Terça-feira, 18 de Novembro de 2014

A IV SERÁ À DENTADA. E É.

Hugues Gillet

 

Das frases atribuídas a génios da humanidade, uma remete para Einstein: _ “Não sei como será a III Guerra Mundial, mas a IV será à dentada.” Pois aí está a quarta, sendo que a terceira foi dominada pela hostilidade Ocidente – Oriente com o nuclear à mistura. Nesta que, por ora, vivemos, mordidas guerrilheiras (violentas entre religiões) e fosso económico dominam. O mundo soçobra na agricultura – solos férteis para cereais dedicados a monoculturas de espécies produtoras de biodisel (Brasil na linha da frente) – na indústria pela recessão global, nos países em que se divide pelo abismo que dilata a distância entre pobres e ricos. A classe média fenece e, sob o escuro da noite, com vergonha assalta lixos, os pobres recorrem à refeição quente diária fornecida pelas organizações camarárias e humanitárias, os ricos amealham com a desgraça alheia. As solidões e desgraças encontram alívio nas redes sociais que proporcionam a ilusão do esbatimento de fronteiras indesejadas.

 

O ambiente colabora na miséria global: no Outono de 2010, na Cidade dos Anjos, 40ºC , catástrofes (anti)naturais no México que mataram, como soe o costume, os mais pobres dos pobres. Quem o tornou desequilibrado e raivoso? A inconsciência, a ignorância, o laxismo, o ‘faz, depois se vê’ que exauriu o planeta e fez dele jangada à deriva atmosférica.

 

O Pacote 3 e os seguintes foram romances em capítulos quando o conteúdo é telegrama económico: _ “Asneirámos, omitimos os contornos do caos. O povo que sofra e remedeie malfeitorias.” Problema: _ Há muito fora, por todos, subentendido. O descaro, o despudor, o cinismo dos poderes não é exclusivo português. Nem nisto almejamos originalidade. Que, então, a procuremos e se enterre a classe média com honras de estado e tumba própria na Basílica da Estrela.

 

CAFÉ DA MANHÃ

 

 

 

publicado por Maria Brojo às 07:20
link | favorito
De António a 1 de Outubro de 2010
xiii...

a classe média vai por ora intermédia pagar o que não tem remédia!

é que não há mais ninguém, ó vejemos:

- os pobres, de nós, não temos por onde mais espremer, vamos continuar a dar tudo como sempre demos e damos tudo e nunca chega;

- os ricos, nunca deram para esse peditório, excepção honrosa a filantropias várias que lisonjeiam a nação;

- as remediadas gentes é que podem fazer a diferença e gastar menos, sobretudo deixar de gastar o que tem e não tem, para a coisa sossegar um pedaço e a ira dos mercados perceber que daqui nada mais há a sacar

agora, importa entender:

- desde a crise descalabrada da alta finança internacional que fatalmente cá chegou de roldão, muitas empresas privadas fizeram cortes, em salários e em postos de trabalho - pois então que não se estranhe a proposta de redução de salários, se bem que foi preferível a medida de Mário Soares / Ernâni Lopes há atrasado, em que desfalcaram o 13º ao pessoal; é que é só duma vez e dó muito mas custa menos e além do corte no rendimento individual e familiar condiciona-se fortemente o consumo (e o consumismo) individual e familiar, eficaz sobretudo numa altura de grande propensão a gastos disparatados e muita importação desenfreada de consumíveis que não tarda estão no caixote do lixo, ou seja, é Natal

- estas medidas estavam previstas, antevistas e entrevistas no PEC e seu entrelinhado larvar no argumentário de governo e oposições, pois toda a gente vem de há muito clamando que é preciso cortar, o governo apenas veio dizer agora e onde, o que toda a cabeçorra bem sabe que tem que ser e que tem que se fazer - excepto comunas e quejandos, já de greve marcada ainda antes de se disporem a discutir, contrapor e propor em sede de debate orçamental - para quê, se as cabeças muares já estão feitas?

- e que tendo o governo feito (ao menos anunciado... ainda vamos ter o habitual processo da pen... lá para as 26:00 horas do costumeiro 15 de Outubro) o trabalho de casa que lhe compete, agora espera-se das oposições: que proponham, votem e aprovem a redução do nº de deputados e correspectivas mordomias para-lamentares; a redução do nº de autarquias (municípios e freguesias) mais as respectivas comitivas electivas, vereações e tacharia conexa paga pelo Zé; a transparência (para começar...) das facturas de consultores, escritórios, gabinetes, assessores, serviçais, mal empregados e outros doutores que o erário público suporta sem saber; a publicação obrigatória (a facultativa já se viu que zerou repetidamente, deixando uma nuvem mafiosa em tão alvos editais) dos credores do Estado e seus organismos e entes públicos, incluindo administrações central, regional e local; apresentação na Assembleia da República das contas da Madeira e Açores, à luz afinal de quem paga tais contas - os portugueses!

prontos, era só uma ou outra ideia, assim por ora...

;_)))

ps - mas se o mundo acabar à dentada, já sei quem vai ganhar!!!
Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

últ. comentários

Olá. Posso falar consigo sobre a sua tia Irmã Mar...
Olá Tudo bem?Faço votos JS
Vim aqui só pra comentar que o cara da imagem pare...
Olá Teresa: Fico contente com a tua correção "frei...
jotaeme desculpa a correcção, mas o rei freirático...
Lembrai os filhos do FUHRER, QUE NASCIAM NOS COLEG...
Esta narrativa, de contornos reais ou ficionais, t...
Olá!Como vai?Já passaram uns meses... sem saber de...
continuo a espera de voltar a ler-te
decidi ontem voltar a ser blogger, decidi voltar a...

Julho 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

pesquisa

links

arquivos

tags

todas as tags

subscrever feeds