Segunda-feira, 15 de Novembro de 2010

ABUTRES OU CEGONHAS?

Autor que não foi possível identificar, Scott Burdick

 

Nem por uma vez intruso do mundo moderno a viu. Vive entre a região de Cusco e de Madre de Dios no sudeste da Amazónia. Como ela, outras quinze tribos índias naquela zona onde nasce o rio/mar, ou não fosse o mais longo e caudaloso manto de água entalado entre margens da Terra. Organização peruana, Instituto Nacional para o Desenvolvimentos dos Povos Andinos, Amazónios e Afro-peruanos, enviou especialistas e deu com nicho de gentes intocadas pela dita civilização que, em aspectos vários, mais incivilizada não há. Aquelas conchas de índios nómadas, voluntariamente isoladas, descem aos rios e sobem montanhas na procura de alimento. Abandonando a idealização do Bom Selvagem, devem ter as suas querelas, crueldades e maus fígados pela condição humana. Mas não poluem o mundo com detritos gasosos, desperdícios do consumo inveterado, notícias feitas de nada e pejadas de coisa nenhuma.

 

Quase do outro lado do planeta, não é pelo vento movido no bater das asas do condor majestoso, belo visto de baixo para cima, feio pelo pescoço nu e desproporção, que as novas são conhecidas. Aqui dominam voos outros: o disse-que-disse, o palrar inconsequente, alcoviteiras(os) que respeitam herança vicentina. Lá fora, o mesmo. Remodelações governamentais são novelas em capítulos, como a francesa que durava há cinco meses. Por tal coerente com saga novelesca. Terminado o suspense com a demissão de François Fillon do (en)cargo de primeiro-ministro francês que, pico emocional do guião, o mesmo Fillon havia de substituir. O inefável Sarkozy, atemorizado com a redução de apoio popular, optou por manobra/viragem dura e conservadora. Deuses o desajudem. Ámen.

 

Voam altos os condores. Como abutres, deliciam-se com carne viva ou morta. Pelo afadigado depenicar dos cadáveres, são malcheirosos. De pasmar que a taxonomia os julgue primos das cegonhas. Ou não, por até do mesmo ninho soltarem asas bons passarinhos e maus passarões. 

 

CAFÉ DA MANHÃ

  

publicado por Maria Brojo às 10:45
link | Veneno ou Açúcar? | favorito
13 comentários:
De Veneno C. a 15 de Novembro de 2010
Já era de esperar :-(

Esta divulgação (de ciência?) sem fontes... deixa-nos arrasados: quem é ela? Vive no sudeste da Amazónia?

Será (só) a falta duma vogal?
Ou será porque '... situada no sudeste do Vale de Huatanay ou Vale Sagrado dos Incas, na região dos Andes' ?

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Amazon_rainforest.jpg

Entalado deve ser também troca dalguma letra?

entalado
(particípio de entalar)
adj.
1. Apertado entre talas; apertado em lugar estreito.
2. Fig. Achar-se em grande apuro; ficar logrado.

Mais uma possível troca... ou será toque poético?

concha
(latim conchula, pequena concha)
s. f.
1. Invólucro calcário do corpo de certos moluscos.
2. Concreção córnea (dos quelónios).
3. Chapa com argola que serve de puxador de gaveta.
4. Conca do ouvido.
5. Caçoleta do canhão.
6. Pedra inferior do moinho.
7. Enseada.

Qual é o outro lado, uma vez que parece que anda tudo trocado (trucado?).

Vento movido? Gosto mais do outro, chateia menos... ;-)

Condors are part of the family Cathartidae, whereas the 15 species of Old World vultures are in the family Accipitridae, that also includes falcons, hawks, and eagles. The New World and Old World vultures evolved from different ancestors. However, they both are carrion-eaters and have distinctive bare heads.

Mais um título para a colecção das bizarrias ;-))

http://www.youtube.com/watch?v=LZmdS_RluTE&feature=related
De Maria Brojo a 20 de Novembro de 2010
Veneno C. - lá regressamos nós às fontes! Pois bem, é assim: quando em cavaqueiras amenas, temas que dão mangas inteiras pelo muito pano são tratados, pretende ver publicado o nome do amigo ou conhecido e os dos demais intervenientes?
Por outro lado, quando deambulo nos jornais e leio isto ou aquilo que, belo dia, m'arriba à lembrança, deseja que me recorde também da identificação da origem?
Faz uma pequena ideia de quantos rascunhos tenho em acervo apenas com ideias soltas que, de súbito, me ocorrem?

O link foi risonho. E eu que por felinos tenho afeição... :)

De perseu a 15 de Novembro de 2010
Mais grande,mais forte,mais belo,longe dos homens longe da torrente dos grandes rios,não come carne podre,mergulha a mais de 3ookm/hora, caça presas vivas.
È o dono do cabo Horn,é o dono da Tierra del Fuego.
Magestático imperador de todos os céus,de todas as aves.

Chama-se Albatroz
De corrector a 15 de Novembro de 2010
Que tal será a memória desta ave rara?

Miserável? A 300 km/h é às cegas... e se bater na presa... vai causar danos aos neurónios (apesar de licenciado em engenheiria mecânica altamente).

Mais grande devia ficar maior e vá ser dono do fogo do inferno ;-)

Caçar presas... não é habilidade, chiça ;-) É como matar mortos?

