Sexta-feira, 22 de Agosto de 2008

VEM COM OS MELÕES E AS MELANCIAS


Autor quen não foi possível identificar

Ser feliz por obrigação é infelicidade sazonal. Vem com os melões e as melancias, os abrunhos e os banhistas. Passar um ano às arrecuas com a vida, adiando projectos e apetites para as férias, é como fazer compota só com a fruta do quintal – quando arrebanhada a bastante, ou a primícia apodrece ou é pequeno o panelão. Por mor deste empirismo culinário, tão certeiro como o de Hume, conservo a fruta apanhada e pelo ano fora faço o gosto à colher de pau. Com as demais gostosuras da vida, o mesmo – parto e reparto, cuidando de gozar a maior parte. Esteja em férias ou não.

O meu espírito, ocasionalmente diletante, divaga num «quadrilema» antigo para opção de férias: segunda e própria casa, navio, dormida ou avião e dormida. Se o pessoal doméstico na urbe é raro, em tempo de férias vai-se, desaparece, dá às-de-vila-diogo. Sobra casarão para cuidar e amigos tão amigos que não param de chegar. Às tantas, são mais que as digníssimas mães e remédio só um: deixá-los felizes e juntos, optando os anfitriões pelo «trilema sobrante». Estando o físico de rastos, mais não aguento que check-in directo a poiso apetecível e a distância conveniente. Espírito em tiras tão finas como as de chila esborrachada requer lonjura. Abalada, contudo erecta, opto pelo marítimo amanhecer de prata e avermelhado crepúsculo.

E se gosto de melão doce, melancia carnuda e abrunhos polposos, não salivo pelos sítios de "ir a banhos". Neste particular, reservo-lhes igual devoção à inspirada por imposições, festas in, e feiras de verão – distância.

CAFÉ DA MANHÃ


A ler: Rititi e Carlos Amaral Dias
publicado por Maria Brojo às 09:23
link do post | Veneno ou Açúcar? | favorito

últ. comentários

Lembrai os filhos do FUHRER, QUE NASCIAM NOS COLEG...
Esta narrativa, de contornos reais ou ficionais, t...
Olá!Como vai?Já passaram uns meses... sem saber de...
continuo a espera de voltar a ler-te
decidi ontem voltar a ser blogger, decidi voltar a...
Autor que não foi possível identificar: Andrew Atr...
De férias , para sempre. Fechou a loja... :-(
Curta as férias querida...Beijos
ABANDONODAVID MOURÃO FERREIRAPor teu livre pensame...
Ainda?Isso aí no Inverno é gelado ;-)

Julho 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

pesquisa

links

arquivos

tags

todas as tags

subscrever feeds