Sábado, 30 de Agosto de 2008

DIÁFANOS DEFEITOS E VIRTUDES


Autor que não foi possível identificar

Está difícil identificar defeitos e virtudes. Falta lista exaustiva dos aspectos a banir e dos que merecem incentivo. Falta catálogo de bons e maus comportamentos, boas e más pessoas, como apoio fácil para educar as crianças e interagir socialmente.

No passado, havia o rol de pecados classificados e graduados por importância - veniais e capitais. Dos primeiros, ninguém se lembra, os segundos subdividiam-se nos cometidos contra o espírito e contra o corpo. Uns e outros banalizaram-se, e, agora, só os óbvios merecem crítica e penalização social, ainda que sob a alegação de doença ou de hedonismo menos adequado.

A lista dos pecados foi substituída por um código tácito sobre o que é suposto ou não fazer. Alguém que não se escapula aos normativos sociais é um tédio - pecado capital contra o espírito. Vieram as regras de boa educação que nos enformaram, saíram empobrecidas as regras básicas da identificação do defeito e de virtude. Para baralhar, qualidades e defeitos são sócios de longa data e altamente promíscuos.

Indo a factos:
- ser teimoso fornece perseverança para cumprir objectivos;
- saber mentir tanto desliza para a vigarice como para a diplomacia inteligente;
- ser compassivo tanto dá para a tontice como para santidade com direito a beatificação e imagens votivas.

O manto dos diáfanos defeitos e virtudes a todos abriga. Respiramos numa atmosfera de incorrecções menores. Tudo muito leve e sem contra-indicações.

CAFÉ DA MANHÃ


A ler: Célia Bernardo e António Eça de Queiroz
publicado por Maria Brojo às 09:48
link do post | favorito
Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

últ. comentários

Lembrai os filhos do FUHRER, QUE NASCIAM NOS COLEG...
Esta narrativa, de contornos reais ou ficionais, t...
Olá!Como vai?Já passaram uns meses... sem saber de...
continuo a espera de voltar a ler-te
decidi ontem voltar a ser blogger, decidi voltar a...
Autor que não foi possível identificar: Andrew Atr...
De férias , para sempre. Fechou a loja... :-(
Curta as férias querida...Beijos
ABANDONODAVID MOURÃO FERREIRAPor teu livre pensame...
Ainda?Isso aí no Inverno é gelado ;-)

Julho 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

pesquisa

links

arquivos

tags

todas as tags

subscrever feeds