Autor que não foi possível identificar
Precisava de acontecer tudo ao mesmo tempo? Dos especialistas ambientais e os gurus das agências de rating ameaçarem desgraças simultâneas? Não! As más notícias deviam chegar separadas por um dia _ digerida uma, avançava a seguinte. Assim, o português que ainda não desistiu de entender o tempo corrente fica empanturrado e com azia mental. Ora, não existindo ainda «pepsamares» para o espírito, restam os anti-depressivos e os indutores de sono que é desejado tranquilo. Gastos na farmácia euros que a penúria individual e colectiva recomendaria poupar. E os portugueses optam entre a anestesia do pensar ou corridinho da angústia dançado sem vontade. Já eram julgados «calões», aquém-fronteiras, pela fraca produtividade. Agora, acumulam com falidos encostados à parede tendo pela frente metralha bancária com armas limpas e pontaria afinada.
Infortúnio dobrado: especialista ambiental anunciou que o problema de Cuba para os «States» tem solução dentro de cinquenta anos. Modo? Simples! A ilha, engasgadela atávica dos americanos de cima, será engolida pelo oceano devido ao aquecimento global que faz subir águas marítimas. Mais diz: nos USA, que comecem a ser investidos dólares nas zonas de maior altitude _ parece que a Florida também irá ao fundo. «Titanics» multiplicados.
Por cá, aos algarvios e a todos os habitantes do litoral de baixo para cima é aconselhável que antes de comprarem casitas se informem da altitude do lugar. Humor mesmo muito negro é, dentro de meio século, pensar resolvido o nosso endividamento por fatia importante do país se tornar cova oceânica. Às tantas, banhista que não se precate ao nadar ainda toca no D. José empinado no cavalo.
CAFÉ DA MANHÃ
Adoçantes
Peregrinando
Brasileiros