Sexta-feira, 11 de Março de 2011

E FALOU NO PRIMEIRO DIA

Deborah Poynton, autor que não foi possível identificar

 

A necessidade de consolação existe em todos nós. Por maior que tenha sido o caminho num modo de estar objectivo e pragmático, restam sempre vestígios de tempos passados, de uma infância distante em que acordávamos sobressaltados e transidos de medo. Essa ânsia de acalmia, essa necessidade de uma presença maior e mais poderosa que esconjure o que nos incomoda, que escorrace o que nos magoa, permanece.

 

Todos queremos colo. Um colo doce, terno, enorme e seguro. Um colo cheiroso que nos abrigue de todas as intempéries. Ser ‘grande’ tem algumas das vantagens sonhadas na infância e adolescência, inconvenientes que não faziam parte da ilusão, entre os quais a falta de colo, a protecção doutros maiores e melhores. Descobrimos que no mundo dos ‘grandes’ que a consolação reside apenas e só naquilo que cada um é capaz de inventar como lenitivo. Muitos ocultam os lamentos da criança insegura arrecadada cá dentro. Mastigam-nos. E sem largarem a idealização do aconchego seguro e caloroso, refugiam-se nela, incapazes de afrontar os problemas do dia-a-dia.  

 

Se a orientação do discurso de tomada de posse do Presidente era apaziguar os sacrificados portugueses, mobilizá-los para dinamizarem esperança e reabilitação nacional também através de intervenções cívicas, falhou. As palavras apelaram à confrontação social, nomeadamente, juvenil. Discurso vazio no pendor cultural e humanista – meia dúzia de lugares-comuns por demais ouvidos doutros hipócritas que, sem nada terem feito ou fazerem para esbater desigualdades no povo, enchem a boca com elas.

 

Duvido se os ‘grandes’, que a tempo resolveram idealizações infantis, ao ouvirem o débito presidencial nele tenham encontrado razões positivas para riscarem do quotidiano o tecto da abulia/refúgio e a vontade de colo novo por cada um conquistado.

 

CAFÉ DA MANHÃ

 

Quanta diferença um dia faz!

 

publicado por Maria Brojo às 07:05
link | Veneno ou Açúcar? | favorito
18 comentários:
De -pirata-vermelho- a 11 de Março de 2011
A gralha tem graça e lembra um certo entaramelar da língua que debita - o débito presen... ai!
presiden...
presencial! Tábem.

Olh'o colega
http://tempoquepassa.blogspot.com/2011/03/no-dia-nacional-das-nacionalizacoes.html
De Maria Brojo a 13 de Março de 2011
Pirata-Vermelho - emendei de corrida. Entaramelei pensamento e, por decorrência, a língua.
«Bigada, tá?» (só p'ra irritar, embora não me ligue que chegue para isso, sei!).
Visitei - bom que se farta!
De c a 14 de Março de 2011
Grande colega!

Será verdade?

«6
Felizmente que as nossas vigilâncias secretas policiais estará atenta à manife de amanhã e vai coligindo os periscópios bem patentes nas redes sociais, onde há doces conúbios na fabricação de inimigos comuns, nesta engenharia caviar das revoluções enlatadas com que se deliciam os nostálgicos dos processos revolucionários ou reaccionários em fim de curso. Não consta que as claques dos grandes clubes da futebolítica tenham sido mobilizadas como bodes expiatórios para a quebra de lojas, nem que outros participantes da "saturday night fever". Não será desta que chegaremos ao nível de Atenas.»
posted by JAM | 3/11/2011 11:47:00 AM

Fiquem atentos:

