Melchior d’Hondecoeter – “Poultry-yard with angered cock” Melchior d’Hondecoeter
Reza notícia que investigadores japoneses centraram um estudo na cantoria dos galos pelo amanhecer. Talvez me passasse ao lado, não fora desde muito pequena fazer jus à fama de adormecer com as galinhas e acordar com os galos. Assim continuo. Se inquirida pela causa, já não sinto embaraço na resposta – substituí-o pela verdade – e respondo: _ O relógio biológico que me ordena tem despertador incorporado.
Os senhoresTsuyoshi Shimmura e Takashi Yoshimura (nomes impronunciáveis por mim), Universidade de Nagoia, publicaram na revista americana “Current Biology” os resultados da investigação. Garantiram que o canto do galo ao amanhecer "é controlado pelo ritmo circadiano", ou seja, o relógio biológico. Ri para dentro. Mais ainda na progressão da leitura. Esclareceu a dita que ao sujeitarem galos a luz natural permanente e, depois, a luz artificial permaneceu inalterada a hora da cantoria. Ficaram claramente minimizados outros fatores: hora do amanhecer ou o canto de outras aves.
Será que o meu lado marciano tem genes semelhantes aos de um galaroz?
Última Hora – A escritora sul-africana e activista anti-appartheid Nadine Gordimer,a primeira mulher a merecer em 1991 oPrémio Nobel da Literatura, morreu ontem aos 90 anos.
Li há uns anos atrás um livro de Desmond Morris que tem o titulo de “O Macaco Nu”, em que o autor faz um paralelo entre o homem e os outros animais. Achei-o bastante interessante e melhorou em muito, a minha visão da presumida “superioridade” da espécie humana, em relação aos outros animais.
A.Reis - Mão li o livro que refere, mas dois outros que tratam semelhante. Um tinha a ver com canídeos, outro, um clássico, com animais em geral. Leituras com anos mas que ainda hoje recordo.
Achei divertido pousar aqui a letra da canção “Galo Garnizé” da cantora brasileira Cristina Mel, espero que não se arrelie. (é tocada em ritmo de rock),
Galo Garnizé
ACREDITE SE QUISER ACREDITE SE PUDER CANTA, CANTA SEM PARAR MEU GALO GARNIZÉ
SEJA NOITE OU SEJA DIA " MEU DEUS, QUE ENERGIA! CANTA, CANTA SEM PARAR MEU GALO GARNIZÉ MAS SUA ANIMAÇÃO VEM DO CORAÇÃO CISCA PRA CÁ, CISCA PRA LÁ SEMPRE A SORRIR SEMPRE A CANTAR
MAS SUA ANIMAÇÃO VEM DO CORAÇÃO ACREDITE SE QUIZER ACREDITE SE PUDER ESTE É O MEU GALO GARNIZÉ! E ELE ME ENSINOU QUE TODA HORA É HORA DE CANTAR E ELE ME ENSINOU QUE TODA HORA É HORA DE PULAR E ELE ME ENSINOU QUE TODA HORA É HORA DE BRINCAR E ELE ME ENSINOU QUE TODA HORA É HORA DE GRITAR!
A.Reis - Eu, arreliar-me? _ É difícil. Tenho da vida uma perspetiva bonacheirona, conquanto crítica. A letra é uma delícia que fez rir com gosto. Vou procura-la na «rede». Obrigada pela sugestão.