Sábado, 9 de Janeiro de 2010

ESCOLAS COM HISTÓRIA


Alain Aslan

 

“Foi criada em 1885, ocupando um edifício do Largo do Contador-Mor, em Alfama, graças à iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa. Tinha como objectivo principal - de largo alcance social para a época - "a emancipação da mulher pela instrução", como pode consta no seu primeiro relatório.

 

Inicialmente, chamava-se Escola Maria Pia, em homenagem à rainha. Tinha 45 alunas inscritas, tendo muitas delas, entretanto, desistido. Os motivos da desistência parecem relacionar-se com a sua localização, considerada já no extremo da cidade e de difícil acesso, e com o facto de, erradamente, se pensar que podia fornecer habilitação para o exercício do magistério primário, nova carreira pouco antes aberta às mulheres. Por isso, apenas terminam 26 alunas, com aproveitamento, a frequência desse primeiro ano.

 

A Escola tem uma feição eminentemente prática, visando "iniciar no país o ensino de carreiras produtivas que podem e devem pôr a mulher (...) ao abrigo das necessidades, habilitando-a a ganhar honestamente os meios de subsistência". Ministrava 4 cursos: lavores, tipografia, telegrafia e escrituração comercial. Contudo, professoras e alunas têm aspirações mais altas contrariadas pela "estreiteza da casa".


A grande ambição era passar a Liceu. Por ela lutaram o professor Caetano Pinto e a doutora Domitília Carvalho, futura reitora deste estabelecimento de ensino. Em 1906, por fim, o rei D. Carlos I assina o decreto que institui o primeiro liceu feminino em Portugal.

 

A frequência foi crescendo e, em 1911, o Liceu Maria Pia foi transferido para o palácio Valadares, no Largo do Carmo. Apesar do progresso da mudança, o edifício pequeno forçou o desdobramento das alunas em 2 turnos. O ideal seria instalações próprias, semelhantes às dos liceus masculinos da capital. Mas o corpo docente deseja mais: pretende também a frequência dos cursos complementares e, desse modo, a elevação à categoria de Liceu Central. Foi o que veio a acontecer, em 1917, por decreto do Presidente da República, Sidónio Pais, passando a escola a denominar-se "Liceu Central de Almeida Garrett".

 

O problema das instalações continuava por resolver. Arrastou-se ao longo de vários anos, não obstante, após a mudança para o Largo do Carmo, ser nomeada comissão encarregada de escolher terreno e elaborar projecto do novo edifício. Um primeiro, da autoria do arquitecto Ventura Terra, acabaria por ser substituído por outro, o actual, embora baseado no anterior, nomeadamente no que se refere ao átrio e à escadaria central. (…)”

 

Uma de algumas escolas d’antanho que alteraram o rumo de gerações de jovens mulheres portuguesas. Merece lembrança. Qual é esta, qual é o histórico bastião da Mocidade Portuguesa Feminina na capital do império que era sem ser? Bombom gracioso para  leitores curiosos.

 

CAFÉ DA MANHÃ

 

Vídeo que, por si, é post.

 

 

publicado por Maria Brojo às 10:27
link | Veneno ou Açúcar? | favorito
6 comentários:
De aespumadosdias a 9 de Janeiro de 2010
Bela foto!
:)
De zeka a 9 de Janeiro de 2010
Creio que não é foto ;-)
(não é coisa que habitual mente se cá gaste)

Uma espécie de AvaTar... no limite do pedo fílico ;-))
De zeka a 9 de Janeiro de 2010
Se dúvidas houvesse...

Erotica in Art

"In art, immorality cannot exist.
Art is always sacred" August Rodin

Ver mais
http://www.all-art.org/er_in_art/50.htm


De zeka a 9 de Janeiro de 2010
Confirma-se

Avatar vem do sânscrito Avatāra, que significa "Aquele que descende de Deus", ou simplesmente "Encarnação". Qualquer espírito que ocupe um corpo de carne, representando assim uma manifestação divina na Terra.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Avatar
De Maria Brojo a 11 de Janeiro de 2010
Zeka - concordo com a ausência da "(des)moralidade" na arte. Haja tento: limitar a liberdade criativa é que merece a designação de imoral.

Possuo quase todas as imagens. Obrigada pela divulgação do 'site' do Alain Aslan.
De Maria Brojo a 11 de Janeiro de 2010
Aespumadosdias - Pintura, sempre. Gosto de fotografia, mas óleos, acrílicos ou aguarelas têm primazia.

Comentar post

últ. comentários

Olá. Posso falar consigo sobre a sua tia Irmã Mar...
Olá Tudo bem?Faço votos JS
Vim aqui só pra comentar que o cara da imagem pare...
Olá Teresa: Fico contente com a tua correção "frei...
jotaeme desculpa a correcção, mas o rei freirático...
Lembrai os filhos do FUHRER, QUE NASCIAM NOS COLEG...
Esta narrativa, de contornos reais ou ficionais, t...
Olá!Como vai?Já passaram uns meses... sem saber de...
continuo a espera de voltar a ler-te
decidi ontem voltar a ser blogger, decidi voltar a...

Julho 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

pesquisa

links

arquivos

tags

todas as tags

subscrever feeds