Tom Hanks by Shahin Gholizadeh Manoel de Barros
O que faz Tom Hanks em todos os filmes que mais ninguém pode fazer por ele?
O ator Tom Hanks distingue-se dos demais por fazer xi-xi em praticamente todos os filmes que protagoniza. De Forrest Gump ao Náufrago, passando por Appolo 13 e o Resgate do Soldado Ryan, a lista é extensa e variada. A mais épica das cenas de micção de Hanks é, indiscutivelmente, no filme de 1992 Liga de Mulheres, uma cena que dura praticamente 1 minuto, mais ou menos o tempo médio de uma informação inútil.
Como surgiram os recordes do Guiness?
No dia 10 de Novembro de 1951, Sir Hugh Beaver, diretor geral da cervejaria Guiness, foi a uma caçada em North Slob, junto ao rio Slaney; depois de falhar um tiro a uma tarambola dourada envolveu-se uma discussão sobre qual era a ave mais rápida; a tarambola dourada ou a perdiz vermelha. Não tendo encontrado nenhum livro que esclarecesse a questão, apercebeu-se que este era um tipo de discussão que surgia todas as noites em ‘pubs’ do Reino Unido e resolveu patrocinar o Livro dos Recordes do Guiness para acabar com esse tipo de dúvidas.
O que é um pangrama?
Um pangrama é uma frase com sentido e gramaticalmente correta que contém todas as letras do alfabeto. Quanto menor for a frase, melhor é o pangrama. O pangrama mais popular é o inglês «the quick brown fox jumps over the lazy fox»; em português, e ao abrigo do acordo ortográfico, o pangrama mais curto tem 20 letras e é: «quem traz CD, LP, FAX, engov e whisky JB?».
Qual a maior palavra da língua portuguesa?
A maior palavra registada na língua portuguesa é: PNEUMOULTRA MICROSCÓPICOSSILICOVULCANOCONIÓTICO, tem 46 letras e é uma amálgama de síndromes; a palavra foi registada em 2001 pelo Dicionário Houaiss da língua portuguesa e descreve uma doença pulmonar causada pela inspiração de cinzas vulcânicas: o nome desta doença é: Silicose.
Manoel de Barros
“Manoel de Barros foi o maior ou um dos maiores poetas do Brasil. É um dos poetas contemporâneos brasileiros mais conhecidos em Portugal, na Espanha e na França. O coração do poeta Manoel de Barros parou ontem após 6 meses em estado de ruína, como ele mesmo definia os efeitos dos 97 anos de idade, quase 98, que seriam comemorados no dia 19 de dezembro de 2014. Carlos Drummond de Andrade recusou o epíteto de maior poeta vivo do Brasil em favor de Manoel de Barros. A Sua obra mais conhecida é o Livro sobre Nada.”
“A maior riqueza do homem
é a sua incompletude.
Nesse ponto sou abastado.
Palavras que me aceitam
como sou - eu não aceito.
Não aguento ser apenas um
sujeito que abre
portas, que puxa válvulas,
que olha o relógio, que
compra pão às 6 horas da tarde,
que vai lá fora,
que aponta lápis,
que vê a uva etc. etc,
Perdoai
Mas eu preciso ser Outros.
Eu penso renovar o homem
usando borboletas.”
Manoel de Barros
CAFÉ DA MANHÃ