Quarta-feira, 18 de Agosto de 2010

ESQUECIDO REGADOR-DE-CIMA

Frida Kahlo, autor que não foi possível identificar

 

Erros antigos, problemas novos. Ou não, que se bem analisadas as decisões, prever consequências é inevitável. E nem se trata de futurologia, mas do óbvio que se enfia olhos mentais adentro. Tão simples e acessível a qualquer cidadão, que no SPNI foi referido vezes algumas. Na Madeira, já acontece com êxito reconhecido.

 

É parangona noticiosa a rejeição dos jovens médicos em candidatarem-se a vagas nos hospitais pequenos sitos no interior do país. Alguns existem que em quatro anos só conseguiram contratar um médico quando precisavam de dezenas. São, na maioria, hospitais da rede pública de terceira linha. Não estimulam mudanças apesar de incentivos financeiros pelo Estado, oferta do arrendamento da casa e escola para os filhos pela autarquia. Hospitais degradados, deficientes no equipamento considerado necessário para exercício clínico de qualidade, afastam os médicos especialistas.

 

Convém lembrar o aqui denunciado: o exame final da especialidade acontece quando o médico ronda os trinta anos, supondo progressão académica exemplar; por essa altura, adquiriu habitação, casou, o cônjuge trabalha, vieram filhos. A formação decorreu em hospitais de referência, onde os recursos e abrangência da procura pelos doentes permitem enriquecimento profissional. Abandonar expectativas entretanto criadas, mudar a família, conseguir trabalho para o parceiro no novo local, é quadro não sedutor. Hospitais de Norte a Sul convenientemente associados por novas tecnologias e munidos do necessário que facultassem especialidades bem conduzidas, permitiria que um jovem médico optasse por vaga num deles. A fixação do clínico decorreria com naturalidade no local onde, entretanto, estabelecera raízes. Curioso foi ler considerações semelhantes por figura grada da Ordem dos Médicos.

 

O arquipélago da Madeira, porque rico, tendo dificuldades idênticas às de outras regiões do país, colmatou impedimentos. “Assegura vínculo com o hospital, evolução na carreira através de concursos nacionais, 22 dias úteis anuais para formação, entre 25 a 31 dias de férias por ano de acordo com a idade do médico e anos de carreira, um suplemento remuneratório de 699 euros, gozo de folgas a seguir aos serviços de urgência e ainda prática privada para quem não tem exclusividade.”

 

No continente, atingisse Regador-de-Cima, pela via dos patrocínios europeus e do governo, o nível de riqueza e desenvolvimento da ‘ilha Jardim’, talvez parecido fosse possível.

 

CAFÉ DA MANHÃ

 

tags:
publicado por Maria Brojo às 07:28
link | Veneno ou Açúcar? | favorito
11 comentários:
De Acúçar C. a 18 de Agosto de 2010
Mais um - O ex-administrador do Santa Maria considera que, à excepção de algumas especialidades, não há falta de clínicos em Portugal, o problema é que estão mal distribuídos geograficamente.

Adalberto Campos Fernandes não acredita que o bónus de 500 euros anunciado pela ministra Ana Jorge atraia mais clínicos para o Interior e defende que é preciso melhorar as condições de trabalho nos hospitais dessas regiões e avançar com “incentivos à fixação, que podem ser remuneratórios ou de carreira”.

Sobre a reorganização do trabalho nos hospitais, considera essencial que os médicos escolham entre o sector público e privado. Não é possível haver dedicação de um médico que trabalha em seis sítios diferentes, sublinha.

Nesta entrevista conduzida pela jornalista Joana Bénard da Costa, o especialista defende mais responsabilidade e autonomia para os profissionais de saúde. Só assim será possível acabar com aquilo que considera o “pior dos últimos anos” no sector da saúde, os médicos e enfermeiros pagos à hora através de empresas de prestação de serviços.

Quanto à sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS), o ex-administrador do Santa Maria critica a “duplicação de meios” e preconiza uma lógica de “complementaridade” entre o sector público e privado, que actualmente não existe.

De Maria Brojo a 18 de Agosto de 2010
Açúcar C. - ora bem, tocou no cerne. Lá sabe o que faz o Presidente Jardim.

Comentar post

últ. comentários

Olá. Posso falar consigo sobre a sua tia Irmã Mar...
Olá Tudo bem?Faço votos JS
Vim aqui só pra comentar que o cara da imagem pare...
Olá Teresa: Fico contente com a tua correção "frei...
jotaeme desculpa a correcção, mas o rei freirático...
Lembrai os filhos do FUHRER, QUE NASCIAM NOS COLEG...
Esta narrativa, de contornos reais ou ficionais, t...
Olá!Como vai?Já passaram uns meses... sem saber de...
continuo a espera de voltar a ler-te
decidi ontem voltar a ser blogger, decidi voltar a...

Julho 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

pesquisa

links

arquivos

tags

todas as tags

subscrever feeds