Domingo, 9 de Maio de 2010

‘FORA-O-ÁRBITRO’ E O ‘FILHO-DA-OUTRA’

Gordon France

 

Ai a nuvem de cinzas que não cessa de se comportar como polvo aéreo desdobrando tentáculos para onde os ventos os levem! Se a nossa desequilibrada economia já fora roída na primeira leva dos espirros do vulcão islandês, faltava-nos agora a distracção do Anticiclone dos Açores! Não é aconchego saber os vizinhos espanhóis em caos semelhante. Ao contrário, piora: como principais clientes da produção nacional, dependemos deles para o pão existir sobre as nossas mesas e nas bocas. Ora, a Ibéria tem andado à deriva _ mais parece barcaça de madeira onde faltam pregos que as tábuas mantenham unidas. Pronta a ir ao fundo, não se precatem e poupem e preguem, com afinco, a madeira os homens do leme.

 

Porque chove e as cinzas não têm culpa do azul escondido, melhor é aliviar tristezas legitimando ocasional alienação. E se é empolgante a que lá mais para a tarde nos fará esquecer, além das tristezas, as dívidas! Amarrados aos ecrãs, às telefonias, roendo unhas nos estádios, a milhões de portugueses só importa saber qual o clube campeão e quem vence no Jamor. Em vez da trindade “futebol, família e Fátima”, uma outra: “futebol, fora-o-árbitro, filho-da-outra”. Existe melhor anestesia contra adversidades que descomprimir através dum vulcão de lavas primárias?

 

Vou-me daqui procurar o cachecol. Pô-lo a jeito. Havendo desgosto, volta a restar encafuado na gaveta dos disparates. Até à próxima.

 

Nota: semana excessiva impediu-me de responder aos comentários, lidos «todinhos», como cumpre e devia. Peço desculpa.

 

CAFÉ DA MANHÃ

 

publicado por Maria Brojo às 11:12
link | Veneno ou Açúcar? | favorito

últ. comentários

Olá. Posso falar consigo sobre a sua tia Irmã Mar...
Olá Tudo bem?Faço votos JS
Vim aqui só pra comentar que o cara da imagem pare...
Olá Teresa: Fico contente com a tua correção "frei...
jotaeme desculpa a correcção, mas o rei freirático...
Lembrai os filhos do FUHRER, QUE NASCIAM NOS COLEG...
Esta narrativa, de contornos reais ou ficionais, t...
Olá!Como vai?Já passaram uns meses... sem saber de...
continuo a espera de voltar a ler-te
decidi ontem voltar a ser blogger, decidi voltar a...

Julho 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

pesquisa

links

arquivos

tags

todas as tags

subscrever feeds