Sábado, 18 de Julho de 2009

(DES)ORIENTAÇÃO SEXUAL

Villiers

 

O mundo humano corre sem tempo para o tempo de se pensar. Os portugueses nele.

 

Restringir direitos e deveres de cidadania pela orientação sexual é escândalo cuja denúncia importa. Repeti-la não é demais. Impedir os homossexuais masculinos que assumam a condição de serem doadores de sangue parece inacreditável. Não é. Porém, se o doador nada declarar, o sangue é aceite. Caricato! E se o voluntário mantiver relações sexuais ocasionais sem protecção? Se desrespeitar o princípio de que «ir para a cama» com alguém equivale a «dormir» com todos aqueles que, antes dele, partilharam o mesmo corpo?

 

Nada é inquirido aos restantes cidadãos. Nem devia. Dever de cada um é reconhecer os respectivos comportamentos de risco. Agir consequente e conscientemente.

 

A razão da discriminação é justificada pelo Ministério da Saúde: considera o comportamento de risco pela prevalência de infecções como a hepatite. O Coordenador Nacional para a Infecção VIH/sida e o Bastonário da Ordem dos Médicos contrapõem: “não existem grupos de risco, uma vez que os homossexuais não têm uma taxa de HIV superior aos heterossexuais.”. Mais acrescentam: qualquer cidadão pode ser contribuir com o seu sangue para o banco que o guarda desde que a condição física o permita. Análises posteriores determinam a possibilidade de vir a ser utilizado.

 

Haja esperança quando se levantam vozes responsáveis e sensatas!

 

CAFÉ DA MANHÃ

 

Morreu o jornalista Walter Cronkite. Dele era dito ser o 'homem mais confiável da América'. Acompanhou alguns dos acontecimentos mais importantes do percurso humano: o assassinato do presidente americano John F. Kennedy, o escândalo de Watergate, a renúncia do ex-presidente Richard Nixon e a viagem à Lua. Cobriu outros igualmente significativos.

 

Li: “Em 1972, Cronkite foi indicado, numa pesquisa de opinião feita nos Estados Unidos, como o homem mais confiável da América. O público americano depositava tanta confiança na opinião do jornalista que, quando ele criticou a guerra no Vietname, o presidente Lyndon B. Johnson teria dito _ Se perdi Cronkite, perdi metade da América.”

 

 

Nota 1 – a imagem que ilustrou o texto de ontem foi gentilmente enviada pelo comentador Zeka a propósito da “Giocondomania”.

 

Nota 2 - É sábado, está um dia lindo e sou feliz!

publicado por Maria Brojo às 11:16
link | Veneno ou Açúcar? | favorito
11 comentários:
De jotaeme a 19 de Julho de 2009
Bom dia!Ser dador de sangue não é tarefa corriqueira! Não é um acto apenas visto na óptica da contribuição social em favor de outros.Deve e deveria ser sempre um acto de cidadania, sem fins kucrativos, ou seja não vender, não tirar vantagens deste tipo de disponibilidade para os outros em termos financeiros.Todo aquele que por voluntarismo o deseja fazer,(doar o seu sangue), pois que o faça, sem restrições que não estejam abrangidas por códigos sanitários essenciais! Sabe-se que antes da "colheita" são feitos testes preliminares e aqui sim, o procedimentos deve ser rigoroso!!! O resto é conversa da treta.Qualquer dia dizem que os de raça diferente de nós não devem ceder o seu sangue!
_______
Walter Crokite, foi pelos vistos um jornalista e apresentador de televisão "confiável", mérito lhe seja dado portanto! Não o deveriam ser todos aqueles que lidam com a comunicação social e que podem na verdade "influenciar" a vida dos outros com menos "confiabilidade"?

