Maria Madalena por Friedrich Heinrich Füger
Maria Madalena interrompe a leitura. Ergue o olhar. Sob a luz coada pelo arvoredo, atenta no observador que a contempla. Adivinha-lhe o pensar dela possuir sensualidade inferior quando comparada à Madalena de Correggio. Permanece a melancolia, a postura abandonada, ombros e pés nus sobre tapete de musgo.
Ignorava, então, que a sua pose remeteria para luxúrias de outros. Giacomo Casanova, um deles. Talvez o mulherengo convicto tivesse visto o original de Correggio em Dresden. O misto de devoção e excitação dos sentidos rendeu-o como terá acontecido com a generalidade dos emotivos no século XVIII.
Maria Madalena por Correggio
Seduzido pela obra original e pela cópia adquirida a Friedrich Heinrich Füger por Luís I da Baviera, amante de mulheres várias como Giacomo Casanova, passaria a designar por M.M. as mulheres que possuía. Uma delas, freira, presenteia-o com originalidade: caixa para tabaco em ouro onde é retratada duas vezes. Aberta a caixa longitudinalmente, aparece composta pelo hábito. No sentido transversal, surge nua na postura da Maria Madalena adotada por Füger.
Nem o ouro contraporia durabilidade ao sentimentalismo volúvel de Casanova.
Nota: há pouco, publicado aqui.
CAFÉ DA MANHÃ
Adoçantes
Peregrinando
Brasileiros