Magestático? Nem majestático... muito menos imperador. O meu periquito não o reconhece!
De -pirata-vermelho- a 16 de Novembro de 2010
Continua a parecer anormalóide e não corrige nada, apesar damudança de alcunha.

Vá brincar lá pra fora, vá...
e lembre-se que o Albatroz pode não passar dos 200kmh em voo picado mas o que você pretendia corrigir é um saber mais alargado, seja ele qual for.
De pirata cor-de-burro-quando-foge a 17 de Novembro de 2010
já estou a brincar cá fora, enquanto sua alteza continua na léria-séria lá dentro, se me dá licença.

tásse-bem-aki, num chateia nada, gozo tu&tal, e sempre a corrigir, alargado ou estreito, de todo jeito, na pança ou no peito.

Mais grande (mesmo que fosse olímpico) não colhe no meio de tanta coisa mole e olhe, magestático já é quase asmático :-(
De -pirata-vermelho- a 16 de Novembro de 2010
Oh Perseu voador
leia aqui este teor
http://wapedia.mobi/pt/Diomedeidae

(curiosidade - conheci outro piloto cujo indicativo era igual ao seu; a voar T6, DO e Auster, uns sete ou oito anos mais tarde...)
De Maria Brojo a 20 de Novembro de 2010
Perseu - lindo o albatroz, conquanto maior em tamanho seja o condor.
De António a 20 de Novembro de 2010
só pedacinho aos conquantos:

- condor, urubu e o nosso admirável grifo são verdadeiras bisarmas mas há albatrozes de maior envergadura de asa!

- os necrófagos também podem caçar e consumir alimento vivo, atacando se for o caso; e os albatrozes recolhem do mar animais mortos para comer - basta ser preciso... e haver!!

- 300 à hora é uma força de expressão, muito bem empregue para significar aquilo que tanto caracteriza os albatrozes: mergulham na pastilha!!!

- na verdade, além da extraordinária adaptação às longas distâncias (globais, mesmo) pela especialização na eficiência do voo, que permite poupar energia aproveitando as ondas e os ventos (os albatrozes entram em modo sofá se não há vento nem ondas) em especial surfando as correntes térmicas, certo é que os albatrozes estão muito bem adaptados à lida do mar, por via do pico de mergulho, das membranas nadadoras que também servem para deslizantes amaragens, além do olfacto desenvolvido também à custa de uns característicos tubinhos dos dois lados do nariz, digo, do bico

;_)))


ps - tendemos a apreciar nas aves características apelativas e identificativas do nosso próprio modo de ser... ou então nunca nos demos ao trabalho de as observar e respeitar e sem querer saber muito disso atiramos com uma vírgula ou décima deixando escapar o essencial, se calhar somos assim...
De António a 16 de Novembro de 2010
há duas humanidades, sim, a que vai à lua, faz pagamentos por telemóvel ou celebra efemérides consumindo num segundo o que a natureza precisa de séculos a refazer, e a que vive sob a lei natural no interior da selva africana, na mata amazónica ou em isoladas ilhas do Pacífico

uma delas será capaz das adaptações necessárias à perpetuação da espécie

;(
;))


De -pirata-vermelho- a 16 de Novembro de 2010
Ena-pá-onde-você-já-vai...
e
a espécie é sua?

É que,
é mais cá; uns é isso que você diz, vão à Lua e alugam uma Bundchen qualquer para ir ali às Comores beber um líquido azul (só para balizar de fio a pavio) mas os outros trabalham no Modelo-Continente e vão de comboio para casa, no Feijó ou nos arredores da Maia.
Ainda há os que plantam couves no quintal, em Tondela mas esses estão fora deste jogo. Felizmente...
embora sejam do grupo dos 'outros', dos que nada têm de novo ou refinado.

Uma merda! Num mundo que nunca produziu tanto de tão sofisticado....
uma verdadeira merdice a ilustrar a idiea de que a riqueza acumulada cria poder perverso ou grosseiro.

(desculpe se estou a chatear ou se m'afastei do tópico)
De António a 16 de Novembro de 2010
bem p'lo contrário, admirável sintonia, ou seja, de modos diferentes, com os recursos que cada qual traz no bornal e sem cagagésimas de internet, estamos a dizer que há mundos de variedade no mundo, tal como aliás a crónica em apreço o diz ao carrear comportamentos diversos, nos antípodas mesmo...

mas haja esperança e se o Ícaro amarou malzinho, se o nosso Bártolas incendiou os reposteiros de Sua Majestade, outros da mesma fibra deram estofo, asas e sopro ao sonho para assim deitar a voar a espécie que não voava, mas afinal voa!

;_)))


De Maria Brojo a 20 de Novembro de 2010
António - em duas penadas o mesmo que em centenas de caracteres quis dizer sem o fazer. Obrigada.

Comentar post

últ. comentários

Olá. Posso falar consigo sobre a sua tia Irmã Mar...
Olá Tudo bem?Faço votos JS
Vim aqui só pra comentar que o cara da imagem pare...
Olá Teresa: Fico contente com a tua correção "frei...
jotaeme desculpa a correcção, mas o rei freirático...
Lembrai os filhos do FUHRER, QUE NASCIAM NOS COLEG...
Esta narrativa, de contornos reais ou ficionais, t...
Olá!Como vai?Já passaram uns meses... sem saber de...
continuo a espera de voltar a ler-te
decidi ontem voltar a ser blogger, decidi voltar a...

Julho 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

pesquisa

links

arquivos

tags

todas as tags

subscrever feeds