No prelo

Abecedário Simbiótico. Um digesto político contemporâneo, com exemplos sagrados e profanos. (2011)
De Cao do Nilo a 11 de Março de 2011
De acordo estamos,com o discurso de lugares comuns feito:
-compadrio entre o Estado e privados
-investimento em bens e servicos transaccionáveis
-floresta , mar,cultura, turismo patati patata...
-papel da familia tipo colinho caritativo e Salazarento
reabilitacao urbana e quejandos....
Banal mediocre dejá vu!!!
Parece discurso de banal professora (Cavaca) escrito para economista de estatura média no que ao saber de economia se refere(Cavaco)
Nao ouvi nem intuí contudo qualquer apelo a confrontacao social relativa ajovens ou menos jovens.
Por amor de alguém (do seu Deus por exemplo)pense bem!Como pode alguém do centrao mais direitao (ver anos de primeiro ministro, amizades politicamente pornograficas com os craques da Banca Vigarista etc. etc.) apelar a politicas de confronto social que foram e serao sempre o terror dos que dirigem(iram)este torrao à beira mar "prantado".
Podemos, isso sim constatar, que há no paleómetro uma diáfana sugestao ou apelo à critica social por parte dos jovens. Mas para mim isso insere-se na ajudinha ao PSD no que se refere ao tombo do Engenheiro que deseja rápido mas sem mossa demasiada para os interesses economicos e financeiros que em minha opiniao sempre pos acima dos intersses da grei.(mesmo que disso nao tivesse tido consciencia)
Pode alguem ser quem nao é?Nem nunca foi?
Pode estar um bocadito mais polido mas a tirada "nao leio jornais e raramente me engano"nunca se esquecerá.
Mais medo dos jovens sem nunca (jaméééé)apelar â revolta é o Pacheco Pereira ,mas isso já sao contas doutro rosário
De Cao do Nilo a 11 de Março de 2011
Onde se lê"apelar â revolta é o Pacheco Pereira" leia-se apelar à revolta (antes pelo contrário) é o Pacheco Pereira pois segundo o prestigiado intelectual (e é)este tipo de "agitar social poderá levar a novos PRECS. Mas isso já sao contas doutro rosario.

Musca:
já que estamos em maré sentimental....

Google

Captain &Tennille- Do that to me one more time(The video)
De Maria Brojo a 13 de Março de 2011
Cão do Nilo - inspirado e bem tratado o seu comentário! Subscrevo todinho. Parabéns pela síntese.
De -pirata-vermelho- a 11 de Março de 2011
Merece que seja dito que hoje se esmerou, pese embora que caia, em parte, no déjà vu que tão bem denuncia. Desculpe se incomodo mas é bom lembrar que este dr cavaco que agora 'elege' os jovens é o mesmo cavaco que deu força à encenação 'jeep', promovendo o individualismo bacoco e a falsa eficiência apressada que caracterizaram a verdadeira geração rasca, a tal que entrou para o secundário ou para a faculdade no imediato post-25d'Abril e que pariu os ditos 'à rasca' de hoje.
De c a 11 de Março de 2011
Onde se terá inspirado? Não deixa ver... nem adivinhar.

Mas se tivesse chapéu... tiráva-lho!

Não se vê a ligação do movimento de entrada ao de saída, mas no que mais importa (a saída?) quanta verdade que nem adivinhar é preciso: basta!

Lembram-se?

http://www.youtube.com/watch?v=RSYlnA3fgwg
De Maria Brojo a 13 de Março de 2011
C. - nem me indague o porquê, mas pressinto que um chapéu 'à maneira' vai bem consigo. Já nem m'alembro, salvo na minha Beira rural onde a família tem alicerces, que homem algum se «deschapelasse» à minha conta. Nada de preocupante, mas de raro em raro tenho destas nostalgias.
De António a 11 de Março de 2011
que talvez não tenha percebido tudo (quanto ao post, já o discurso tinha pouco a perceber) mas o problema do colo é bem lembrado, mais a mais

que talvez o Cavaco pense no País como um Portugalvaiázerão iletrado e estabelecimentos BPN porta sim porta não, ou fica já aqui a postado em como o empossado Silva ganha a eleição de aventesma, digo, de melhor português de sempre assim que uma qualquer TV deixe cair o botas outra vez, oxalá de vez

que talvez enrascados (safa...) haja mais que os de uma ou outra geração, inda hoje o novo PEC promete orgulhosamente roubar às reformas (o eufemismo dos consultores - sim, o género power point e o "phasing out" provam a quem está entregue também a política - de serviço diz "com o mesmo impacto da redução de vencimentos da função pública) e digam-me lá como é que os avós vão conseguir continuar a pagar o colégio aos netos e os espalhafatos à ínclitadita?

