Quinta-feira, 25 de Fevereiro de 2010

QUE NÃO DA VIDA DE UM MÉDICO

Alain Aslan


Dizem que sim. O porta-voz, que não. Especulada idade mínima para reforma inteira. Sessenta e sete, ou menos dois? Mais trágico, mas com arremedo a ‘inglês ver’, o ‘sobe e desce’ no total de vítimas mortais na Madeira - 48, 42, 37, 39? Que país este! Nem nos defuntos se entende, quanto mais na sorte dos vivos!

 

O Estado imediatista foi, anos atrás, complacente com empresas «necessitadas» de reduzir pessoal. Lucraram. Recambiados para o fundo de desemprego, trabalhadores de alto custo, até ali efectivos. Depois, pagos por todos. Através de manigâncias várias, continuaram a receber ordenado inteiro até à reforma de luxo. Precoce idade média dos «despachados». Bem-bom! Para alguns, choque: preferiam continuar em função. Depressa e com deleite, se adaptaram a diários libertos.

 

Afinamos pelo importado: se a «estranja» aumenta idade útil, justificada pelo acrescento na esperança de vida, vamos rebocados. Esquecidas especificidades e desigualdades e ambiguidades das profissões que não de fé nas circunstâncias asnas e paupérrimas. Trabalhos propícios a desgaste intenso, merecem diferença na contagem. O mesmo para o número de anos espoliados de parte valente do ilíquido/salário. Lugar aos desempregados juvenis, também.

 

Urge pôr cobro a reforma por invalidez permanente, mal chegado «enta» compatível, posteriormente, com trabalho remunerado à margem do fisco. Legislar tectos de pensões. Segurar a Segurança Social sem insegurança daqueles que a sustentam.

 

‘Retalhos’, ao acaso, que não ‘da vida de um médico’. Tão retalhado como outros. Só que ele cose. Por exemplo. Freiras rezam, enquanto descontam. Outro exemplo.

 

CAFÉ DA MANHÃ

 

 

publicado por Maria Brojo às 06:51
link | favorito
De António a 26 de Fevereiro de 2010
quanto aos magníficos "retalhos" da nossa vida, ofereço um sinalzinho de esperança

foi ontem lançado um portal informativo e estatístico de grande interesse:

http://www.pordata.pt/azap_runtime/#

esta base de dados foi lançada ontem e parece muitíssimo interessante e bem organizada, com toneladas de informação sobre Portugal !

pode ajudar a tornar mais informadas muitas conversas e análises, sem prejuízo de discussão e divergências em termos de pontos de vista!!

crédito do terceiro sector, dos seus mentores e dos seus autores, oxalá funcione e seja bem utilizada !!!

;_)))


De Maria Brojo a 26 de Fevereiro de 2010
António - ontem mesmo, tive notícia dele. Fiquei fã. O manancial de dados, logo no trabalho matutino e por caso dele, entusiasmou-me. Utilizei-o de imediato. Não me desiludiu.

Oportuna divulgação, a sua. Ao integrá-lo nos meus favoritos como ferramenta, seria improvável ocorrer-me publicitar o mérito que (pres)senti.
Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

últ. comentários

Olá. Posso falar consigo sobre a sua tia Irmã Mar...
Olá Tudo bem?Faço votos JS
Vim aqui só pra comentar que o cara da imagem pare...
Olá Teresa: Fico contente com a tua correção "frei...
jotaeme desculpa a correcção, mas o rei freirático...
Lembrai os filhos do FUHRER, QUE NASCIAM NOS COLEG...
Esta narrativa, de contornos reais ou ficionais, t...
Olá!Como vai?Já passaram uns meses... sem saber de...
continuo a espera de voltar a ler-te
decidi ontem voltar a ser blogger, decidi voltar a...

Julho 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

pesquisa

links

arquivos

tags

todas as tags

subscrever feeds