau de sociabilidade do indivíduo. Foi baseada na observação de agrupamentos sociais em várias sociedades - de vilarejos do neolítico a ambientes de escritório contemporâneos. Segundo Dunbar, a definição de "amigo" é aquela pessoa com a qual outra se preocupa e com quem mantém contato pelo menos uma vez por ano. Ao questionar se o "efeito Facebook" teria aumentado o tamanho dos círculos sociais, percebeu que não.

_ "É interessante ver que uma pessoa pode ter 1,5 mil amigos, mas quando olhado o tráfego nesses sites, percebe que aquela pessoa mantém o mesmo círculo íntimo de cerca de 150 pessoas que observamos no mundo real" (…) As pessoas orgulham-se de ter centenas de amigos, mas a verdade é que os seus círculos são iguais aos dos outros."

 

Foram analisadas trezentas mil pessoas de todos os continentes.  "O efeito não é isolado em adultos mais velhos. Os relacionamentos fornecem um nível de proteção a todas as idades", afirmou Timothy Smith, outro pesquisador que participou do estudo. Smith alerta que a tecnologia pode levar algumas pessoas a pensarem que redes sociais face a face já não são necessárias. "Como humanos, encaramos os relacionamentos como algo garantido, somos como peixes que não notam a água. A interação constante não é apenas um benefício psicológico, mas influencia diretamente a nossa saúde física."

 

Uma pesquisa da Universidade Brigham Young, nos Estados Unidos, sugere que ter uma boa rede de amigos e vizinhos pode aumentar a sobrevivência humana em 50%. Para os pesquisadores americanos, ter poucos amigos pode ser tão prejudicial à sobrevivência de uma pessoa como fumar 15 cigarros por dia ou ser alcoólatra. Acreditam que tomar conta de outras pessoas nos leva a cuidar melhor de nós mesmos. Perder o apoio social pode diminuir ainda mais a probabilidade de sobrevivência do que a obesidade ou sedentarismo.”

 

Nota – fonte que não foi possível, neste momento, identificar.

 

CAFÉ DA MANHÃ

 

publicado por Maria Brojo às 09:59
link | Veneno ou Açúcar? | favorito
2 comentários:
De Acuçar C. a 10 de Julho de 2012
Há muitas hipóteses que ajudam na localização da fonte:

http://escoladeredes.net/profiles/blogs/numero-de-dunbar-confirmado-em

Esta ainda acrescenta diferenças homem/mulher

«...Ainda segundo Dunbar, o comportamento de homens e mulheres em relação às amizades é diferente. “Elas são melhores em manter as amizades apenas conversando. Os homens precisam fazer alguma coisa juntos para se manterem em contato”, explicou.»

http://abiliodiniz.uol.com.br/qualidade-de-vida/acesso-limitado-nas-redes-sociais.htm

http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=amor-afasta-amigos&id=5742

http://www.dignow.org/post/conex%C3%B5es-relacionamentos-e-o-n%C3%BAmero-de-dunbar-297146-98060.html

http://limi-lip.blogspot.pt/2011/04/neocortex-limita-o-numero-de-amigos.html

http://coisaqueacontece.blogspot.pt/2011/01/as-amizades-na-era-da-internet.html

...

Já não há grandes hipóteses de ajuda para perceber o "dumbar" em título, pois a raiz é muito pouco abonatória do neocortex:

«Lacking the power of speech. Used of animals and inanimate objects. b. Often Offensive Incapable of using speech; mute. Used of humans.»

E falta o "a propósito de... " ?

http://www.youtube.com/watch?v=kWb4M47mRwA
De EJSantos a 20 de Julho de 2012
Olá.
Há uns anos atrás, passei por uma fase muito má na minha vida (desemprego).
É interessante, mas nessa altura tive poucos amigos. E os poucos que tinha, estavam relacionados com o ginásio aonde treinava.

Comentar post

últ. comentários

Olá. Posso falar consigo sobre a sua tia Irmã Mar...
Olá Tudo bem?Faço votos JS
Vim aqui só pra comentar que o cara da imagem pare...
Olá Teresa: Fico contente com a tua correção "frei...
jotaeme desculpa a correcção, mas o rei freirático...
Lembrai os filhos do FUHRER, QUE NASCIAM NOS COLEG...
Esta narrativa, de contornos reais ou ficionais, t...
Olá!Como vai?Já passaram uns meses... sem saber de...
continuo a espera de voltar a ler-te
decidi ontem voltar a ser blogger, decidi voltar a...

Julho 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

pesquisa

links

arquivos

tags

todas as tags

subscrever feeds