Quarta-feira, 13 de Fevereiro de 2013

ESCÂNDALO!

 

Autor que não foi possível identificar                                                                                                     Grant Wood

 

Em Portugal, o “Dia Mundial da Rádio” amanheceu, de novo, com notícias de fraudes e incompetências. O futebol como prato de substância. Nada que aos microfones distinga aniversário de quotidianos outros.

 

Ao criar o "telégrafo sem fio” em 1896, o senhor Guglielmo Marconi prestou favor ao mundo da época e do advir – na atualidade, em Timor-Leste a principal forma de comunicação ainda é a rádio pelas dificuldades nos WWW e nas receções televisivas. As estórias da História referem um sacerdote brasileiro, Roberto Landell de Moura, como inventor do rádio. Acrescentam que em 1894, com aparelho semelhante ao do italiano, terá efetuado emissões e receções de sinais até à distância de oito quilómetros – desde o bairro de Santana até à maior altitude da Avenida Paulista. Seja qual for a verdade, é dado como certo que o fanatismo cristão acusou o padre Roberto de pactuar com o demónio, destruiu as suas notas e o aparelho. Tais malfeitorias adiaram para 1900 as demonstrações públicas do invento. Marconi terá, então, ganho a corrida.

 

Em dia de bolo e velas, a rádio debitou escândalo de truz: os inefáveis pensantes que nos regulam para obviarem ao desmesurado aumento de rendas incomportáveis para idosos com reformas que, de pequenas, nem para o essencial chegam, deram início a elaboração de ajuda. Pronta daqui a cinco anos. Ora, em cinco anos, quem sabe quantos dos idosos carenciados viverão ainda? E até lá? Se se finarem neste intervalo de tempo, acaba-se-lhes a miséria. Sobrevivendo, que a aguentem. Um escândalo! Outra prova larápia de matreirice.

 

Nota: a bold o publicado aqui.

 

Complemento: “Maria Emília Teixeira, de 79 anos, saiu esta segunda-feira da casa onde viveu 40 anos para não voltar mais. Foi a segunda idosa a ser despejada pela Câmara do Porto por não responder a um inquérito. Tinha as rendas em dia.”

 

CAFÉ DA MANHÃ

 

1 - A TSF produziu espécie de jogo de vídeo imperdível para quem sobre a história dos dias da rádio quer saber mais. À disposição, aqui.

 

2

publicado por Maria Brojo às 10:08
link | Veneno ou Açúcar? | favorito
2 comentários:
De Ghost a 26 de Fevereiro de 2013
A evocação de Marconi e de Landell de Moura parece completamente fora do contexto desta celebração, demasiado recente:

«DN 12-02-2012
O primeiro Dia Mundial da Rádio reúne, amanhã, em Lisboa estudantes, radialistas e profissionais de vários grupos de media, num encontro em que se discutirá o passado, assim como as novas tendências deste meio de comunicação social.

O programa que assinala este 1º Dia Mundial da Rádio, lançado no final do ano passado pela Unesco, inclui vários painéis em que reúne "todas as gerações", "dos estudantes e profissionais no ativo àqueles que já saíram da profissão", começando com a exibição de um documentário sobre a comemoração no ano passado dos 20 anos da Rádio Energia, feito pelos alunos do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), indicou à Lusa Luís Loureiro, um dos organizadores das comemorações em Portugal.
O ponto alto do evento será uma tertúlia que juntará gestores, diretores de programação, vários profissionais e professores e investigadores de Comunicação Social, que irão comparar a rádio do passado com a do presente e revelar que perspetivas têm sobre o que poderá ser o futuro deste meio.
"Há pessoas que só consomem rádio pela internet, outras que nos empregos acedem aos portais, mesmo em 'mute' [com o som desligado], porque é nas rádios que têm primeiro acesso à informação e querem aí acompanhá-la. São os novos tempos e a rádio tem que se adaptar aos novos tempos", ilustrou o investigador de Media e Comunicação ISCSP.
O fim do evento acabará em "guerra", numa "DJ Battle", protagonizada por radialistas que evoluíram parcial ou totalmente para uma relação diferente com a música e se transmutaram em DJs, revelou ainda o organizador.
A ideia da criação de um dia mundial da rádio está "no ar" há mais de uma década, mas só ganhou forma na Unesco a partir de uma proposta formal apresentada por Espanha no final do ano passado.
A partir daí, "foi tudo muito rápido", comentou Luís Loureiro, até por força do dia escolhido: 13 de fevereiro, dia em que foi pela primeira vez emitida em 1946 a United Nations Rádio, para um grupo de seis países.
Outra data tivesse sido escolhida para assinalar o 1º Dia Mundial da Rádio e a comunidade académica portuguesa ligada à investigação da rádio como meio de comunicação social "mais tempo teria tido para organizar este evento.
Ainda assim, Luís Loureiro não esconde a satisfação da organização com "esta ideia simples de se juntar todos os profissionais da rádio fora de uma lógica de grupo de media".
E a verdade é que o dia 30 de outubro esteve muito perto de ser escolhido. Assinala o talvez mais notável evento radiofónico de sempre, o dia em que Orson Welles anunciou aos microfones nos Estados Unidos a "Guerra dos Mundos".
O programa emitido em 1938, assinado pelo realizador de "Citizen Kane", não reuniu o consenso dos mais de 1200 membros do conselho executivo da Unesco, e acabou por ser aprovado dia 13 de fevereiro de 1946.
Lisboa assinala-o na segunda-feira, a partir das 16h30, no Atmosphere Loung, na Junqueira, um espaço que é, na sua essência, a materialização física de uma 'Web rádio', com ambiciosos projetos de internacionalização. Como sublinha Luís Loureiro, "também é simbólico"!»

Sobre a emissão de sinais de rádio, e não sobre os dias da rádio, há outras datas:

http://www.shopantenas.com.br/blog/dia-do-radioamador-18-de-abril-ou-5-de-novembro

http://www.iaru.org/world-amateur-radio-day.html
De Maria Brojo a 27 de Fevereiro de 2013
Fiquei elucidada. Obrigada.

Comentar post

últ. comentários

Olá Tudo bem?Faço votos JS
Vim aqui só pra comentar que o cara da imagem pare...
Olá Teresa: Fico contente com a tua correção "frei...
jotaeme desculpa a correcção, mas o rei freirático...
Lembrai os filhos do FUHRER, QUE NASCIAM NOS COLEG...
Esta narrativa, de contornos reais ou ficionais, t...
Olá!Como vai?Já passaram uns meses... sem saber de...
continuo a espera de voltar a ler-te
decidi ontem voltar a ser blogger, decidi voltar a...
Autor que não foi possível identificar: Andrew Atr...

Julho 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

pesquisa

links

arquivos

tags

todas as tags

subscrever feeds