Quinta-feira, 3 de Julho de 2014

PARA QUE VOS QUEREMOS, SACOS DE PLÁSTICO?

 

Alex Alemany

 

Um trabalho da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa concluiu que 97% da poluição marinha corresponde a resíduos de plástico e destes 27% são elementos que incluem fragmentos de sacos de plástico descartáveis, que permanecem na natureza e, ao dividirem-se em pequenos fragmentos, são confundidos com alimentos pelos animais que os ingerem.

 

Os ambientalistas da Quercus vão instalar um "estendal" de 466 sacos descartáveis encontrados nas praias nacionais, número que as estimativas apontam para a utilização anual de cada português, enquanto na Europa a média desce para 198. Los Angeles é, desde o início deste ano, a primeira metrópole que baniu sacos de plástico. Na Europa, a Irlanda suspendeu a distribuição gratuita de sacos, a França anunciou que vai seguir o mesmo caminho, a Itália substituiu os descartáveis por biodegradáveis e Espanha deixa ao cliente a opção de escolha do material, em quatro possibilidades.

 

Neste Dia Internacional dos Sacos de Plástico, o “estendal” em frente à Assembleia da República pretende alertar os deputados para o problema ambiental e económico da utilização de sacos de plástico, e visa propor a suspensão gradual da sua oferta nas lojas. Para a Quercus, as lojas devem decidir as medidas para substituir a oferta de sacos, do uso de sacos reutilizáveis ou de papel, à instalação de eco-caixas (que não oferecem sacos) ou a aplicação de uma taxa por cada saco.

 

Hoje, o PS e Os Verdes apresentam propostas para reduzir os sacos de plástico e promover a reutilização, com os socialistas a defender um sistema de desconto mínimo sobre o preço dos produtos vendidos ao consumidor, não inferior a 0,05 euros (cinco cêntimos), por cada cinco euros de compras, quando o cliente prescindir dos sacos de plástico gratuitos. Em meados de Abril, o Parlamento Europeu aprovou medidas no sentido de reduzir, em pelo menos 80%, a utilização de sacos de plástico até 2019.

 

Compostos por resinas tóxicas derivadas do petróleo, os sacos de plástico levam, em média, 500 anos a decompor-se. Embora possam ser separados para reciclagem, apenas uma ínfima parte chega a este fim – estima-se que menos de 2%. Outro problema é a reutilização dos sacos para acondicionar o lixo orgânico. É uma nova função quase inevitável para os sacos que trazemos do supermercado ou até mesmo para os que compramos especificamente com esse fim e, por esse motivo, existem à disposição do consumidor sacos biodegradáveis.

 

Nota: uma das fontes utilizadas no texto foi esta.

 

CAFÉ DA MANHÃ

 

publicado por Maria Brojo às 10:05
link | Veneno ou Açúcar? | favorito
4 comentários:
De a.reis a 3 de Julho de 2014
Belas pinturas realistas, eventualmente com metáforas que não descortino e imagens oníricas. O erotismo com modelos infantis não me parece adequado ou será que não percebi?
De Maria Brojo a 4 de Julho de 2014
A.Reis - Julgo, pelo que sei do pintor, não se tratar de erotismo, mas da natureza humana ou não tal qual se apresenta, embora metafórica e poética, concordo.
De a.reis a 4 de Julho de 2014
É, por demais sabido do problema da poluição provocada pelos artefactos plástico que não só os sacos. Aparentemente, ninguém se tem querido “ incomodar” com situação. Acho que a campanha da Quercus faz sentido e, só perca por tardia.
No ultimo inverno e com os temporais registados no oceano, vi que foram atirados para as praias utensílios plástico que estariam depositados nos fundos, uns inteiros outros fragmentados. Vi, em algumas zonas de praia um misto de areia misturada com partículas milimétricas de plásticos coloridos que me parecia que estar perante um novo tipo areia.
Aquilo que vi, recordou-me um filme que tinha assistido, uns meses atrás num canal temático, num documentário sobre investigações de um cientista Japonês que, segundo me apercebi começara as suas observações por mera curiosidade cientifica e acabou por se envolver num trabalho mais complexo com outros colegas. O semblante dele era de preocupação ao que julgo, tanto pelos problemas que foi detectando a nível de animais marinhos e pássaros das zona litorais e nos próprios habitats. Lembro-me dele ter referido haver estudos que tinham já detectado, no corpo humano, partículas de plástico.
O pagamento dos sacos pode ser agradável para a tesouraria dos supermercados, mas não elimina o problema, pelo que acho uma hipocrisia. Julgo que, no transporte de produtos típicos de supermercado, deveria ser exclusivamente utilizados umas sacolas mais fortes que podem ser utilizados dezenas de vezes e que os estabelecimento já vendem há algum tempo. Sentimos que, para pouco servirá e, acabará por ser tal e qual como o imposto pago pelas viaturas, em que o CO produzido é parte importante no seu calculo final, sem que isso para algo sirva a não ser para entrada de dinheiro nos cofres do Estado, com o contra censo de que, quem tiver dinheiro para carros mais potentes pode poluir á vontade pagando o tributo.
Julgo que é fundamental é tornar indispensável a reciclagem dos plásticos e que, para isso, deveria ser escolhida a melhor opção para fomentar a sua recolha. Só temos uma Terra.


De Maria Brojo a 4 de Julho de 2014
A.Reis - por tudo, não posso estar mais de acordo. No entanto, sempre digo que os consumidores ainda não estão sensibilizados como deviam para a separação caseira de resíduos cujo destino é lixo. A maioria não o faz, fazendo é mal feita e já nem menciono espalmar as embalagens, lavar plásticos contendo restos orgânicos. Valem as novas gerações que educam a família pelo aprendido nas escolas.

Comentar post

últ. comentários

Olá. Posso falar consigo sobre a sua tia Irmã Mar...
Olá Tudo bem?Faço votos JS
Vim aqui só pra comentar que o cara da imagem pare...
Olá Teresa: Fico contente com a tua correção "frei...
jotaeme desculpa a correcção, mas o rei freirático...
Lembrai os filhos do FUHRER, QUE NASCIAM NOS COLEG...
Esta narrativa, de contornos reais ou ficionais, t...
Olá!Como vai?Já passaram uns meses... sem saber de...
continuo a espera de voltar a ler-te
decidi ontem voltar a ser blogger, decidi voltar a...

Julho 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

pesquisa

links

arquivos

tags

todas as tags

subscrever feeds