Domingo, 13 de Junho de 2010

NA ESQUINA DOS ENAMORADOS

Autor que não foi possível identificar

 

Em estudos de papel, tinha a quarta classe. Tudo começou tarde na vida do homem que inspirou paixões e ódios. Reconhecimento público aos 58 anos, novo e duradouro amor/paixão aos 63. Foi-lhe dito:

_ Vê o que fazes. Ela, espanhola e pela diferença maior que vinte anos na idade do que a tua, é risco.

Não temeu. Pilar del Rio também não.

 

A jornalista aventurou conhecer o autor da obra que devorara. Foi a 14 de Junho de 86. Vida comum em 87, casamento no ano de 88. «Recasariam» em 2007 nos arredores de Granada - Castril, terra onde nasceu a andaluza que soube manter vivos enamoramento e paixão. Terceiro casamento, simbolismo ajustado, com a mesma mulher a 3 de Junho de 2008 na freguesia d’Azinhaga quando o nome da enamorada lustrou placa de azulejos orlada a ocre. Endereço da rua esquinada com a de Saramago. Escreveria: «A Pilar que ainda não havia nascido e tanto tardou a chegar». A mulher acrescentou:

_ Que todos os enamorados do mundo se encontrem e dêem um beijo nesta esquina.

 

Durante os passos nas ruelas da aldeia, vendo idosas lavarem roupa à mão, Pilar disse:

_ Não foram os contraceptivos que libertaram a mulher, mas a máquina de lavar roupa.

Sábias palavras da companheira que deixa Lanzarote e escolhe para lugar de vida a terra onde o enamoramento aconteceu.  

 

Dia 3 de Junho, proponho, seja o Dia da Paixão. Celebrado em Portugal todas as horas do ano. S. Valentim me desculpe - não inclui história de um grande amor nosso e exemplar.

 

CAFÉ DA MANHÃ

 

publicado por Maria Brojo às 08:00
link | Veneno ou Açúcar? | favorito
12 comentários:
De António a 20 de Junho de 2010
feriado, mesmo!

;_)))


De Maria Brojo a 21 de Junho de 2010
António - sempre compensava os subtraídos... ;)
De Veneno C. a 20 de Junho de 2010
Pêsames - História desencontrada, podendo distorcer com vontade de ficcionar para levar à paixão inventada? Endereço não é nome de rua. O jornal de 3 de Junho diz que a cerimónia teve lugar a 31 de Maio.

Obrigado por me ter levado a encontrar Afrodite (http://www.tvi24.iol.pt/galeria_nova.html?mul_id=13277670) (ao vivo!)
De Maria Brojo a 21 de Junho de 2010
Veneno C. - 'sorry' pelo desajuste no calendário. Que seja a 31 de Maio no dia em que a mãe casou. Cai bem!
De Clarice a 21 de Junho de 2010
Uma estória maravilhosa. Contada com encanto e ternura. Um amor mágico, como todos os amores.
De Maria Brojo a 21 de Junho de 2010
Clarice - só uma mulher entende outra mulher. Obrigada.
De luis eme a 21 de Junho de 2010
lendo a coisa assim, dá realmente um grande "romance de cordel".

parabéns,
De Maria Brojo a 21 de Junho de 2010
Luis Eme - encontrasse editora e até seria possível algum êxito no estilo construído à base do cordel. Sabe donde vem o termo 'romance de cordel'? Terei gosto na explicação.
De luis eme a 22 de Junho de 2010
Teresa,

falei em "romance de cordel" por ser um romance tão feliz que até fere a realidade, não pelo estilo (até porque escreves muito bem)...

penso que a expressão romance de cordel, tem muito a ver com a fórmula de contar uma história de amor, em que no fim acaba tudo feliz (género telenovelas)
De Clarice a 22 de Junho de 2010
luis eme, peço desculpa de entrar na conversa, mas aquilo a que chama "romance de cordel" não tem a ver, precisamente, com as grandes sagas que alimentam o nosso imaginário desde os tempos medievais - "Tristão e Isolda", "A morte de Artur", por exemplo? E que mais tarde, perto do século xix, quando o romance se assumiu como uma das expressões mais adequadas de uma burguesia cada vez mais poderosa, se foi "vulgarizando", e chegando aos consumidores na publicação de jornais - lembro a grande "onda" de romances de Alexandre Dumas Victor Hugo que em Portugal foi publicada na imprensa, já no início do século xx.
Creio que se refere à ao nosso gosto por histórias, à nossa necessidade de acrescentarmos à (nossa) realidade aquele espaço contrafactual que permite o sonho e a subversão.
E não está Saramago tão próximo destas vertentes? Nas suas obras e na sua vida?

"Romances de cordel" ou "matéria de que são feitos os sonhos?
De Maria Brojo a 22 de Junho de 2010
Clarice - Magnífica intervenção! Será publicada com as honras devidas no SPNI.
De Maria Brojo a 22 de Junho de 2010
Luis Eme -
"Preste atenção por favor
Na história que eu vou contar
Ela explica o que é o cordel
Grande manifestação popular. "

Versos inspirados na "literatura de cordel", merecedora do nome porque dependurada em cordas nas feiras onde se «ajuntavam» gentes que assim tomavam conhecimento de escritas várias. Poderosa manifestação da cultura popular com honra e glória.

Tomara eu merecimento semelhante!

Comentar post

últ. comentários

Olá. Posso falar consigo sobre a sua tia Irmã Mar...
Olá Tudo bem?Faço votos JS
Vim aqui só pra comentar que o cara da imagem pare...
Olá Teresa: Fico contente com a tua correção "frei...
jotaeme desculpa a correcção, mas o rei freirático...
Lembrai os filhos do FUHRER, QUE NASCIAM NOS COLEG...
Esta narrativa, de contornos reais ou ficionais, t...
Olá!Como vai?Já passaram uns meses... sem saber de...
continuo a espera de voltar a ler-te
decidi ontem voltar a ser blogger, decidi voltar a...

Julho 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

pesquisa

links

arquivos

tags

todas as tags

subscrever feeds