Sexta-feira, 13 de Agosto de 2010

DA MOSQUITAGEM A BIN LADEN

 

Eric Christensen, Paul Gavin

 

Na Madeira e em Porto Santo, percevejos, em reunião aportada pelos ventos, fazem poiso onde calha. Enxameiam praias e ruas, os populares coçam-se. Deles afirmam reconhecerem o cheiro amendoado, julgam-nos mosquitos doutra estirpe, barram-se com protectores, untam picadas com anti-histamínicos, deglutem comprimidos se a praga exagerou na prova do sangue alheio. Não vai a tempo, mas inventores portugueses descobriram prevenção contra mosquitagem esfaimada – camisola impregnada com químicos. A bicharada voadora ronda sem picar. E se transmitem maleitas pelo hábito péssimo de sugar o que lhes apetece… Em abono dos insectos, é justo valorizar a contribuição polinizadora e no ambiente ao fazerem alimento de semelhantes.

 

Não apenas nos têxteis inovamos. Após fama e proveito de possuirmos o pão mais salgado da Europa, foi imposto o limite de 1,4g de cloreto de sódio por 100g de pão cozido. Por isto, pioneiros no Ocidente. E vão mais duas. Fosse esta a média criativa diária todo o ano, e Portugal rolaria a demais à hora para as tabelas europeias.

 

Ainda assim, fazer pão ou cozinhar é matéria delicada. Seja notada a prisão do cozinheiro de Bin Laden por satisfazer o frugal estômago do chefe dos inimigos do Ocidente. Considerado, por tal, colaborador da Al-Qaeda. Não seria suficiente afastá-lo dos tachos e panelas, depois de respeitavelmente espremido sobre as receitas compostas de nadas que elaborava? A milhares de famílias dava arranjo a divulgação, excepto se incluírem percevejos e outro insectos como nutrientes.

 

CAFÉ DA MANHÃ

 

 

publicado por Maria Brojo às 08:25
link | Veneno ou Açúcar? | favorito
8 comentários:
De Veneno C. a 13 de Agosto de 2010
Eles andam aí - aviso à navegação feminina: o sexo do ex-caravelho (http://www.youtube.com/watch?v=I39Nmqz9Tmg)
De Veneno C. a 13 de Agosto de 2010
Yusuf Islam - take care Father & Son (http://www.youtube.com/watch?v=4cpX1ZjuaiA)

remember...? (http://www.youtube.com/watch?v=VHjEtykqFmQ&feature=related)
De Maria Brojo a 13 de Agosto de 2010
Veneno C. - yes, I do! Por julgar ter já publicado um deles, escolhi outro.
De Maria Brojo a 13 de Agosto de 2010
Veneno C. - que trauma para a 'escaravelha'!
De Acúçar C. a 13 de Agosto de 2010
Com o peso certo... sal QB
«Justifica-se a opção, inédita, de impor restrições por via legislativa? Para a comunidade científica, sim. Por um lado, porque "somos o país da Europa com as maiores taxas de ingestão de sal" - 11,9 gramas por dia, quando a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda um máximo de 5 - e, por outro, por sermos líderes "nas taxas de acidente vascular cerebral (AVC) e cancro do estômago", defende o médico e professor da Faculdade de Medicina do Porto Jorge Polónia - que em 2006 começou a desbravar o caminho ao medir pela primeira vez de uma forma rigorosa o consumo diário de sal numa amostra superior a quatro centenas de pessoas. Com uma equipa da Universidade Fernando Pessoa, no ano seguinte avaliou o teor de sal em 40 tipos de pão. A conclusão não foi animadora: o pão normal (não integral) tinha entre 19 a 21 gramas de sal por cada quilograma, quase o dobro do encontrado nos pães britânicos e suíços analisados (13 gramas).

A lei é de tal forma "pioneira" que os norte-americanos estão agora a debater a possibilidade de introduzir limites do teor de sal por via legislativa, justifica Jorge Polónia. "Estamos a servir de exemplo", orgulha-se Luís Martins, cardiologista e ex-presidente da Sociedade Portuguesa de Hipertensão, que colaborou nestes estudos.»

Por cozinhar... os outros
«Al-Qosi, 50 ans, detido no Paquistão em Dezembro de 2001, por tropas norte-americanas, confessou ter deixado o seu país em 1996, para se juntar a Bin Laden no Afeganistão, tendo-lhe servido de cozinheiro e por vezes também de motorista. E no início do mês passado confessou-se culpado de apoio material a actividades terroristas.

E a sopa???? </> (http://jornal.publico.pt/noticia/12-08-2010/paocome-e-sopacome-20006460.htm)
De Maria Brojo a 13 de Agosto de 2010
Açúcar C. - ignorava o cozinheiro versado em sopas nucleares. Assim sendo, que pene entre grades e coma a mistela das prisões.
De perseu a 13 de Agosto de 2010
Justa medida,a do sal,mas questiono:
Será que na feitura do pão os industriais (??),padeiros digo eu,não utilizam mistelas mais nocivas à saúde?

Objectivo militar:O cozinheiro do Bin-Laden?
Como deve ter rido a Mossad.
De Maria Brojo a 13 de Agosto de 2010
Perseu - bem observado, conquanto, pelo divulgado e pela prova acima colocada pelo Açúcar C., o teor de sal, no imediato, seja preocupação maior.

Comentar post

últ. comentários

Olá. Posso falar consigo sobre a sua tia Irmã Mar...
Olá Tudo bem?Faço votos JS
Vim aqui só pra comentar que o cara da imagem pare...
Olá Teresa: Fico contente com a tua correção "frei...
jotaeme desculpa a correcção, mas o rei freirático...
Lembrai os filhos do FUHRER, QUE NASCIAM NOS COLEG...
Esta narrativa, de contornos reais ou ficionais, t...
Olá!Como vai?Já passaram uns meses... sem saber de...
continuo a espera de voltar a ler-te
decidi ontem voltar a ser blogger, decidi voltar a...

Julho 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

pesquisa

links

arquivos

tags

todas as tags

subscrever feeds