Um bom domingo para os meus Amigos.
Jorge madureira
De jotaeme a 19 de Julho de 2009
Que me perdoe o Walter Cronkite com N, no comentario anterior lhe ter subtraído o N.
Não é que lhe faça falta agora, mas para que as coisas se façam bem!
Jorge
De Teresa C. a 21 de Julho de 2009
Jorge - nem mais! Conversa da treta do mais básico que existe.
De António a 19 de Julho de 2009
1 - no pós-Idade Média a questão poderia ser de ordem técnica, estritamente; de contrário fica sempre aberto o flanco: como raio poderá o Estado saber da orientação e prática sexual de cada um? ómessa!

2 - lembrar Carlos Monteiro Loureiro (O País, RDP, António Ruella (Diário de Lisboa), Victor Direito (DL; Correio da Manhã), Alfredo Farinha (A Bola), Catarina Mateus Barroca (Radio Beira e World Investment News) e que todos encontrem a paz na pradaria das reportagens eternas!!

3 - porque sábado (como hoje, domingo ;->>>) tem o sinal da felicidade e pode bem ser o baptismo de um óptimo fim de semana, da melhor semana, do que resta das férias, das semanas que aguardam vez na pista de lançamento das férias e da felicidade que merecemos para sempreeeeee!!!
De zeka a 21 de Julho de 2009
Aqui, o Estado passa por Enfermeiro que, através de perguntas, tenta avaliar comportamentos de risco, a qualquer dador (homossexual, heterossexual).
Também li que a lei foi alterada em 24 de Março de 2006.
De Teresa C. a 21 de Julho de 2009
Zeka - já estou a imaginar o sacrossanto Estado de bata branca, máscara e seringa na mão!
De zeka a 22 de Julho de 2009
Mas também temos o coro das velhas, de mantos negros

http://www.pflores.com/sergiogodinho/discografia/letra.php?link=sg_oirmaodomeio&tema=CORO%20DAS%20VELHAS

e a corte do bode expiatório de negras togas a condenar Beleza, da Saúde Ministra (quem se arrisca?)

http://www.aidscongress.net/article.php?id_comunicacao=362

O seguro morreu de velho (e não de homofobia):

http://jn.sapo.pt/blogs/anita/archive/2009/05/08/visto-que-quot-o-seguro-morreu-de-velho-quot-quot-mais-quero-asno-que-me-leve-que-cavalo-que-me-derrube-quot.aspx



De Teresa C. a 21 de Julho de 2009
António - bem lembrados os acrescentos no ponto 2! (vou roubar-lhe esta "na pradaria das reportagens eternas". Posso?)
No ponto 1, o seu ómessa soube-me bem. Ouço o termo desde a infância. Uso-o quando a estupidez me agride _ evito dizer coisa pior.
E como foi feliz o domingo! "Na mouche", aquele ponto 3. Obrigada pelo que veio a seguir.
De zeka a 21 de Julho de 2009
Recordar é (re)viver ;-)

1- Imagem bem aproveitada para ilustrar pólos duma realidade lunática.
2- Todos os dias: é quando uma Mulher qiser.
E Homem, tão bem ;-)
De Teresa C. a 21 de Julho de 2009
Zeka - que homens e mulheres queiram e saibam ser felizes muitas vezes. A sua Gioconda está uma delícia. Ainda por cima veio a propósito nesta semana lunar.
De zeka a 22 de Julho de 2009
Até que estou a ficar grudado... Beleza escafandrada!
Será que sorri de safada? "aqui não se curte nada"

http://novablumenau.blogspot.com/2009/07/sexo-pergunte-ao-peao.html

Comentar post

últ. comentários

Olá. Posso falar consigo sobre a sua tia Irmã Mar...
Olá Tudo bem?Faço votos JS
Vim aqui só pra comentar que o cara da imagem pare...
Olá Teresa: Fico contente com a tua correção "frei...
jotaeme desculpa a correcção, mas o rei freirático...
Lembrai os filhos do FUHRER, QUE NASCIAM NOS COLEG...
Esta narrativa, de contornos reais ou ficionais, t...
Olá!Como vai?Já passaram uns meses... sem saber de...
continuo a espera de voltar a ler-te
decidi ontem voltar a ser blogger, decidi voltar a...

Julho 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

pesquisa

links

arquivos

tags

todas as tags

subscrever feeds