Sábado, 6 de Abril de 2013

ONDE A AUTOCRÍTICA É CONFESSA

 

Eric Zener

 

Estendo a mão à palmatória e reconheço ter cedido vezes demais à ironia, quiçá sarcasmo, ao perorar sobre a condição masculina. Algumas dissertações foram decantes frívolos pela dispensa da objetividade como filtro.

 

Ao contracenar no palco da vida, não distingo condição feminina e masculina. Neste particular, os acasos da fortuna têm sido generosos. Negar desencontros no carreiro dos meus dias seria mentira. A tal me escuso. Todavia, pelo crivo da exigência suavizado com tolerância, peneiro atitudes próprias e alheias, deixando cair arrogâncias vãs. Racional, sim, apaixonada sempre. Uma cartesiana emotiva. O pecúlio de incoerência salta à vista.

 

Com a ciência aprendi a evitar o «sempre» e o «nunca». Que os extremos conceptuais são limites a que a natureza foge. Ela mescla, destrói para criar, não desperdiça, conserva matéria e energia. Que dos convencionados atributos psíquicos masculinos e femininos todos possuímos, dou por certo. A caricatura dos sexos resulta de atavismos históricos que desembocaram em preconceitos de ontem e do agora.

 

Pela correria da evolução social não é tarefa fácil integrar os novos papéis e desafios que sujeitam homens e mulheres. E baralhamos e ensaiamos e recuamos e avançamos. Porque a harmonia existe, é absurdo o refúgio nos clichés ou em retaliações ditadas por fátuas soberanias.

 

CAFÉ DA MANHÃ

 

publicado por Maria Brojo às 07:16
link | Veneno ou Açúcar? | favorito
2 comentários:
De Ghost a 6 de Abril de 2013
Juíz em causa própria pode sofrer de miopia.

Que tal o recurso a segundos e terceiros?

La autocrítica es la capacidad de poder reconocer la propia miseria y en consecuencia, tratar de mejorarla. La autocrítica le permite al sujeto conocerse mejor y mejorarse día a día. Lamentablemente no todo el mundo está preparado para ella.

La Proyección como fenómeno defensivo suele ser una precaria herramienta neurótica capaz de permitirle al sujeto evadir la autocrítica. De esta forma, no es él el que posee el defecto, sino un otro. La Proyección puede tener muchos niveles de sofisticación, es el más precario de ellos es el que me enoja terriblemente.
De Maria Brojo a 7 de Abril de 2013
Tudo a propósito e esclarecedor.

Comentar post

últ. comentários

Olá. Posso falar consigo sobre a sua tia Irmã Mar...
Olá Tudo bem?Faço votos JS
Vim aqui só pra comentar que o cara da imagem pare...
Olá Teresa: Fico contente com a tua correção "frei...
jotaeme desculpa a correcção, mas o rei freirático...
Lembrai os filhos do FUHRER, QUE NASCIAM NOS COLEG...
Esta narrativa, de contornos reais ou ficionais, t...
Olá!Como vai?Já passaram uns meses... sem saber de...
continuo a espera de voltar a ler-te
decidi ontem voltar a ser blogger, decidi voltar a...

Julho 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

pesquisa

links

arquivos

tags

todas as tags

subscrever feeds