Anne Bascove
Há atrasado, publiquei o “Foram elas”. Nadesha, companheira de Ossip Mandelstam, Maria Bassova heroína numa narrativa do russo Boris A. Lavrenev, foram uns entre mais exemplos da importância das mulheres na história da literatura. É chegado o momento de abrir o veludo do palco sobre os homens que as trouxeram à ribalta.
Mandelstan, primeiro dos primeiros do ‘Acmeísmo’, poeta genial, apoiou com entusiasmo a ‘Revolução’. Por escasso intervalo de tempo, diga-se, ao não ter digerido a censura artística do regime, bem como a injusta execução de Gumilev. Opta pelo jornalismo, viaja e testemunha a miséria cruel das gentes do seu povo. A realidade vivida detonou a sua revolução íntima. Coerente, escreve, prenhe de ironia, o poema “Epigrama de Stalin” onde escorre ódio ao regime.
"Vivemos sem sentir..."
Vivemos sem sentir a Rússia em baixo,
não se ouvem nossas vozes a dez passos.
Mas onde houver meia conversa
– sempre se há de lembrar o montanhês do Kremlin.
Seus grossos dedos são vermes obesos;
e as palavras – precisas como pesos.
Sorri – largos bigodes de barata;
e as longas botas brilham engraxadas.
Rodeiam-no cascudos mandachuvas;
seu jogo: os meio-homens que subjuga.
Um assobia, um rosna, um outro mia,
só ele é quem açoita, quem atiça.
E prega-lhes decretos-ferraduras na testa ou no olho,
na virilha ou nuca.
Degusta execuções como quem prova uma framboesa,
o osseta de amplo tórax.
1934
Lido a amigos, indiscretos alguns, é salvo da pena de morte por Bukharin, conquanto não escape ao desterro siberiano. Nadesha acompanha-o. Assiste à destruição da obra de Ossip e ao seu final. Ressuscita os poemas ao reescrevê-los baseada na memória rigorosa que deles possuía.
Boris A. Lavrenev, através da ficção “O Quadragésimo Primeiro” escrita em 1924, inaugura a literatura soviética. Não isolado, é certo, mas surge como referência primeira. Na obra, a guerra civil entre o ‘Exército Vermelho’ e o ‘Exército Branco’. História de amor fadada à tragédia devida ao enamoramento de Maria Bassova pelo capturado tenente Nikolavevich dos «brancos».
Maria, atiradora dos «vermelhos» e famosa pelos quarenta mortos correspondentes ao número de tiros disparados, é destacada para controlar o inimigo. O tenente, portador dum segredo de guerra sobrevivera ao quadragésimo primeiro tiro de Bassova, é destinado a chegar inteiro ao quartel revolucionário. Entre dramas muitos, a posteridade romântica herdou cena de amor da militar referida no “Foram Elas”.
Nota: publicado no "Escrever é Triste"
CAFÉ DA TARDE
http://www.fazbot.eu/watch.php?v=102_3650321 " O QUADRAGÉSIMO PRIMEIRO"
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