Quarta-feira, 17 de Setembro de 2008

DA FNAC QUEIMAVA 90%


Alberto Vargas

De um conhecido ouvi dizer que ter um blogue é o mesmo que gemer em público. Mais dizia: para diário falta a privacidade, para soltar vagidos é de mau-gosto fazê-lo em público, como copy/paste do que “está a dar” é inútil, para trampolim a mais altos voos carece de credibilidade e talento. Era o mesmo que afirmava que se lhe ofertassem a Fnac ficava com dez por cento e queimava o resto. Um pedante, em suma! Até fraseava bem, obedecendo em tudo à semântica e ao estilo próprio da escrita criativa. De tão enigmático, raramente o entendia. Textos para intelectos superiores ao desta humilde escriba.

O saboroso da blogosfera é vê-la partilhada por gentes públicas e notáveis, que, lado-a-lado convivem com dislates e registos avulsos de anónimos como eu. Um caldo sem eira-nem-beira que me atrai – se na canja de galinha gosto de colocar na fervura uma cebola inteira, logo é visto que o género molde bem enformado não me satisfaz.

Estava o mundo dos blogues posto em sossego, quando ontem é aberto o Blogue da Fundação José Saramago. O nosso Nobel, escrevendo de Lanzarote ou doutro sítio tão lunar como aquele – entermeia dromedários com vinhedos que espreitam nas covas vulcânicas -, afirma que “chegamos sempre aonde nos esperam”. "Desculpas!" dirá o conhecido de outras eras. Uma “carta de amor a Lisboa”: «Mexendo nuns quantos papéis que já perderam a frescura da novidade, encontrei um artigo sobre Lisboa escrito há uns quantos anos, e, não me envergonho de confessá-lo, emocionei-me. Talvez porque não se trate realmente de um artigo, mas de uma carta de amor, de amor a Lisboa. Decidi então partilhá-la com os meus leitores e amigos tornando-a outra vez pública, agora na página infinita de internet e com ela inaugurar o meu espaço pessoal neste blog».

Isto sim, é suspiro com arte e engenho! Bem me apetecia ser o nitrato por detrás do espelho do antigo conhecimento!

CAFÉ DA MANHÃ


Madalena Palma


Rui Pelejão
publicado por Maria Brojo às 22:25
link do post | Veneno ou Açúcar? | favorito
4 comentários:
De Teresa C. a 20 de Setembro de 2008 às 13:23
J.- Meu querido amigo que nunca tive o prazer de conhecer de outro modo que pela via magnífica das palavras, sabe que mais? Quero lá saber de cuidados no que que por aqui rabisco! Isto é espaço de liberdade da qual não prescindo. Por isso prezo as intervenções que enriquecem os textos. Por isso reabri os comentários. Tinha saudades de si e de outros "amigos" que no blog fui fazendo sem jamais lhes ter visto os olhos pousados nos meus. Nem é preciso - os afectos não requerem cheiro e tacto.

Pirata Vermelho - porque sei da sua exigência na forma e conteúdo dos textos e muito apreço reservo às críticas que me endereça, honra-me que os meus textos lhe mereçam análise. Obrigada.

Nilson Barcelli - Recomendo a visita - não sairá desiludido. Na diversidade da blogosfera, concordo. O bom e o mau - e quem se outorga o direito à classificação? - convivem pacificamente. É mais-valia.
Entre os tais amigos cujo rosto é ignoto, está o Nilson. De onde se prova que o espírito pode unir mais os humanos do que o frente-a-frente.
Volte quando quiser. É sempre um mimo qualquer comentário seu.
De Nilson Barcelli a 18 de Setembro de 2008 às 19:03
Na minha humilde opinião, que já cá ando há 5 anos (acho que faço anos hoje...), os blogues não podem ser definidos com duas tretas apenas. Há de tudo como na farmácia e, por isso, qualquer definição serve sempre, mas só para alguns.
Não enfio, portanto, tão exígua carapuça...

Não vi o blogue do Saramago.
Gosto de vários livros que ele escreveu.
Vou lá visitá-lo.

Não tinha reparado que os comentários estavam abertos... acho bem, continua para ver se nos próximos 6 meses faço outro comentário... sou preguiçoso, como sabes...
De -pirata-vermelho- a 18 de Setembro de 2008 às 18:13
Oh mnina, grande parte dos blogs que pr'aí vejo mostra que "para diário falta a privacidade, para soltar vagidos é de mau-gosto fazê-lo em público, como copy/paste do que “está a dar” é inútil". Um sentimento que me cheira a desbafo mas que me pode ter parecido útil,em certos casos; passe a petulância de me pensar capaz de julgar a escrita - falo de temas e conteúdos. É que... como disse alguem, para diário falta a privacidade, para soltar vagidos é de mau-gosto fazê-lo em público [e] como copy/paste do que “está a dar” é inútil.~
Mas
não são só os blogs qu'enfermam desses males - revistas e publicações online, livrinhos (de) laureados, separatas e semanários, etc. também!
De j a 18 de Setembro de 2008 às 09:27
Cuidado, Amiga!
Não se manifeste, assim tão abertamente, a favor do nosso Nobel, porque existem por aí muitas mentes distorcidas e muitas línguas viperinas que, criticando a forma, pretendem atingir o conteúdo.
Invejas!

PS.
Continuo a gostar muito de si...

Comentar post

últ. comentários

Lembrai os filhos do FUHRER, QUE NASCIAM NOS COLEG...
Esta narrativa, de contornos reais ou ficionais, t...
Olá!Como vai?Já passaram uns meses... sem saber de...
continuo a espera de voltar a ler-te
decidi ontem voltar a ser blogger, decidi voltar a...
Autor que não foi possível identificar: Andrew Atr...
De férias , para sempre. Fechou a loja... :-(
Curta as férias querida...Beijos
ABANDONODAVID MOURÃO FERREIRAPor teu livre pensame...
Ainda?Isso aí no Inverno é gelado ;-)

Julho 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

pesquisa

links

arquivos

tags

todas as tags

subscrever feeds