Quinta-feira, 17 de Fevereiro de 2011

ARQUIMEDES - RAZÃO E FALHA

Gustavo Fernandes e autor que não foi possível identificar

 

Em espírito genioso e criatividade somos bons. Tão bons que arrojámos dum condado fazer reino e, muito após, país, antes esventrar mares em naus que nada sabiam sobre segurança da tripulação e se limitavam a obedecer ao Princípio de Arquimedes, a estrelas/bússolas e a informações colhidas dos ventos. Hoje vamos mais longe, conquanto agarrados a chão sólido (nunca o foi, mas perdoado seja o execesso).

 

Ora, em duas assentadas, prémios em batel cheio elevam a auto-estima de quem deles soube e é português. Trindade de projectos de arquitectos nossos, lograram vencer competição que os sites Archdaily  e CoolHunter promoveram. Este último atribuiu o prémio de arquitectura institucional à sede da Vodafone no Porto. Pedro Guimarães e José António Barbosa, inspirados no slogan A Vida em Movimento da empresa de telecomunicações, desenharam "um dos vinte edifícios de escritórios do mundo mais surpreendentes". Do Archdaily arrecadámos ainda mais dois prémios nas categorias Hotéis e Restauração e Interiores. Nesta, apartamento com 44 metros quadrados aloja três divisões, soma inteligência a arrumo, mobilidade dos espaços, peças de design e bom gosto extremo. Custo: entre os 35 e os 40 mil euros.  

 

O jornal i engordou a vogal por mais um reconhecimento exterior – melhor jornal nacional diário, segundo o European Newspaper Award que Norbert Küpper criou ao concluir que “o embrulho é tão importante como o conteúdo”. O i arrasou os concorrentes em praticamente todas as áreas: “fotografia, paginação, artigos jornalísticos em formatos alternativos e secções inovadoras.” Lido em fonte que não registei: "o i também foi vencedor na edição deste ano dos prémios ÑH, O Melhor Design Editorial Espanha & Portugal, o melhor na categoria dos jornais com 20 mil a 60 mil exemplares e o ionline foi finalista na categoria dos sites com menos de 12 milhões de exibições de página por mês. Nas várias categorias a que concorreu, o i somou 31 prémios.”

 

Constatada oficialmente a lusa recessão, ou inovamos e exportamos, ou falha Arquimedes e esta quase jangada de granito e calcário vai a pique até fundos inauditos.

 

CAFÉ DA MANHÃ

 

publicado por Maria Brojo às 08:02
link | Veneno ou Açúcar? | favorito
30 comentários:
De doce laranja amarga a 17 de Fevereiro de 2011
Também gostei muito.
Os grandes prémios de arquitectura continuam nas mãos de arquitectos formados na Escola de Arquitectura do Porto.
De perseu a 17 de Fevereiro de 2011

Tambem me parece justo distinguir a notável Faculdade de Engenharia do Porto.
Foi alfobre da dos melhores Engº de Portugal,dizia-mos que era a Catedral da Engª portuguesa.
De Veneno C. a 18 de Fevereiro de 2011
Esta também é p'ra enaltecer o Porto ;-))

No Porto, um bêbado estava a passar pelo rio Douro, quando viu um grupo de evangélicos a orar e a cantar. Resolveu perguntar:

- O que se está a passar... hiiic... aqui?
- Estamos a fazer um baptismo nas Águas. Você também deseja encontrar o Senhor?
- Hiiic... Eu quero, sim...

Os evangélicos vestiram o bêbado com uma roupa branca e levaram-no para a fila.
Numa margem do rio estava um pastor que pegava nos fiéis, mergulhava a cabeça deles na água, depois tirava e perguntava:
- Irmão... viste Jesus?
- Ah, eu vi, sim...
E todos os evangélicos diziam:
- Aleluia! Aleluia!

Quando chegou a vez do bêbado, o pastor meteu-lhe a cabeça na água, depois tirou-a e perguntou-lhe:
- Irmão... viste Jesus?
- Num bi! - Disse o bêbado.