;_)

ps - D. rubro, seria o "esmerou-se" para a bela unforgetable? embora a Dinah soe mais doce, creio que a Sarah dá mais garra ;_))

ps2 - dia 12, e seguintes, sobressaltemo-nos sem espanto com os passeios e manifestações e colos a que todos temos direito mas alguns ainda mais que os outros - mas felizmente haverá mais que fazer nesse dia...

ps3 - certamente as manifestações não beneficiarão nem perderão com os inconvenientes apoios que começam a chegar, ora do PC ora do cavacal discurso para fugir à coincidência da maior taxa de juro sobre a maior dívida de sempre, a taxa Cavaco, o maior recrutador de boys de sempre, mas também de contratos a prazo e falsos recibos verdes, afinal o senhor obras públicas por excelência - mas também particulares, off shore, sem actualização de sisa e sem IVA
De Maria Brojo a 13 de Março de 2011
António - escrevinhei lá p'ra cima: "Em 2009, crise mais do que à vista, quando o Sr. Cavaco empossou o governo minoritário do Engenheiro tinha por obrigação pensar mais longínquo. Agora, que assuma fatia grande das culpas."

Hesitei entre a Sarah e a Dinah, mas fugiram-me as teclas para a última.

Porventura patetice, mas creio que desta saída à rua a Primavera chegou mais cedo - flores e rebentos destes fazem um belo estio. Se pelo meio, houver funeral, não importa, desde que na urna não siga entalado o povo. Todavia o Sr. Passos Coelho que se cuide - acordados os espíritos ao fim de décadas, tarde voltarão a descuidadas sonecas.

De c a 14 de Março de 2011
Passos serão figos? Ou figas? Canhoto!

"What a Diff'rence a Day Made" is a popular song originally written in Spanish by María Méndez Grever (María Grever), a Mexican composer, in 1934. Originally, the song was known as Cuando Vuelva A Tu Lado. The song is also known in English as "What a Diff'rence a Day Makes".

Vou nesta:

http://www.youtube.com/watch?v=Tqlf_pLFFDs
De Cao do Nilo a 12 de Março de 2011
É etendimento meu,de hà muito, que a única geracao rasca
existente neste país é a dos founding fathers da (soi disante) democracia que se seguiu à queda dos militares que "fizeram" o 25 de Abril e que ainda hoje estao no poder por interpostos actores a saber:o garda livros mor e o Engenheiro com a entourage.
De cao do nilo a 12 de Março de 2011
Ler p.f.
1-entendimento
2-guarda livros
3-"entourages"respectivas.

Post Sriptum

Tenho pena de nao poder estar hoje em Lx..para assistir( e participar)...

...mas aqui vai " musca:"

Jarama Valley-Arlo Guthrie and Pete Seeger
De c a 12 de Março de 2011
Queda?

Com nomes (ou Al Cunhas) ficava mais claro (menos cinzento).

Como raio é que outros não chegaram ao poder? Mas não é por falta de tentarem :-( Será que se lhes pode aplicar o princípio (do fim) da 'água mole...'?

É o de lírio ;-)

http://www.youtube.com/watch?v=gdeBx2PLNj8
De Maria Brojo a 13 de Março de 2011
Cão do Nilo - ora aqui está resumo perfeito! Acrescente-lhe mais uns tantos e melhor é impossível.
De Perseu a 13 de Março de 2011

O pr falou do que não devia fer falado.
Se tivesse tido inteligenia politica e não fosse um tibio,não dado posse a um governo minoritário que já tiha demonstrado incompetencia para enfrentar uma crise desta dimensão.
Agora sr.Silva assuma-se como um Presidente de algus milhões de portuguses..
Não de todos
De Maria Brojo a 13 de Março de 2011
Perseu - pela semelhança, neste particular, do que a mente de cada um de nós engendra, mais parece que nos plagiamos mutuamente. ;)

Comentar post

últ. comentários

Olá. Posso falar consigo sobre a sua tia Irmã Mar...
Olá Tudo bem?Faço votos JS
Vim aqui só pra comentar que o cara da imagem pare...
Olá Teresa: Fico contente com a tua correção "frei...
jotaeme desculpa a correcção, mas o rei freirático...
Lembrai os filhos do FUHRER, QUE NASCIAM NOS COLEG...
Esta narrativa, de contornos reais ou ficionais, t...
Olá!Como vai?Já passaram uns meses... sem saber de...
continuo a espera de voltar a ler-te
decidi ontem voltar a ser blogger, decidi voltar a...

Julho 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

pesquisa

links

arquivos

tags

todas as tags

subscrever feeds