Segunda-feira, 22 de Março de 2010

MANDO À… QUANDO A PAIXÃO SE FOR

Rowena

 

“Quando é que manda o 'serviço da ministra' à... Quando é que deixa o métier?”, pergunta o Pirata de eleição – vermelho e a sério não conheço outro, salvo arremedos corriqueiros que saltitam como pulgas em todos os lugares. Respondo:
_ Mando à… quando, muito antes do tempo regulado, a paixão esmorecer.

Por vezes tenho o apetite, noutras m’arrependo e julgo ficar intacta. A cada ano, pedaço a menos. Chegada à desilusão média semanal, malvas serão o destino da dita, coitada!, que anda p’ra li às voltas ignorando como mudar a fralda ao bebé.

 

Espanta-me o espanto pelo noticiado dos 500 médicos que pediram reforma muito antecipada. O terror do Sistema de Saúde ficar «sanguessugado». Ora, ora!… Brincamos? Trabalhando em condições inomináveis, alteradas expectativas, mudam para melhor: para quem, no privado, mais paga e oferece ambiência favorável. Qualquer faria o mesmo. Depois, fossem precisos mais médicos, porque continuam ignoradas as licenciaturas obtidas por portugueses na República Checa, em Espanha ou em Toulouse? Graus menores que os nossos contemplando vinte estudantes a palpar um mesmo doente muito, muito paciente? É que acrescentar vagas aos ‘décimos segundos’ concluídos que almejam Medicina, não é solução. Seria no caso de mais hospitais-escolas, convenientemente equipados material e humanamente, ministrarem ensino credível. Sitos no interior. Também pela localização fixando os licenciados onde as necessidades duma saúde para todos mais falta.

 

Recuso corporativismos. Rejeito desigualdades. Remeto aos piores atavismos lusos o princípio do indivíduo acima do todo. Solidariedade? Valor remoto. Clamada como tal quando não o é: apenas serviço a favor de interesses pessoais. Indispensável progredir nos valores dignos do étimo que determinam atitudes. Eliminar vícios desenrascados do Estado e dos cidadãos. Perfumes envenenados. Todos.

 

CAFÉ DA MANHÃ

 

 

publicado por Maria Brojo às 06:43
link | Veneno ou Açúcar? | favorito
3 comentários:
De -pirata-vermelho- a 22 de Março de 2010
MUITO BEM!
(ganda teresa...)
De Sandro Franco a 24 de Março de 2010
É para ver se fazem o TGV mais depressa? Para a malta ira ao médico a Espanha "num instante"? Dito, face às madrugadas que muitos teimam em passar junto ao "posto médico" para marcar vez, para a consulta com o respectivo médico de, e quiçá, da família não???

Bem, vamós à Madrí?

:D

De Maria Brojo a 26 de Março de 2010
Pirata-Vermelho - por este tempo ainda eu estava lúcida...

Comentar post

últ. comentários

Olá. Posso falar consigo sobre a sua tia Irmã Mar...
Olá Tudo bem?Faço votos JS
Vim aqui só pra comentar que o cara da imagem pare...
Olá Teresa: Fico contente com a tua correção "frei...
jotaeme desculpa a correcção, mas o rei freirático...
Lembrai os filhos do FUHRER, QUE NASCIAM NOS COLEG...
Esta narrativa, de contornos reais ou ficionais, t...
Olá!Como vai?Já passaram uns meses... sem saber de...
continuo a espera de voltar a ler-te
decidi ontem voltar a ser blogger, decidi voltar a...

Julho 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

pesquisa

links

arquivos

tags

todas as tags

subscrever feeds