Sábado, 23 de Janeiro de 2010

GAFANHA DE AQUÉM

Josephine Wall

 

Na Gafanha de Aquém – extraordinário nome de terra que das outras Gafanhas merece destaque - o medo foi menor que o susto. Um habitante confundiu Haiti/país com café sito na aldeia da dita Gafanha. Pela designação coincidente e porque a salvo da tragédia, os populares angariaram donativos destinados aos sobreviventes da catástrofe. Solidariedade portuguesa no seu melhor – ‘pouco ter’ repartido com alheios que comovem o coração das gentes. Somos e nos conservemos assim.

 

Renovado Plano Marshall está previsto para o Haiti. A ditadura feroz dos 'Doc', Papa e Baby, apoiados pelos EUA, já havia esmagado o povo através dos tontons macoutes - guarda pessoal cruel alcunhada de «bichos-papões». A crise do custo da alimentação e do petróleo, os furacões mais o sismo fizeram o resto. O FMI, através de Strauss-Kahn, director-geral, ideou anulação das dívidas do país e empréstimo ou dádiva de cem milhões de dólares.

 

Já em 1947, o ex-responsável pela máquina de guerra norte-americana, George Marshall, foi homem com o poder certo no momento exacto. A 5 de Junho, perante uma Europa devastada, declarou:
_"A política dos Estados Unidos não é dirigida contra um país ou uma ideologia, mas contra a fome, a pobreza, o desespero e o caos. Quem tentar bloquear a reconstrução de outros países não pode esperar ajuda".
Atitude que, então e agora, não reúne consenso dos americanos: fatia substantiva discorda das ajudas a economias estrangeiras valendo-se dos respectivos impostos.

 

O Ocidente manifesta consciência do seu papel decisivo na pacificação das nações conturbadas pela pobreza e instabilidade consequente. A solidariedade promove a paz. Fossem mais numerosos e equivalentes os exemplos da fracção abastada e poderosa dos humanos, emudeceriam algumas guerras, guerrilhas e guerrilheiros. Pouca sorte: ânimos aquietados não fazem parte da tradição no mundo. A violência está escrita com sarça ardente na tábua dos mandamentos que regulam almas vivas.

  

CAFÉ DA MANHÃ

 

 

publicado por Maria Brojo às 09:18
link | favorito
Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

últ. comentários

Olá Tudo bem?Faço votos JS
Vim aqui só pra comentar que o cara da imagem pare...
Olá Teresa: Fico contente com a tua correção "frei...
jotaeme desculpa a correcção, mas o rei freirático...
Lembrai os filhos do FUHRER, QUE NASCIAM NOS COLEG...
Esta narrativa, de contornos reais ou ficionais, t...
Olá!Como vai?Já passaram uns meses... sem saber de...
continuo a espera de voltar a ler-te
decidi ontem voltar a ser blogger, decidi voltar a...
Autor que não foi possível identificar: Andrew Atr...

Julho 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

pesquisa

links

arquivos

tags

todas as tags

subscrever feeds