Autor que não foi possível identificar
Sem pé no acelerador, sem marcha-atrás engrenada, numa subida de 100m o carro sobe para trás. Com maior facilidade do que descer em primeira. Lugar procurado por automobilistas curiosos que vão ao Bom Jesus de Braga. Num pequeno troço de estrada, os veículos sobem sozinhos, sem aceleração do motor. Qual a razão para um fenómeno que intriga as gentes? Ilusão ótica, milagre ou magnetismo?
Explicação: uma simples bússola que não se afasta do Norte prova a ilusão. Magnetismo excecional e acto milagreiro estão fora de causa. A estrada que aparenta descer, afinal sobe ou está nivelada. A água que ao lado flui prova o mesmo _ parece subir, mas desce como lhe é natural pela obrigação gravítica. Estrada próxima, que desce com maior declive do que a misteriosa, é a responsável pela intriga. Nesta julgamos subir quando, de facto, descemos. A relatividade das perceções no seu melhor. Que a mais seja estendida, dos valores às atitudes.
No Bom Jesus, além da beleza circundante, rara é a excelência do horizonte e a do bacalhau temperado com azeite honesto.
CAFÉ DA MANHÃ
Adoçantes
Peregrinando
Brasileiros