Quinta-feira, 6 de Abril de 2006

PEREGRINANDO


Jim Warren

“O mundo é composto de mudança”, sabia, mas tem de ser meteórica? De nos fazer cavalgar balões cheios de hélio cujo atilho caiu? Num tempo em que “se existe agarra hoje porque amanhã não tens” é quase sempre tarde demais. Dá aquele ar deprimente de Maria Papoila «maila» trouxa na estação a ver os comboios passar. Ao entrar num, descobre só ter dado o aforro para o ronceiro, tipo regional, numa época de Pendulares e Alfas e TGV que está quase, mesmo quase, a vir aí.

Passadas décadas de “férias?, que é isso”, Portugal democratizou os ócios. Rodeado de costa por todo o lado menos por um, os nativos optaram pelo Algarve. “Se é bom para os da estranja, melhor é para mim!” Pensado e feito. Quinze anos e torraram-no. Por pouco nada restava no braseiro da construção. Vai daí, a gente fina com horror a misturas possidónias, deixou de “ir lá para baixo, em Agosto, que horror!” Ano sim, ano não, escolhia no mês de estio a boa e velha Europa, primeiro, o solar do Douro ou da Beira, depois. Em Setembro era a rentrée. O povo não esteve de modas: meteu a familota no carro, caravana a gingar, e foi dar uma “volta pela Europa.” No regresso esgrimia números: “vi dez países em três semanas, aquilo é que foi!” – “Olha para ele... Fiz o mesmo em dez dias.”

No presente, o Brasil está mais perto que Bragança, tem o aliciante da máxima adrenalina no esconde-esconde com o ladrão/assassino, garante bronzeado mínimo, calor e chuva à-vez-à-vez. Óptimo para excursões da Junta de freguesia. O mesmo com Cuba, as Maurícias, Seycheles, Maldivas, México, República Dominicana et cetera e tal. E a neve? Qual Aspen ou Chamonix? Um ali-já-volto à serra Nevada sai barato, e arrisca os Pirinéus.

Viagens em pacote, seguem como pacotes no avião, metaforizam descanso em pacotes e regressam imersos em pacotes de inutilidades. De rastos, sem cheta, com mais uma dívida às costas, mas que “sim, foi muito bonito, havias de ver, tens que ir mais o teu homem que vale a pena.” Ainda não foram reveladas as fotografias e chega o arraso: para onde foram e fingiram ter gostado, afinal é uma cretinice como destino de férias, o aconselhado é o Vietname, a Patagónia ou o Fim do Mundo. Melhor ainda é um circuito em manga curta pelo Árctico ou a Suíça de bicicleta. Aqui chegado, o português levanta o sobrolho e comenta: “ora ainda bem que não fui nem a metade. Idalina, pró ano vamos para os Moinhos de Maré no Seixal.”
publicado por Maria Brojo às 18:42
link | Veneno ou Açúcar? | favorito
3 comentários:
De Sandro Franco a 10 de Abril de 2006
Aqui não se trata de cantar bem ou mal, trata-se da aproximação que cada um de nós faz à música. Isso é que é interessante(também faz parte de um trabalho que estou a fazer).
De Tati a 9 de Abril de 2006
LOL Meu caro, cantar nem na «casinha»! Não me sugira tal sacrilégio, faça-me o favor. lol
De Sandro Franco a 8 de Abril de 2006
Estou a fazer um desafio no Live Journal e extendo o desafio para ti.
É assim: Cantar a música "AnTena" d' "A Naifa". podes enviar em mp3 para o meu mail ou então gravar naquelas cassetes de gravadores de voz (aquelas cassetes pequenas) e enviar pelo correio que eu depois faço uma entrada , que tu possas ver tamabém (porque o meu blog não é público) e ouvires as outras gravações. Se não tiveres a música eu envio-ta por e-mail, juntamente com a minha morad se preferires usar o correio normal (éesse que tens no teu blogue não é?).
Fica o desafio, aguardo respota (envia mail qporque fico a saber de imediato ok?

Comentar post

últ. comentários

Olá Tudo bem?Faço votos JS
Vim aqui só pra comentar que o cara da imagem pare...
Olá Teresa: Fico contente com a tua correção "frei...
jotaeme desculpa a correcção, mas o rei freirático...
Lembrai os filhos do FUHRER, QUE NASCIAM NOS COLEG...
Esta narrativa, de contornos reais ou ficionais, t...
Olá!Como vai?Já passaram uns meses... sem saber de...
continuo a espera de voltar a ler-te
decidi ontem voltar a ser blogger, decidi voltar a...
Autor que não foi possível identificar: Andrew Atr...

Julho 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

pesquisa

links

arquivos

tags

todas as tags

subscrever feeds