Segunda-feira, 28 de Junho de 2010

TRAPOS E PEÚGAS ROTAS

Richard Wallich e Zamknij Okno

 

Das alterações introduzidas nas sociedades pelas ciências conhecemos os efeitos. Alguns dramáticos que a história mundial da morte regista: as bombas atómicas lançadas em Hiroshima e Nagasaki, a pesquisa pseudocientífica durante o Holocausto Nazi, o napalm para sempre associado à Guerra do Vietname.

 

A investigação que permitiu à humanidade colocar homens na Lua e aumentar saberes sobre o cosmos mudaria para sempre o quotidiano do nosso tempo - novas fibras, ligas metálicas, comunicação à distância, satélites, robótica e automação, mais e mais com cabimento e sem caberem aqui.

 

Jabulani (‘celebração’ em zulu) anda nos pés e nas bocas neste Mundial. «Redonda» polémica, rápida, imprevisível se chutada com força e, por isso, atingindo velocidades superiores a 75 km.h-1. Putativamente culpada dos parcos golos na fase primeira do torneio de futebol que o ‘sete a zero’ de Portugal frente à Coreia do Norte desmentiu. A NASA e o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) estudaram-na. Submeteram-na a testes múltiplos e ao túnel do vento. Pelos 14 painéis fundidos entre eles, adquiriu sulcos aerodinâmicos. Ao deslocar-se com alta velocidade, o ar próximo da superfície de bola gera fluxos assimétricos responsáveis por forças laterais que podem resultar em súbitas mudanças da trajectória. Por outro lado, altitudes elevadas nalguns dos estádios/palcos onde a Jabulani se desloca impõem menor pressão atmosférica e densidade do ar. Reage como o esperado: maior rapidez para pontapé inferior.

 

Tanta tecnologia, tantas críticas, tanta pesquisa quando craque que é craque soma golos nem que seja com bola feita de trapos e recheada com peúgas rotas.

 

CAFÉ DA MANHÃ

 

publicado por Maria Brojo às 09:02
link | Veneno ou Açúcar? | favorito
11 comentários:
De Ana Rosa a 28 de Junho de 2010

É isso mesmo. E lembrei-me deste excerto de "Os putos", do Ary- "Uma bola de pano num charco/ Um sorriso traquina, um chuto/ Na ladeira a correr, um arco/ E no céu no olhar dum puto". E dos "putos deste povo", de tantos povos, que aprenderam em paixão o que muito mais tarde, para alguns "eleitos", a ciência e a tecnologia transformariam.

P.S. Viu o que enviei, Teresa? Obrigada :)
De Maria Brojo a 5 de Julho de 2010
Ana Rosa - boa lembrança! Peço desculpa mas não tenho tido tempo para ir ao mail. Amanhã ponho-o em dia. Obrigada eu, minha querida.

Comentar post

últ. comentários

Olá. Posso falar consigo sobre a sua tia Irmã Mar...
Olá Tudo bem?Faço votos JS
Vim aqui só pra comentar que o cara da imagem pare...
Olá Teresa: Fico contente com a tua correção "frei...
jotaeme desculpa a correcção, mas o rei freirático...
Lembrai os filhos do FUHRER, QUE NASCIAM NOS COLEG...
Esta narrativa, de contornos reais ou ficionais, t...
Olá!Como vai?Já passaram uns meses... sem saber de...
continuo a espera de voltar a ler-te
decidi ontem voltar a ser blogger, decidi voltar a...

Julho 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

pesquisa

links

arquivos

tags

todas as tags

subscrever feeds