Quinta-feira, 24 de Julho de 2014

PORTUGAL É O 43º. SIZA VIEIRA O PRIMEIRO

   

Keith Mallet – “Black is Black, Female”    Siza Vieira – “Oscar Niemeyer”

 

Hoje, tem destaque a situação de Portugal no 43º lugar do ranking na ONU que mede o Desenvolvimento Humano em 187 países do mundo. O nosso, desde 2013, conserva a posição 43 neste ranking das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) - avalia a qualidade de vida com base em indicadores relacionados com saúde, educação e rendimentos.

 

No topo do índice, estão a Noruega, Austrália, Suíça, Holanda e EUA. No final, é flagrante o domínio por países africanos, como a Serra Leoa, o Chade, a República Centro-Africana, o Congo e o Níger. Portugal é o país menos desenvolvido da Comunidade Económica Europeia, todavia incluído nos mais desenvolvidos do mundo. Tenebrosa é a distância entre riqueza e pobreza extrema.

 

O documento prova existirem 1500 milhões de pessoas na miséria. Número que tende a diminuir pelo facto dos países nas funduras da lista evoluírem mais depressa do que os considerados desenvolvidos. Afortunada notícia.

 

Nascemos para manifestar
a glória do Universo que está dentro de nós.
Não está apenas em um de nós: está em todos nós.
E conforme deixamos nossa própria luz brilhar,
inconscientemente, damos às outras pessoas
permissão para fazer o mesmo.
E conforme nos libertamos do nosso medo,
a nossa presença, automaticamente, liberta os outros.
[Nelson Mandela]

 

Álvaro Siza Vieira

 

É notícia a doação do acervo do arquiteto Siza Vieira a duas instituições portuguesas, Fundação Gulbenkian e Fundação de Serralves, e ao Centro Canadiano de Arquitetura. Palavras de Siza Vieira: _ “É meu desejo que o trabalho de tantos anos seja de algum modo útil, como contribuição para o estudo e debate sobre a arquitetura, particularmente em Portugal, numa perspetiva oposta ao isolamento, (como já hoje sucede e é imprescindível).”

 

Pelo que ouvi e li, a opção de um dos nossos arquitetos maiores, tenho-o como o primeiro entre estes, tem como base a qualidade e capacidade das instituições para desenvolver ou alargar os arquivos. A perspetiva é a abertura à consulta, divulgação e participação num debate que não apenas nacional nem centrado no individual. O Centro Canadiano de Arquitetura (CCA) em Montreal tem visibilidade como instituição de experiência e prestígio ímpares. Carateriza-o experiência na preservação e apresentação de arquivos.

 

CAFÉ DA MANHÃ

 

publicado por Maria Brojo às 12:26
link do post | Veneno ou Açúcar? | favorito
7 comentários:
De a.reis a 25 de Julho de 2014 às 22:03
A tendência de Portugal é piorar os seus indicadores e acredito mesmo que os dados fornecidos estão martelados.
Desde que se inicio o processo de globalização comercial e, com a queda das pautas aduaneiras, as nossas pequenas e médias indústrias de mão-de-obra intensiva, foram caindo uma a uma por terra, dado a concorrência dos países do oriente ser impossível de rivalizar, com consequente desemprego e nova debandada para a imigração da população portuguesa.
Apenas os países com indústrias de ponta, conseguem aguentar-se e, até melhorar, exportando os seus automóveis de luxo e maquinaria sofisticada.
As finanças públicas já não conseguem suportar as despesas de saúde e assistência como até há pouco anos, por falta de colecta de impostos, despesismo estatal durante décadas em obras faraónicas e agora a extrema divida publica. Iremos sempre ser nivelados para baixo.
De a.reis a 25 de Julho de 2014 às 22:10
O Arq. Siza Viera, teve ideia de mestre ,como ele é, poupa nas suas despesas de arquivo morto e previne que ao seu espólio técnico/artistico não seja sujeito a alguma incúria após a sua morte.
De Maria Brojo a 28 de Julho de 2014 às 10:48
A.Reis - Não conheço o suficiente a personalidade de Siza mas acredito piamente na informação que me prestou. Aliás, as suas informações são sempre fidedignas. Obrigada.
De a.reis a 28 de Julho de 2014 às 11:53
Não serão informações que a Céu Brojo possa rotular de fidedignas, pois não sou próximo ao tratado. Apenas me baseio em deduções lógicas e pessoais e também porque durante a minha vida profissional tive que lidar com arquivos da administração pública, alguns imensos e com documentação posta quase ao abandono. Tentei lutar contra a situação e na maior parte das vezes saí derrotado pelos altos responsáveis, dado os custos de manutenção que isso representa.
Na vertente dos espólio artístico e cultural de pessoas falecidas, já tive conhecimento de episódios locais, em que os familiares dos falecidos atiraram para o contentor do lixo um numero indeterminado de obras musicais escritas por uma professora de piano e outro caso de um professor que também era arqueólogo e investigador em que os seus "papeis" foram "guardados" num vão de escada húmido e quando alguém indagou sobre o seu paradeiro, deram-se com a acervo todo podre e impossível de recuperar.
De Maria Brojo a 29 de Julho de 2014 às 00:50
A.Reis - e por desleixo são pasto de fungos ou bicharada espólios que as gentes descuram.
De a.reis a 25 de Julho de 2014 às 22:15
Arte africana, só pela tez da pele dos modelos e do colorido, para mim os conceitos e perspetivas são da arte ocidental
De Maria Brojo a 28 de Julho de 2014 às 10:51
A.Reis - Tem a minha concordância. Publiquei o artista que muito admiro pela técnica, composição e pelo modo como se dedicou ao tema afro-americano.

Comentar post

Recomendo:

Exposição de Artes Plásticas - Conceito

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape

últ. comentários

Lembrai os filhos do FUHRER, QUE NASCIAM NOS COLEG...
Esta narrativa, de contornos reais ou ficionais, t...
Olá!Como vai?Já passaram uns meses... sem saber de...
continuo a espera de voltar a ler-te
decidi ontem voltar a ser blogger, decidi voltar a...
Autor que não foi possível identificar: Andrew Atr...
De férias , para sempre. Fechou a loja... :-(
Curta as férias querida...Beijos
ABANDONODAVID MOURÃO FERREIRAPor teu livre pensame...
Ainda?Isso aí no Inverno é gelado ;-)

Julho 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

pesquisa

links

arquivos

tags

todas as tags

subscrever feeds