Sexta-feira, 17 de Dezembro de 2010

QUE SE «LICSEM»!

Robert Maguire, Shinji Himeno

 

Ocupa a cela que já pertenceu ao irlandês Oscar Wilde. Por ele, o lugar deveria ser convertido em lugar de religiosa visita. Em vez disso, aloja inquilinos esparsos. Gostou de mulheres, ao mesmo tempo ou após, de homens. E depois? Mau por isso? À época, era. Na gaiola empedrada protegida por grades, desvaneceu saúde e o que menos, ou talvez não, lhe importava: a reputação. Ali retido pelo pai poderoso do amante, Lorde qualquer coisa. Coitado! _ Devia julgar que tinha no palacete um herdeiro garanhão reprodutor e vê descendência por aquela via interrompida. Maçada que ao Lorde pai fez mover cordéis na justiça. Wilde fica preso, é liberto e obras com nível idêntico ao Retrato de Dorian Grey, nem vê-las. Do dândi restou um triste e desiludido. Ao tempo, já a Velha Inglaterra, no todo, era castrador lápis azul.

 

Interrompi a historieta para engendrar, vez primeira, uma coisa que se fuma. Por fora, papel de arroz – afirmam-no isento de químicos –, dentro, um filtro, folhas secas e moídas, marca Amsterdamer Fine Cut. Tem aspecto de «chiribiti» mal feito. Vantagens: é barato, sabe bem, dá um trabalhão a conseguir, desanima o fumar compulsivo, vai-se em quatro «inspiradelas». Só de pensar em enrolar outro, o desejo anula-se. Será que Oscar Wilde também enrolava outros vícios?

 

Inevitável trazer à colação o WikiLeaks e o detido Julian Assange na cela ex-pertença do Wilde, despromovida a ocupação por delator com pilhéria e oportuno. Basicamente, os ingleses são uns empata-«cuscos». Andávamos divertidos a espreitar fumos mentirosos de Senhores Mui Credíveis, e o juiz Duncan Ouseley dá-lhe ordem de soltura e isola o espreita fumegante numa residência com dezena de quartos inserida em dois mil e meio de metros quadrados, sem net, sem jornais, protegida até nos esquilos. Não está bem. Não gosto. Os suecos reclamam o australiano pelos crimes sexuais perpetrados lá na terra; porém, a Inglaterra persiste na tradição da Velha Albion de protagonismo e classe até se aplicam castigos.

 

Agora que a novela ia a meio, que os States asseguram pena de morte ao Julian, vêm uns desmancha-prazeres «licsar» o público. Malfeitoria – «rede» paga serve para, sem atraso, fruir as melhores das piores coscuvilhices.

 

CAFÉ DA MANHÃ

  

publicado por Maria Brojo às 08:25
link | favorito
Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

últ. comentários

Olá. Posso falar consigo sobre a sua tia Irmã Mar...
Olá Tudo bem?Faço votos JS
Vim aqui só pra comentar que o cara da imagem pare...
Olá Teresa: Fico contente com a tua correção "frei...
jotaeme desculpa a correcção, mas o rei freirático...
Lembrai os filhos do FUHRER, QUE NASCIAM NOS COLEG...
Esta narrativa, de contornos reais ou ficionais, t...
Olá!Como vai?Já passaram uns meses... sem saber de...
continuo a espera de voltar a ler-te
decidi ontem voltar a ser blogger, decidi voltar a...

Julho 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

pesquisa

links

arquivos

tags

todas as tags

subscrever feeds