O pastor colocou novamente a cabeça do bêbado na água e deixou-a lá um certo tempo. Depois tirou-a e perguntou:
- E agora, irmão... viste Jesus?
O bêbado já bastante ofegante, lá disse:
- Num bi carago!

O pastor, já nervoso, colocou de novo a cabeça do bêbado debaixo de água e deixou-a lá por uns cinco minutos. Depois puxou o bêbado e perguntou-lhe:
- E agora, irmão... já conseguiste ver Jesus?
O bêbado, já mole e trôpego de tanta água engolir, disse:
- F...-se , já disse que num bi caraaago! Bocês têm a certeza de que ele caiu aqui????... Num estará no estádio da Luz a treinar o Benfica ? ...

De Veneno C. a 18 de Fevereiro de 2011
DIPLOMA EM MOÇAMBIQUE

Um velhote de Nacala está na varanda da casa com um amigo, quando um menino passa por ali. Ele chama:
- Diploma, vai falar para sua avó trazer uma cafézinho aqui para a visita!
E o amigo estranha:
- Mas que nome engraçado tem esse menino !!! É seu parente ??
- É meu neto ! Eu chamo ele assim porque mandei minha filha estudar em Maputo e ela voltou com ele ...
De Maria Brojo a 19 de Fevereiro de 2011
Doce Laranja Amarga - é bom saber que as boas Faculdades estão disseminadas pelo país. E se no Porto, cidade do meu coração, ainda melhor.
De EJsantos a 17 de Fevereiro de 2011
Estamos em crise?
Pois claro que estamos. Não vale a oena esconder. Mas somos capazes, criativos e capazes. Astuciosos e corajosos (só assim foi possivel construir o Império, contra ferozes concorrentes).
Conseguimos sair deste atoleiro economico e avançar.
De Veneno C. a 18 de Fevereiro de 2011
Com imaginação... dá-se-lhe a volta ;-)

http://www.destakes.com/redir/bf975c29fbe7afa5b3f5d1fadd7ff6f6
De Maria Brojo a 19 de Fevereiro de 2011
EJsantos - o seu alento é conforto bastante. Valeu!
De perseu a 17 de Fevereiro de 2011

Como já tinha dito a pessoa amiga congratulo-me com esta comunhão Arquitectura-Engenharia.
A nova geração de arquitectos percebeu que não é mais possivel o afastamento da engenharia,não obstante existem ainda alguns arquitectos da "geração do repolho".
Uma crónica feita no tempo certo.

O video:Deus meu Teresa!
No tempo das caravelas de Portulgal e de España,ostentavam orgulhosamemte no seu velame a Cruz de Cristo
Eram comandadas por Capitães que nada temiam audácia,valentia e nobreza era a sua divisa.

Mudaram-se os tempos...Hojeovelame dos barcos movidos a energia eólica sãodecoradoscom borboletas,e quem sabe comandados pelo celebre Capitáo gay.

Sem ofensa nem melindre para a respeitável(!)comunidade.
Ao que dizem,gostos não se discutem.
De Maria Brojo a 19 de Fevereiro de 2011
Perseu - então, meu caro, onde fica a tolerância pelas inocentes borboletas?
De perseu a 17 de Fevereiro de 2011

Descupe o meu retorno,mas haveria necessidade de prantar na sua excelente crónica uma táboa de engomasr com rosto e cabelo de mulher?
Ou serei eu um primata em arte/estética?
De teseu a 17 de Fevereiro de 2011
Primata com muitas milhas:

Qual tábua? Aquilo é uma pira mida.

E quem já só vê rosto e cabelo... resta-lhe apalpar ;-)

Desfrute e, porque não, inscreva-se

(Beira Trás-os-M. = Desflorar mulher)

http://gustavofernandes.com/
De Maria Brojo a 19 de Fevereiro de 2011
Perseu - magnífica obra do Gustavo Fernandes no meu entender. Tábua de engomar com mulher em cima? Pela gargalhada, agradeço.
De corrector lógico a 17 de Fevereiro de 2011
O espírito genioso deixa dúvidas? Somos bons!

genioso in context | images | on twitter
ge·nio·so Adjective

Plural: geniosos
Feminine: geniosa
Plural and Feminine: geniosas

1. bad-tempered, irritable, snappish, snappy, tetchy; Synonyms: de carácter irascible, de mal carácter, de mal genio, de mal humor, de malas pulgas, irascible, irritable, malgeniado

Também ficam dúvidas quanto à exacta passagem de reino a país...

