Segunda-feira, 22 de Setembro de 2008

ARRIBA O LEITE PORTUGUÊS!


Autor que não foi possível identificar

Não gosto da espanholada. Distingo-os dos espanhóis a quem reconheço qualidades e hábitos culturais que nos faltam. Porque o fado se virou contra mim e durante uma semana tive a companhia de alguma espanholada, relembrei as razões que desde miúda até ao alvorecer da idade maior me tinham afugentado do nosso parceiro ibérico. A espanholada cacareja sem detença, é (in)dignamente pirosa, e no regime “tudo incluído” enfarda, bebe, refastela-se para, de seguida, recomeçar a sequência. A "portugesada," neste detalhe, é semelhante.

Pois ontem, os hermanos de quem lhes atribui o estatuto não estiveram com meias-medidas: entornaram o leite português, pretextando concorrência desleal com os «leiteiros» donos das vacas fronteiriças. Um descaro! Como se alguma vez lhes tivéssemos pisado a fruta que nos impingem ou deixado apodrecer o “pescado” nos congeladores dos supermercados. Não o fizemos por sermos os bravos do pelotão europeu, dispostos a sacrificar a economia nacional para que a União dos vinte e muitos tenha significado e consistência.

No Verão que o Outono chegado desalojou, cometi a veleidade de me aventurar pelas terras de “Don Quijote”. Em vez de passeio, diria tortura pelo calor e pela mania dos «hermanos» satisfazerem o ritual nacionalista da «siesta» que tudo cerra até depois das cinco e meia da tarde. Tive de aguentar a secura até, lentamente, devagar, devagarinho, abrir portas o comércio. Pelas ruas, nem viv’alma que por mor dos antepassados me antecipasse “botella” de água.

Quando o Torrente Ballester publicou “Crónicas do Rei Pasmado”, de imediato percebi que, como sempre, sabia de que falava.

CAFÉ DA MANHÃ


Leonor Barros


Manuel S. Fonseca
publicado por Maria Brojo às 23:32
link do post | favorito
De -pirata-vermelho- a 23 de Setembro de 2008 às 17:20
nem em termos económicos( lembro que "La economía española creció el 3,8% en 2007, una décima menos que en 2006 debido al menor dinamismo de la demanda interna, y el 3,5% en el cuarto trimestre del año, según avanzó hoy el Boletin Económico del Banco de España. Los datos coinciden con la previsión oficial para el conjunto del ejercicio." )
Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

últ. comentários

Lembrai os filhos do FUHRER, QUE NASCIAM NOS COLEG...
Esta narrativa, de contornos reais ou ficionais, t...
Olá!Como vai?Já passaram uns meses... sem saber de...
continuo a espera de voltar a ler-te
decidi ontem voltar a ser blogger, decidi voltar a...
Autor que não foi possível identificar: Andrew Atr...
De férias , para sempre. Fechou a loja... :-(
Curta as férias querida...Beijos
ABANDONODAVID MOURÃO FERREIRAPor teu livre pensame...
Ainda?Isso aí no Inverno é gelado ;-)

Julho 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

pesquisa

links

arquivos

tags

todas as tags

subscrever feeds