_ PT?
_ Não! A obscuridade escancarada teima no ‘lava-mãos’. De início, imaculadas. Depois, uma pintalga aqui, outra ali. No «acoli», demissões. Sem paciência para escandaleiras terroristas, prefiro as do futebol - jamais pensei escrever isto! Nestas, a culpa tem nome: o do árbitro.
_ PEC?
_ Não! No momento, vale tanto como o foguetório sobre as micro, pequenas e médias empresas durante o período eleitoral.
Do levanta à deita, mais existe para reflectir. Tive notícia de prostituta disposta a abandonar a profissão. Excessivos os anos para alternar. Cinquenta fartos de rua e matagais. Vida asseada era projecto. Digno. Procurou recomeço. Um par de vezes, a Segurança Social recusou-lhe o Rendimento Social de Inserção. Com passado de modista, a reacção seria outra. A guarda avançada dos ‘pré-conceitos’ foi muro coeso. Regressou às estradas, ao avia no automóvel ou entre giestas (motorizadas impróprias para a função). Nos arrabaldes de Aguiar da Beira, garante a sobrevivência até as artroses e males piores a levarem para completa miséria ou morte.
Porque as tragédias humanas estão no prédio, na esquina ao lado, clamar por ajudas divinas serve de parco adianto. Lembrei registo:
Conversation avec Dieu
L'homme dit: Dieu?
Dieu dit: Oui.
L'homme: Puis-je vous poser une question?
Dieu: Bien sûr.
L' homme: Qu'est-ce qu' un million d' années pour vous?
Dieu: Une seconde.
L' homme : Et un million de dollars?
Dieu: Un centime.
L' homme : Pouvez-vous me donner un centime?
Dieu: Attends une seconde...
Entretanto, oito milhões de homens elegeram a mulher ideal. Venceu Emanuelle Chriqui. Para trás, ficaram Kate Beckinsale, Alessandra Ambrósio, Beyoncé, Penélope Cruz e Gisele Bundchen. Sem desmentir os atributos da ganhadora, prefiro outra Emanuelle: a Béart. Elegância à tona. Sedução no parecer. Quiçá no ser. Curtos anos aquém da excluída pela (in)Segurança Social. Por explicar, como sempre, ter saído, na lotaria da vida, sorte pequena à mulher que ronda Aguiar da Beira.
CAFÉ DA MANHÃ
Adoçantes
Peregrinando
Brasileiros