Dizer que aquelas naus nada sabiam sobre segurança da tripulação é uma enormidade (verdade enorme) pois as naus só sabiam que nada sabiam. Quanto às obediências, falta referir os geniosos mareantes que as mantinham na linha.

«A cena é o encontro entre duas civilizações separadas por um enorme abismo de evolução científica e tecnológica. Enquanto as almadias estão entre as mais primitivas formas de navegação usadas pelo ser humano, as naus e as caravelas portuguesas são o que de mais avançado a arte de navegar produziu até hoje. Nossos navios levam a bordo instrumentos, cartas de navegação e conhecimentos desenvolvidos pelos mais importantes sábios da cristandade – matemáticos, astrônomos, cartógrafos, geógrafos, especialistas na construção de navios e uso de artilharia, vindos de diversos países.

Portugal está na liderança dos descobrimentos porque é o primeiro, entre os países contemporâneos, a transformar a pesquisa tecnológica e científica em política de Estado. É uma aventura que começou dois séculos atrás, com as primeiras e tímidas incursões ao mundo desconhecido, e se completou com a política de portas abertas a especialistas espanhóis, catalães, italianos e alemães, com o propósito de avançar os conhecimentos náuticos de nossos oficiais e marujos.

As caravelas são um prodígio da nossa tecnologia e a vanguarda das expedições. São navios velozes e relativamente pequenos. Uma típica caravela portuguesa tem de 20 a 30 metros metros de comprimento, de 6 a 8 de largura, 50 toneladas de capacidade e é tripulada por quarenta ou cinqüenta homens. Com vento a favor, chega a percorrer 250 quilômetros por dia. Utiliza as chamadas velas latinas, triangulares, erguidas em dois ou três mastros. Elas permitem mudar de curso rapidamente e, em ziguezague, velejar até mesmo com vento contrário. A grande vantagem das caravelas sobre os pesados navios mercantes utilizados no Mediterrâneo por genoveses e catalães é a versatilidade. Ideais para navegação costeira, podem entrar em rios e estuários, manobrar em águas baixas, contornar arrecifes e bancos de areia. E também zarpar rapidamente, no caso de um ataque imprevisto de nativos hostis. »

http://veja.abril.com.br/historia/descobrimento/naus-caravelas-portuguesas.shtml

A recessão é constatada oficialmente (?) ou aproxima-se?

Arquimedes já não fal(h)a e o princípio dele é sagrado até ao fim. Os fundos inauditos (nunca ouvidos) serão sonoramente monetários, ou surdamente financeiros?

De -pirata-vermelha- a 17 de Fevereiro de 2011
NO JOKE, sr. corrector, já foi à Jamaica?
De corrector lógico a 17 de Fevereiro de 2011
Demasiado lacónico, sorry :-(

QUAL A PIADA?

Porquê?
De -pirata-vermelho- a 17 de Fevereiro de 2011
NO JOKE, sr corrector, traduz-se por 'agora a sério' ou 'falando a sério...
adiante!
NO JOKE, já foi à Jamaica?
De c a 18 de Fevereiro de 2011
Qual a piada da pergunta, ou então, qual a questão séria que quer pôr?

Um pirata famoso que por ali andou:
(copiado e colado)

Henry Morgan was a famous Caribbean pirate and privateer who had arrived in the West Indies as an indentured servant, like many of the early settlers

http://en.wikipedia.org/wiki/Henry_Morgan
De -pirata-vermelho- a 18 de Fevereiro de 2011
Você parece iletrado! Não lê.

NO JOKE -vírgula-de-separação- JÁ FOI À JAMAICA? -pergunta-objectiva-

Cabia-lhe responder se quisesse
Desgraçadamente, não terá respondido porque, ao que transparece do seu discurso, não entendeu que se tratava de uma pergunta objectiva e simples que, como se anuncia antes da vírgula, não era para ter 'piada'.


