Segunda-feira, 22 de Setembro de 2008

ARRIBA O LEITE PORTUGUÊS!


Autor que não foi possível identificar

Não gosto da espanholada. Distingo-os dos espanhóis a quem reconheço qualidades e hábitos culturais que nos faltam. Porque o fado se virou contra mim e durante uma semana tive a companhia de alguma espanholada, relembrei as razões que desde miúda até ao alvorecer da idade maior me tinham afugentado do nosso parceiro ibérico. A espanholada cacareja sem detença, é (in)dignamente pirosa, e no regime “tudo incluído” enfarda, bebe, refastela-se para, de seguida, recomeçar a sequência. A "portugesada," neste detalhe, é semelhante.

Pois ontem, os hermanos de quem lhes atribui o estatuto não estiveram com meias-medidas: entornaram o leite português, pretextando concorrência desleal com os «leiteiros» donos das vacas fronteiriças. Um descaro! Como se alguma vez lhes tivéssemos pisado a fruta que nos impingem ou deixado apodrecer o “pescado” nos congeladores dos supermercados. Não o fizemos por sermos os bravos do pelotão europeu, dispostos a sacrificar a economia nacional para que a União dos vinte e muitos tenha significado e consistência.

No Verão que o Outono chegado desalojou, cometi a veleidade de me aventurar pelas terras de “Don Quijote”. Em vez de passeio, diria tortura pelo calor e pela mania dos «hermanos» satisfazerem o ritual nacionalista da «siesta» que tudo cerra até depois das cinco e meia da tarde. Tive de aguentar a secura até, lentamente, devagar, devagarinho, abrir portas o comércio. Pelas ruas, nem viv’alma que por mor dos antepassados me antecipasse “botella” de água.

Quando o Torrente Ballester publicou “Crónicas do Rei Pasmado”, de imediato percebi que, como sempre, sabia de que falava.

CAFÉ DA MANHÃ


Leonor Barros


Manuel S. Fonseca
publicado por Maria Brojo às 23:32
link | Veneno ou Açúcar? | favorito
8 comentários:
De Teresa C. a 26 de Setembro de 2008
Pirata-Vermelho - sei que entendeu muito bem os termos "espanholada" e "portuguesada". Quanto à ignorância dou de barato pertencer-me, bem como a opinião acima descrita.
De -pirata-vermelho- a 23 de Setembro de 2008
Peço explicações porque não distingo 'a portuguesada' dos portugueses, em geral.
Nem de qualquer português, mesmo que seja genial...



(Da 'espanholada' não sei falar e dos espanhóis muito pouco mas gosto do que fazem; em geral...
mesmo que não seja genial)
De -pirata-vermelho- a 23 de Setembro de 2008
A portuguesada é o quê do pelotão!?
Explique lá melhor, por favor.


(quanto à piroseira (um preconceito!) basta ir ali às docas a qualquer hora, uma vez que mora em Lisboa. O resto é paisagem mas por vezes não é tão pífio)
De -pirata-vermelho- a 23 de Setembro de 2008
nem em termos económicos( lembro que "La economía española creció el 3,8% en 2007, una décima menos que en 2006 debido al menor dinamismo de la demanda interna, y el 3,5% en el cuarto trimestre del año, según avanzó hoy el Boletin Económico del Banco de España. Los datos coinciden con la previsión oficial para el conjunto del ejercicio." )
De -pirata-vermelho- a 23 de Setembro de 2008
nem em termos de avanço tecnológico( lembro de uma forma um tanto aérea http://www.youtube.com/watch?v=0TzRCIsZZaw (http://www.youtube.com/watch?v=0TzRCIsZZaw) )
De -pirata-vermelho- a 23 de Setembro de 2008
nem em termos humanísticos( lembro por imagens http://www.youtube.com/watch?v=QHH28cRXu0U (http://www.youtube.com/watch?v=QHH28cRXu0U) )
De -pirata-vermelho- a 23 de Setembro de 2008
Você não parece ter grande noção da dimensão da Espanha, nem em termos históricos( lembro por música http://www.youtube.com/watch?v=F9zwI37vO48 (http://www.youtube.com/watch?v=F9zwI37vO48) )
De sansa michaela a 29 de Janeiro de 2017
Autor que não foi possível identificar:

Andrew Atroshenko (Russian, 1965)

Comentar post

últ. comentários

Olá. Posso falar consigo sobre a sua tia Irmã Mar...
Olá Tudo bem?Faço votos JS
Vim aqui só pra comentar que o cara da imagem pare...
Olá Teresa: Fico contente com a tua correção "frei...
jotaeme desculpa a correcção, mas o rei freirático...
Lembrai os filhos do FUHRER, QUE NASCIAM NOS COLEG...
Esta narrativa, de contornos reais ou ficionais, t...
Olá!Como vai?Já passaram uns meses... sem saber de...
continuo a espera de voltar a ler-te
decidi ontem voltar a ser blogger, decidi voltar a...

Julho 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

pesquisa

links

arquivos

tags

todas as tags

subscrever feeds