Mais uma vez, desculpe a intromissão e a minha insuficiência para o entender.


De corrector lógico a 18 de Fevereiro de 2011
Poderá ficar tão convencido da iliteracia como eu da seriedade.

Até aqui, ainda consegui ler. Não sei se quererá explicar-se?
De corrector lógico a 18 de Fevereiro de 2011
NO JOKE, que idade tem?
De -pirata-vermelho- a 19 de Fevereiro de 2011
Demasiado lacónico, sorry

QUAL A PIADA?

Porquê?

De corrector lógico a 19 de Fevereiro de 2011
Se nos quiser esclarecer nesse particular, ficaremos habilitados a interpretar melhor as suas intervenções, a poder adequar as nossas reacções, a investir de modo proporcional ao tempo de vida potencial, a repensar o sistema produtivo em que poderá (ainda) ser integrado, a bem da cultura nacional.

Entendido? WE HOPE SO!
De Maria Brojo a 19 de Fevereiro de 2011
Corrector Lógico - tem a certeza das dioptrias estarem ajustadas aos vidros que usa para ler?
De corrector lógico a 19 de Fevereiro de 2011
Afinal, é mais do que eu pensava...

Dioptrias ajustadas aos vidros?
Isso faz-me pensar que a estarei a ver de pernas p'ro ar ;-)
Se me quiser apontar onde é que não enxerguei direito... tentarei sacar os vidros (ou as dioptrias) e chegar lá com vista desarmada ;-)
De corrector lógico a 19 de Fevereiro de 2011
Veja do que sou capaz... ;-))

http://www.youtube.com/watch_popup?v=6NPF0A_vGC4
De Maria Brojo a 19 de Fevereiro de 2011
Corrector Lógico - geniosos no sentido de temperamentais, duros de roer.

Os fundos/mistérios não são todos inauditos?
De corrector lógico a 19 de Fevereiro de 2011
Serão?
Não me soa...
Até o Titanic ficou onde se sabe :-(
Desconhecidos, ignorados, insondados, inóspitos, abissais?
De cao do Nilo a 18 de Fevereiro de 2011

Leio o Público e procuro o jornal que uma vez foi.
O mesmo sucedeu com o Expresso e o Sol (deixei de comprar).
Já antes tinha comprado o I mas o feeling nada por aí além.Ontem comprei- o e... surpresa .Era mesmo bom.
Artigos, temas dos e até formato.Quase uma revista na forma e no conteúdo.
Obrigado pelo alerta T.
Podemos viver sem si? Podemos mas nao (estou sem til) é a mesma coisa!
Nas Arquitecturas ,Literaturas e quejandos sempre tivemos elites (zinhas)iguais ou superiores ao tempo onde se inscrevem(eram).
O resultado para a jangada é que nunca foi directamente proporcional ao valor dessas elites.
A culpa" pues no lo sé".
Mas é - só pode-ser nossa.
O outro prendeu a mae era f. da p.para o sogro e muitos outros mas isso nao explica tudo .Mas navegar é sempre preciso...

Ver e ouvir:

Sinead Ö Connor Unique version of Dylans The Times They are changin:wmv :)

Fausto-O barco vai de saída
De Maria Brojo a 19 de Fevereiro de 2011
Cão do Nilo - li e ouvi. Se lhe proporcionei sugestão boa, mais não faço que retribuir tantas e tão boas que de si recebi.

Comentar post

últ. comentários

Olá Tudo bem?Faço votos JS
Vim aqui só pra comentar que o cara da imagem pare...
Olá Teresa: Fico contente com a tua correção "frei...
jotaeme desculpa a correcção, mas o rei freirático...
Lembrai os filhos do FUHRER, QUE NASCIAM NOS COLEG...
Esta narrativa, de contornos reais ou ficionais, t...
Olá!Como vai?Já passaram uns meses... sem saber de...
continuo a espera de voltar a ler-te
decidi ontem voltar a ser blogger, decidi voltar a...
Autor que não foi possível identificar: Andrew Atr...

Julho 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

pesquisa

links

arquivos

tags

todas as tags

subscrever feeds